Questões de Concursos: Engenheiro Júnior Telecomunicações

Prepare-se para a prova com questões de Engenheiro Júnior Telecomunicações de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q200394 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Uma experiência é repetida indefinidamente até obter o primeiro sucesso. As repetições são independentes, e a probabilidade de sucesso em cada experiência é igual a p. O custo de realização de cada repetição é de R$ 12.000,00, e o benefício gerado por uma repetição bem sucedida é de R$ 80.000,00.
O valor de p, para que o valor esperado do lucro seja nulo, é

12 Q201534 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Para prevenir os congestionamentos broadcast e outros efeitos colaterais indesejados das ligações em loop, foi criado o Spanning Tree Protocol (STP) pelo IEEE-802.1d, que utiliza um algoritmo Spanning Tree, baseado no fato de um switch ter mais de uma maneira de se comunicar com um nó. Nesse processo, esse protocolo determina o melhor caminho e bloqueia os outros, além de memori­zar os outros caminhos, caso o caminho principal esteja indisponível.
Posteriormente, por meio do IEEE-802.1w, surgiu o Rapid Spanning Tree Protocol (RSTP), definindo regras para que os links alterem rapidamente o estado de encaminhamento, gerando mensagens BPDUs em vez de apenas retransmitir os BPDUs do Root.
Nesse sentido, qual o principal objetivo do Rapid Spanning Tree Protocol (RSTP)?

13 Q204106 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

O OSPF, protocolo padronizado pela IETF, adapta-se de forma rápida e autônoma às alterações na topologia da rede.
Sobre o OSPF, tem-se que

14 Q200520 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A rede sem fio 802.11 admite dois modos de operação. Um modo denominado de DCF (função de coordenação distribuída) e outro denominado de PCF (função de coor­denação de ponto).
Ao se empregar o modo DCF, ocorre

15 Q204059 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

O perfil de largura de faixa definido para uma conexão em uma rede MetroEthernet tem parâmetros definidos abaixo:

UNI max. transmission rate = 10 Mbps
CIR (Committed Information Rate) = 2 Mbps
CBS (Committed Burst Size) = 2 Kbytes
EIR (Excess Information Rate) = 0
EBS (Excess Burst Size) = 0

Em um determinado instante, um terminal conectado a essa rede, através de sua interface UNI, envia um qua­dro de 1.500 bytes. Após 6 milissegundos, outro quadro de 1.500 bytes é enviado. Admitindo-se que o controle de congestionamento de tráfego da rede é realizado pelo al­goritmo token bucket, e que no momento do envio do pri­meiro quadro o bucket encontrava-se vazio, com relação ao tratamento dado pela rede a esses quadros, ocorre o seguinte:

16 Q205641 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

As redes sem-fio Wi-Max, padrão IEEE 802.16e, apresen­tam a seguinte característica:

17 Q204189 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

No padrão G.711, a voz é digitalizada utilizando-se uma frequência de amostragem de 8.000 amostras por segun­do e quantização não uniforme (logarítmica) de 256 ní­veis, resultando em uma taxa de transmissão binária, em kbps, igual a

18 Q203243 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Uma empresa implementou um firewall de filtro de pacotes na rede de microcomputadores. Esse dispositivo funciona na camada de rede e de transporte da pilha TCP/IP, de modo que realiza as decisões de filtragem com base nas informações do cabeçalho de pacotes, tais como os endereços de origem e de destino, as portas de origem e de destino e a direção das conexões.
Uma vantagem do emprego desse tipo de firewall é que ele

19 Q204888 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A ITIL é composta por um conjunto das melhores práticas para a definição dos processos necessários ao funciona­mento de uma área de TI. Nesse contexto, a Entrega de Serviços integra processos que se concentram nas ativi­dades de planejamento a longo prazo dos serviços que serão demandados pela organização e na melhoria dos serviços já entregues e em utilização pela organização. Dentre esses processos, um tem por objetivo assegurar que os serviços de TI serão entregues quando e onde as áreas usuárias o definirem.
Esse processo é denominado Gerenciamento de

20 Q200850 | Telecomunicações, Engenheiro Júnior Telecomunicações, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Redes Locais de Computadores de uma determinada re­gião apresentam desempenho ruim em razão de descarte de pacotes em roteadores. Decidiu-se substituir os rote­adores por outros com mesma velocidade de processa­mento, mas com buffers muito maiores.
A substituição dos roteadores terá as seguintes conse­quências:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.