Questões de Concursos: Engenheiro Florestal

Prepare-se para a prova com questões de Engenheiro Florestal de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q185457 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

O objetivo geral do uso da dendrometria na engenharia florestal pode ser a determinação do volume das árvores e suas respectivas partes, bem como a existência de madeira numa dada área. Pretende saber também a grandeza e volume dos principais produtos florestais. Em relação à medição das variáveis dendrométricas, é correto afirmar:

12 Q185363 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

O ciclo hidrológico é muito influenciado pelo processo de infiltração de água no solo. Esse processo é fundamental para a proposição de práticas de conservação do solo, aumento da disponibilidade hídrica em bacias hidrográficas, redução das vazões de enchentes e oferta de água para o desenvolvimento de florestas. Sobre a infiltração de água no solo para fins florestais, considere as seguintes afirmativas:
1- A utilização de práticas de conservação do solo em áreas de intenso reflorestamento aumenta a infiltração de água e reduz o escoamento superficial.
2- A infiltração é influenciada pelas propriedades do solo, pela cobertura da superfície, pelos sistemas de uso e manejo dos solos e pelas características da precipitação.
3- Os aumentos da evaporação e da transpiração das culturas em uma bacia hidrográfica atuam de forma a reduzir a infiltração de água no solo.
4- O aumento da infiltração de água em uma bacia hidrográfica favorece a redução da amplitude entre as vazões máximas e mínimas dos cursos de água da bacia hidrográfica.

Assinale a alternativa correta.

13 Q185524 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

Atualmente, o mercado de painéis de madeira é o principal foco das indústrias de resinas, setor que está em franca expansão. Porém, o setor depende de um eficiente controle de qualidade, pois os problemas, como a má procedência de insumos, o manuseio incorreto, as características indesejáveis nos produtos de madeira a serem colados, não aparecem de imediato, sendo provocadas, em muitos casos, pelos próprios consumidores.

Disponível em: www.revistareferencia.com.br/index2.php?principal=ver_conteudo. php&uid=435&edicao2=40. Acesso em: 18 ago. 2011 (com adaptações).

Considerando-se o problema citado no texto acima, conclui-se que

14 Q185219 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

Os incêndios florestais provocam muitos danos ecológicos, econômicos e à vida humana. A melhor maneira de combater um incêndio florestal é evitar que ele aconteça. A prevenção a incêndios florestais compreende um conjunto de atividades com o objetivo de reduzir a probabilidade de o incêndio iniciar e de limitar sua propagação. Considerando-se os métodos e técnicas de prevenção a incêndios florestais, avalie as afirmações que se seguem. I. A conscientização das comunidades circunvizinhas a parques florestais, áreas de preservação permanentes e de áreas de reflorestamento de empresas florestais, e também dos funcionários de empresas florestais, é considerado o método mais eficaz de prevenção a incêndios florestais.

II. As leis, regulamentos e normas relacionadas a incêndios e queimas controladas constituem uma forma de prevenir incêndios, por meios de controle e legalização das ações de queimas controladas e penalização de responsáveis por provocar incêndios florestais.

III. O planejamento de pequenos lagos e pequenas barragens dentro da propriedade florestal traz grandes benefícios para prevenção e controle de incêndios florestais, pois além de facilitar a captação de água no caso de combate a incêndios, aumenta a superfície de evaporação de água dentro da área florestal.

IV. A construção e manutenção de obras de infraestrutura como aceiros, divisórias e contornos têm como objetivo evitar que o fogo vindo de fora atinja as florestas, bem como deter a propagação do incêndio quando o mesmo está localizado dentro da área florestal.

V. Ao planejar um plantio florestal de uma área, deve-se delimitar os talhões, fazendo simultaneamente a marcação das divisórias e contornos que devem ter de 100 m a 200 m, dependendo dos talhões limítrofes e do grau de perigo que o local apresenta.

É correto apenas o que se afirma em

15 Q185142 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

Em condições de viveiro, mudas de eucalipto com 50 a 60 dias de idade podem apresentar desfolha intensa e manchas foliares angulares com aspecto de anasarca. Esse tipo de sintoma é típico do ataque da bacteriose Xanthomonas axonopodis.

Visando ao controle da doença em viveiro, avalie as afirmações que se seguem.

I. O patógeno necessita de água para infectar o hospedeiro. Dessa maneira, uma forma de controle da bacteriose é o manejo de irrigação, como por exemplo, uso de subirrigação que reduz a quantidade de doença.

II. Uso de água de irrigação, bandejas e tubetes, comprovadamente livres do patógeno, também constituem estratégias eficientes de controle de bacterioses em viveiros.

III. A utilização de dosagens mais elevadas de potássio pode reduzir a infecção.

IV. A utilização de produtos químicos como antibióticos, constitui, atualmente, a principal estratégia para controle da doença nos viveiros clonais de eucalipto.

V. No caso da Xanthomonas axonopodis, a resistência genética não pode ser usada, pois todas as espécies de eucalipto são suscetíveis ao patógeno.

É correto apenas o que se afirma em

16 Q185336 | Engenharia Ambiental, Engenheiro Florestal, MPE SP, VUNESP

Considerando o ambiente da gestão ambiental, assinale a alternativa que se refere à seguinte definição:

“Qualquer modificação do ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no seu todo ou em parte, das atividades, produtos e serviços de uma organização”.

17 Q185403 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

As coníferas constituem um grupo de plantas gimnospermas que ocorrem predominantemente no hemisfério norte. As coníferas arbóreas nativas do Brasil são representadas por cerca de 11 espécies, todas pertencentes às famílias:

18 Q185287 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

Considerando o método idealizado por Bitterlich para se obter estimativas da área basal por hectare em povoamentos florestais sem medir os diâmetros das árvores nem lançar parcelas fixas, analise a situação a seguir.

Um engenheiro florestal estaciona-se em dois pontos quaisquer da floresta. Munido da barra de Bitterlich com k = 1, ele efetua um giro de 360º ao seu redor. No primeiro ponto, conta 40 árvores com dap > a e 8 árvores com dap = a.
No segundo ponto conta 20 árvores com dap > a e 12 árvores com dap = a. Pode-se afirmar que a área basal média é

19 Q185379 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, SUFRAMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da ecologia florestal, julgue os itens a seguir.

Na sucessão ecológica autogênica, as mudanças são ocasionadas por processos biológicos internos ao sistema, ao passo que, na sucessão ecológica alogênica, o direcionamento das mudanças é determinado por forças externas ao sistema, tais como incêndios, tempestades e processos geológicos.

20 Q185317 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, ENADE, INEP

A recuperação de áreas degradadas, em seu sentido amplo, envolve teorias e técnicas diversas que atendem a diferentes objetivos finais, com relação à área a ser recuperada. Assim, quando o objetivo é retornar um ecossistema às suas condições naturais originais, tanto estruturais quanto funcionais, a atividade é denominada

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.