Questões de Concursos: Engenheiro Mecânico

Prepare-se para a prova com questões de Engenheiro Mecânico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q205215 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânico, FUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da operação de caldeiras e de vasos de pressão, julgue
os itens a seguir.

A presença de incrustações nas paredes, embora reduza a eficiência térmica, não oferece maior risco à operação das caldeiras.

12 Q203039 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânico, ENADE, INEP

Basicamente, a finalidade de um aparelho de ar condicionado é extrair o calor de uma fonte quente, rejeitando para o ambiente externo. Existem diversas formas e tabelas que possibilitam a estimativa da carga térmica, para que o sistema seja especificado de forma correta e adequada.

Nessas condições, para determinar a carga térmica, deve-se levar em consideração, além do volume da sala,

I. a incidência de ventos laterais.

II. a superfície de janelas e portas.

III. o número de pessoas que ocupam constantemente o recinto.

IV. a estimativa da potência de outros aparelhos elétricos/eletrônicos que existam no local.

É correto apenas o que se afirma em

13 Q204581 | Segurança e Saúde no Trabalho, NR 10, Engenheiro Mecânico, TJ PR, TJ PR

Segundo a NR-10, é considerado trabalhador qualificado aquele

14 Q204597 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânico, ENADE, INEP

O engenheiro de processos sabe da importância do conhecimento prévio da potência de corte para que possa otimizar o processo com base nas restrições dos recursos das máquina e das ferramentas disponíveis. No entanto, nem sempre estão disponíveis de antemão os dados de cálculo necessários para verificar se os parâmetros de usinagem planejados estão adequados em relação à potência disponível na máquina, como é o caso da pressão específica de corte do material da peça (ks) e o rendimento da máquina (h). Também não é pertinente que o setor fabril de uma empresa disponha de equipamentos sofisticados de medição de forças como dinamômetros/ torquímetros, próprios de laboratórios.

Nesse contexto, o engenheiro interessado em otimizar o processo pode recorrer a um procedimento alternativo rápido e barato, cujo resultado possibilita fazer o cálculo tanto da potência de corte quanto do rendimento da máquina. Esse procedimento consiste em medir o(a)

15 Q205061 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânico, ENADE, INEP

Uma empresa produz diariamente 650 buchas de ferro fundido cinzento da classe FE-45012, com dureza de 191 HB, utilizando o processo de torneamento. São normalmente realizadas as operações de desbaste, acabamento e faceamento nas peças. As ferramentas de usinagem estão com baixa produtividade, apresentando desgastes de flanco prematuros. No processo, foi verificado que estão sendo utilizadas ferramentas da Classe ISO P40, sem cobertura, sendo que os parâmetros de corte estão de acordo com o catálogo do fornecedor.

Nessas condições de trabalho, a melhor estratégia para aumentar a produtividade do processo e minimizar o desgaste das ferramentas é

16 Q201985 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito à segurança no trabalho, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que a exposição ocupacional a agentes químicos façam mal à saúde. As ações preventivas devem incluir monitoramento periódico da exposição, informação aos trabalhadores e controle médico.

17 Q202390 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere a confiabilidade, falha e modo de falha, julgue os itens a seguir.

A confiabilidade de um sistema formado por dois componentes em paralelo é maior que a confiabilidade desses componentes agindo isoladamente.

18 Q201956 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânico, CAERN, FGV

Considere as afirmativas a seguir:

I. Condições operacionais e ambientais não influenciam na definição da periodicidade das intervenções de manutenção.

II. A adoção da manutenção preventiva não implica na eliminação das intervenções corretivas.

III. A manutenção preventiva somente é possível quando o fabricante fornece dados de planos de manutenção.

É (São) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

19 Q203519 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a manutenção, julgue os itens seguintes.

A manutenção detectiva baseia-se na tentativa de se definir o estado futuro de um equipamento ou sistema por meio de dados coletados ao longo do tempo por uma instrumentação específica, verificando-se e analisando-se a tendência de variáveis de campo, tais como temperatura, vibração, análise físico-química de óleos, ensaios por ultrassom e termografia.

20 Q200822 | Engenharia Mecânica, Engenheiro Mecânico, CAERN, FGV

Uma parede com 0,1m de espessura é submetida a uma diferença de temperatura de 100K. A condutividade térmica dessa parede é igual a 2 W/(m.K). Sabe-se que a face mais fria da parede troca calor por convecção com uma atmosfera submetida a uma temperatura 20ºC menor que a temperatura da face fria da parede. Determine o coeficiente de transferência de calor por convecção entre a referida atmosfera e a parede em W/(m2K).

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.