Questões de Concursos Públicos: Engenheiro Naval Júnior

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21 Q200715 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior, Ensino Médio

Entendem-se como perfis pesados aqueles presentes em um painel estrutural onde se encontram perfis de menor rigidez à flexão, estes últimos geralmente idênticos e de menor dimensão.
NÃO são classificadas como perfis pesados as

22 Q204811 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, Ensino Médio

Em um FPSO, cuja seção mestra possui a distância máxima do CG de aço ao convés ou fundo igual a 6 m, o momento de inércia de área da seção de aço é igual a 27 m4, e a tensão admissível do aço é igual a 250 MPa, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2. Nessas condições, o momento fletor máximo (tonelada-força x metro) em sua seção mestra será, aproximadamente,

23 Q200668 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior, Ensino Médio

Uma barra com comprimento igual a 5 m e área de seção transversal igual a 2.500 mm2 é submetida a uma força axial de tração de 400 kN ao longo de seu comprimento. O material tem comportamento linear elástico.
Se o comprimento tem um aumento de 10 mm, qual o módulo de elasticidade longitudinal do material em GPa?

24 Q201283 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior, Ensino Médio

Considere que F, L e T representam, respectivamente, no sistema internacional de unidades, as grandezas fundamentais de força, de comprimento e de tempo.
Utilizando-se a lei de Newton da viscosidade, a viscosidade dinâmica de um fluido é expressa por

25 Q204649 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, Ensino Médio

Qual o valor, em toneladas, da massa aproximada de uma barcaça de 85 m de comprimento, 9 m de pontal e 11 m de boca, que flutua com calado a vante de 6 m e calado a ré de 7 m em águas com 1.025kg/m3?

26 Q790797 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, Ensino Médio

Um navio possui calado moldado na linha de carga de verão igual a 9,6 metros. Nessa situação, a marca de linha de carga tropical, em relação à linha de carga de verão, deve estar posicionada

27 Q200547 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, Ensino Médio

Sobre Teste de Inclinação de navios, analise as afirmações a seguir.

I - Lanças de guindastes, baleeiras, aparelhos ou paus de carga devem estar fixos e em posição de viagem no momento de cada leitura, e tampas de escotilhas devem, sempre que possível, estar fechadas.
II - Líquidos pertencentes a caldeiras, equipamentos e tubulações devem ser mantidos, tanto quanto possível, nos seus níveis normais de operação.
III - Seu objetivo é a determinação da distância KG da quilha ao seu centro de gravidade na condição leve, logo após o término de sua construção e/ou após obras e alterações de construção que levem a uma suposta alteração na posição do centro de gravidade.

Está correto o que se afirma em

29 Q790956 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, Ensino Médio

Em relação ao sistema de lubrificação de um motor de combustão interna, analise as afirmativas a seguir.

I - A viscosidade de um óleo lubrificante deve ser suficiente para assegurar um atrito líquido das peças do motor a altas temperaturas de funcionamento, visto que a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.

II - Os óleos lubrificantes de baixa temperatura de combustão são empregados nos motores de combustão interna a dois tempos que não utilizam cárter como depósito de óleo misturado ao óleo combustível.

III - O ponto de congelamento de um óleo lubrificante deve ser o mais alto possível, de forma a facilitar que o motor entre em movimento depois de um tempo prolongado de exposição a temperaturas muito baixas.

Está correto o que se afirma em

30 Q790454 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, Ensino Médio

Uma turbina a vapor do tipo condensante que utiliza estágio de empalhetamento tipo impulso é aquela na qual a