Questões de Concursos: Engenheiro Clínico

Prepare-se para a prova com questões de Engenheiro Clínico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q792893 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Clínico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

O rápido desenvolvimento da tecnologia tem tido importantes impactos sobre a prática da medicina. Cada vez mais, novos aparelhos têm permitido exames mais precisos e mais relevantes. A respeito de aparelhos médicos, julgue os itens a seguir.

Incubadoras são dispositivos utilizados para manter os bebês na temperatura adequada. O cuidado na manutenção desse tipo de equipamento é importantíssimo. O mau funcionamento de incubadoras pode causar sérios danos físicos e até mesmo mortes de recém-nascidos. Entre os fatores que causam mau funcionamento incluem-se falhas em termostatos e falhas de energia devidas à manutenção imprópria de bateria.

22 Q792545 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Clínico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes a conceitos gerais acerca de equipamentos assistenciais a pacientes.

O diagnóstico por meio da técnica de ressonância magnética nuclear apresenta a vantagem da visualização de tecidos delgados com ótima definição. Além do alto custo, possui também a desvantagem de utilizar radiação ionizante, cumulativa no organismo humano.

23 Q792704 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Clínico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

O rápido desenvolvimento da tecnologia tem tido importantes impactos sobre a prática da medicina. Cada vez mais, novos aparelhos têm permitido exames mais precisos e mais relevantes. A respeito de aparelhos médicos, julgue os itens a seguir.

Dispositivos de infusão são usados para introduzir líquidos e agentes farmacológicos no sistema circulatório de pacientes. Existem três tipos de sistemas de infusão: os que utilizam controles manual e semi-automático de fluxo e a bomba de infusão. O sistema manual é o mais utilizado, pois, embora trabalhe com pressões menores que os outros dois, oferece a melhor precisão.

24 Q408044 | Direito Administrativo, Princípios, Engenheiro Clínico, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

A licitação na modalidade de pregão é condicionada à vários princípios básicos, como a legalidade, a moralidade, a igualdade, a eficiência, a probidade administrativa, a vinculação ao instrumento convocatório e o julgamento objetivo. Ela também deve estar condicionada a outros princípios principais ou correlatos. O pregão não deve estar condicionado à:

25 Q793000 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Clínico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Muitos dos hospitais que mantêm um setor ou departamento interno de engenharia clínica para manutenção corretiva utilizamse também de serviços de terceiros (manutenção externa), especialmente quando a complexidade tecnológica é muito alta. A dosagem entre essas duas modalidades requer uma avaliação rigorosa das vantagens e desvantagens decorrentes. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A manutenção interna pode proporcionar um tempo menor de resposta no atendimento, maior disponibilidade do equipamento no período e facilidade na identificação da causa do problema com o equipamento.

26 Q792525 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Clínico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Com relação às atividades do engenheiro clínico no âmbito de uma unidade hospitalar e a tópicos relacionados às suas atividades, julgue os itens a seguir.

Previamente à implantação de um setor ou departamento de engenharia clínica em um hospital, faz-se necessária a elaboração de um projeto. É recomendável que esse projeto aborde, entre outros, os seguintes aspectos: levantamento dos equipamentos que serão atendidos; atualização dos custos dos equipamentos; classificação dos equipamentos; escolha dos serviços que serão ofertados (atividades técnicas); cálculo dos custos atuais; cálculo dos recursos anuais que serão necessários (pessoal, serviços externos, peças etc.); cálculo da hora técnica (custos fixos e variáveis pelo total de horas efetivas de trabalho); cálculo dos custos com construção predial, instalações e equipamentos.

27 Q793048 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Clínico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Com relação a aterramento em instalações elétricas hospitalares, julgue os itens que se seguem.

Em ambientes hospitalares, o aterramento deve favorecer o perfeito funcionamento de equipamentos eletrônicos que devem minimizar interferência elétrica, como, por exemplo, o eletrocardiógrafo.

28 Q793242 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Clínico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Muitos dos hospitais que mantêm um setor ou departamento interno de engenharia clínica para manutenção corretiva utilizamse também de serviços de terceiros (manutenção externa), especialmente quando a complexidade tecnológica é muito alta. A dosagem entre essas duas modalidades requer uma avaliação rigorosa das vantagens e desvantagens decorrentes. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Os equipamentos assistenciais a pacientes de um hospital apresentam diversos níveis de complexidade tecnológica e sua demanda por utilização força prioridades de atendimento pelo setor de engenharia clínica. Assim, é necessário definir qual a melhor estratégia de manutenção para cada equipamento. Há basicamente três tipos de manutenção: manutenção corretiva (a intervenção é feita quando há pane no equipamento); manutenção sistemática ou produtiva (baseia-se na estimativa da duração da vida média dos componentes) e manutenção preditiva ou condicional (intervenção condicionada ao que se conclui de um parâmetro significativo, por exemplo, vibrações e óleos).

29 Q792265 | Engenharia Sanitária, Engenheiro Clínico, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Atualmente, a tecnologia de computadores está presente em várias atividades humanas. Isso é verdade também na área que envolve equipamentos médicos. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Em equipamentos que utilizam os recursos de computadores pessoais, muitas vezes há uma unidade externa, contendo, em muitos casos, transdutores, circuitos analógicos e digitais e microprocessador, conectada ao computador pessoal. Essa conexão em geral é feita por meio da interface USB, que permite a transmissão simultânea de grupos de dezesseis bits, apresentando maior eficiência que a antiga interface serial, que só transmite um bit por vez.

30 Q406404 | Direito Administrativo, Procedimento, Engenheiro Clínico, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Toda a seção III da Lei 8.666 cita que: “Os órgãos e entidades da administração pública que realizem licitações manterão registros cadastrais para efeito de HABILITAÇÃO, válidos por, no máximo, um ano, sendo facultado, às Unidades Administrativas, utilizaremse de registros cadastrais de outros órgãos (art. 34). Ao requerer a inscrição no cadastro, ou atualização, o interessado fornecerá os documentos exigidos no Art. 27, descritos abaixo, distribuindo-se em categorias segundo a sua especialização profissional subdivididas em grupos, de acordo com sua capacidade técnica e idoneidade financeira (art. 36). Será fornecido aos inscritos um certificado, renovável sempre que atualizarem o registro”. Assinale a alternativa incorreta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.