Questões de Concursos: Engenheiro Civil Júnior

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11 Q184946 | Engenharia Civil, Acessibilidade, Engenheiro Civil Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No estudo para a execução de rampas em um projeto arquitetônico de reforma e adaptação de uma edificação, conforme a NBR 9050/2005 (Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos), esgotadas as possibilidades de soluções que atendam integralmente às inclinações recomendadas em Norma para novas construções, são aceitas, excepcionalmente, rampas com inclinações superiores, limitadas à inclinação máxima de

13 Q527757 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A corrosão eletroquímica é o fenômeno que ocorre nas armaduras de aço das estruturas de concreto armado quando existem, simultaneamente, diferença de potencial elétrico, eletrólito disponível e conexão elétrica entre as áreas anódica e catódica. Contudo, mesmo existindo esses três elementos, a corrosão eletroquímica só ocorre se a armadura estiver despassivada. ( ) Corrosão eletroquímica é um sinônimo de corrosão galvânica. ( ) Quanto existe uma conexão elétrica entre dois metais diferentes e existe um mesmo eletrólito em contato com ambos, o metal mais nobre tende a se tornar cátodo e o menos nobre a se tornar ânodo. O resultado disso é que o material que se torna cátodo sofre corrosão. ( ) A carbonatação e o ataque por cloretos provenientes do mar são exemplos de agentes causadores da despassivação das armaduras de aço no concreto armado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

14 Q539681 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma obra tem seu custo estimado em R$ 800.000,00. A composição global do preço é de 40% para mão de obra, 50% para materiais e 10% para outros insumos. Antes do início do projeto, a mão de obra teve um acréscimo de 10%. Para que este aumento seja absorvido apenas pelo material, o novo valor dos materiais deverá ser, em reais, de

15 Q184184 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Civil Júnior

Os cabos de protensão devem ter em suas extremidades segmentos retos, permitindo o alinhamento de seus eixos com os eixos dos respectivos dispositivos de ancoragem.
Excetuando-se o caso das monocordoalhas engraxadas, esses segmentos retos devem ter o comprimento, em cm, não inferior a

16 Q182958 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A NBR 7188/1984 (Carga Móvel em Ponte Rodoviária e Passarela de Pedestre) divide as pontes, quanto às cargas móveis, em três classes. A classe 45 é aquela na qual a base do sistema é um veículo-tipo, de peso total igual a

17 Q536304 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Sobre concreto protendido, é correto afirmar:

18 Q529533 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Com relação a redes PERT/CPM, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Só pode existir um caminho crítico. ( ) Todos os caminhos são críticos. ( ) Todas as atividades são interdependentes. ( ) Um evento não consome tempo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

19 Q184206 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere a NBR 6118/2007 (Projeto de Estruturas de Concreto Procedimentos) para responder às questões de nos 26 a 29.

No projeto de um edifício de concreto armado, as lajes do piso em balanço estão projetadas com espessura de 8 cm. Considerando-se APENAS o item da Norma que estabelece as espessuras mínimas das lajes, essas lajes do projeto estão

20 Q181739 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Civil Júnior

Na execução do piso interno de determinada obra, em conformidade com a NBR 15575-3:2010 (Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos Desempenho: Parte 3 Requisitos para os sistemas de pisos internos) e com o objetivo de prevenir lesões nos usuários, foi adotado o critério de serem evitados desníveis abruptos.
Os desníveis executados, portanto, não devem ser superiores, em mm, a

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