Questões de Concursos: Engenheiro Naval

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11 Q790658 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considerando o assunto que trata do cálculo da adição e movimentação de peso em uma embarcação, responda quais das afirmações abaixo são corretas.

I. Quando uma carga é embarcada, o que se quer é conhecer as novas condições de flutuação e estabilidade da embarcação. Os parâmetros a serem determinados são: deslocamento, banda e calados.

II. Para uma plataforma semi-submersível, dada as simetrias do casco, o centro de carena da fatia imersa encontra-se sempre na interseção dos planos de simetria (linha vertical que passa pelo centro do convés). Portanto, um peso ali colocado causa apenas afundamento paralelo.

12 Q203424 | Raciocínio Lógico, Engenheiro Naval, Petrobras, CESGRANRIO

A equipe titular que participará da Copa Rio-Minas de Futebol, representando a cidade de Juiz de Fora, é formada por 11 jogadores, todos mineiros ou cariocas. Sabe-se que o goleiro é carioca e que haverá, no mínimo, 7 jogadores mineiros na equipe, apesar da escalação definitiva ainda não ter sido divulgada. Juntos, os governos dos estados do Rio e de Minas fornecerão 220 ônibus para o deslocamento das torcidas. O custeio dos ônibus será dividido entre os dois governos, conforme o número de jogadores cariocas e mineiros que compuserem a equipe titular: a presença de um jogador carioca na equipe implicará o custeio de 20 ônibus pelo governo do estado do Rio de Janeiro e a presença de um jogador mineiro na equipe implicará no custeio de 20 ônibus pelo governo do estado de Minas Gerais. Considere M o número de ônibus que serão custeados pelo governo de Minas Gerais e N o número de ônibus que serão custeados pelo governo do Rio de Janeiro. Diante do desconhecimento da escalação da equipe, os valores de M e N estão indefinidos. A fim de realizar uma estimativa a priori daquilo que poderá acontecer, considere D o maior valor que pode ser assumido pela diferença M ? N, e d, o menor valor que pode ser assumido pela mesma diferença. Quanto vale D ? d?

13 Q790851 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Das afirmações abaixo:

I. O regulador de rotação controla a rotação do motor, evitando que ele tenha sobre-rotação. Ele aproveita a força radial dos mancais, criada pelos pesos em movimento para acionar a cremalheira cortando o combustível do motor mesmo que o acelerador seja mantido na posição máxima.

II. O dispositivo de avanço automático é um conjunto que permite avançar o ponto de inspeção quando o motor atinge alto giro, compensando o atraso da queima. Para fazer esta variação, ele aproveita a força centrífuga criada por dois pesos montados na engrenagem de acionamento da bomba injetora ou acoplamento de avanço.

14 Q790822 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere o assunto Curvas hidrostáticas de uma plataforma offshore para responder quais das afirmações abaixo estão corretas.

 I. A área do plano de flutuação da plataforma multiplicada por uma variação de calado de 1 cm e pelo peso específico do fluído no qual o navio flutua dá o valor da propriedade Toneladas por Centímetro quadrado de Imersão (TPIcm), que significa quantas toneladas devem ser embarcadas para promover uma variação de calado uniforme de um centímetro.

II. Se a plataforma é uma plataforma de perfuração convertida à produção, pode eventualmente possuir “blisters” em suas colunas, e, naturalmente, a área de flutuação diminui sensivelmente na região submersa.

15 Q790715 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere o enunciado a seguir para responder às duas próximas questões.

Uma barra prismática de seção retangular de lados L1 = 2,5 cm e L2 = 5,0 cm e comprimento 360 cm foi submetida a uma força axial de tração 100 kN. O alongamento da barra nessa situação foi de 1,2 mm.

Das afirmações abaixo:

I. A deformação unitária da barra foi de aproximadamente 3,33%

II. Uma ruptura ocorreria no ponto E (maior que 15%). É neste ponto que o fenômeno de estricção, que é uma diminuição da seção transversal do corpo, passa a existir.

16 Q790885 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

As válvulas têm como função interromper o fluxo de gases de aspiração e descarga de acordo com os tempos do motor (4 tempos); são abertas por meio da árvore de comando de válvulas e fechadas por molas. Podem ser de dois tipos:

I. Admissão, entrada da mistura ar + combustível – Ciclo Diesel.

II. Admissão somente do ar e escape, saída dos gases queimados resultante da combustão – Ciclo Otto.

Das afirmações acima:

17 Q790643 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Das afirmações abaixo:

I. A bomba injetora é um conjunto mecânico complexo com a função de injetar combustível no momento e na quantidade exata para o funcionamento perfeito do motor em qualquer rotação ou carga. A bomba injetora em linha possui um elemento de bombeamento para cada cilindro do motor. O curso do pistão não é variável.

II. A bomba injetora é um conjunto mecânico complexo com a função de injetar combustível no momento e na quantidade exata para o funcionamento perfeito do motor em qualquer rotação ou carga. A bomba injetora rotativa caracteriza-se por possuir apenas um elemento de bombeamento para todos os cilindros.

18 Q790861 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Os efeitos de uma avaria na embarcação são bastante complexos, pois envolve muitas variáveis. O estudo das avarias separadamente permite um entendimento mais ordenado, e, portanto, uma melhor compreensão. Quanto aos efeitos de uma inundação podemos afirmar:

I. Mudança do calado como resultado da perda de flutuabilidade. O novo equilíbrio será encontrado quando o deslocamento da parte intacta for igual ao deslocamento anterior a avaria menos o peso de algum líquido ou carga que eventualmente tenha vazado.

II. Ocorrência de banda. O navio tomará uma banda no caso da avaria causar alagamento desigual bordo a bordo, de tal maneira que seu novo centro de carena se encontre no mesmo plano vertical longitudinal do centro de gravidade. (A banda pode ainda ser causada por GM inicial menor que zero.)

19 Q790468 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Considere seu conhecimento no uso e costumes na linguagem marítima para responder às duas próximas questões.

Das afirmações abaixo:

I. O termo tonelagem nada tem a ver com tonelada, peso. Hoje, é usado para medir a tonelagem, por se tratar de medida de volume.

II. A arqueação, que é o volume de 100 pés cúbicos, ou seja, 1,7 metros cúbicos. Diz-se, por exemplo, que um navio tem 2000 de arqueação bruta (Também pode ser identificado por AB 2000).

20 Q790488 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval, EMGEPRON, SELETRIX Concursos

Das afirmações abaixo:

I. Tosamento é a curvatura que apresenta a cinta de um navio quando projetada sobre um plano vertical longitudinal.

II. Alquebramento é a curvatura da quilha quando apresenta convexidade para cima.

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