Questões de Concursos: Engenheiro de Geoprocessamento

Prepare-se para a prova com questões de Engenheiro de Geoprocessamento de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q485298 | Geografia, Geoprocessamento, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

O programa Landsat é um dos mais antigos e bem sucedidos no levantamento orbital de recursos terrestres. A respeito desse programa, são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) O primeiro satélite da série foi lançado em 1972 e tinha a bordo os sensores RBV e MSS. ( ) O Landsat 5 tem a bordo o sensor TM que funciona até hoje. ( ) O Landsat 6 tem a bordo o sensor ETM+ e funcionou perfeitamente por aproximadamente 4 anos. ( ) O sensor TM possui 7 bandas multiespectrais, sendo três no visível e quatro no infravermelho. ( ) A inserção de uma banda pancromática no sensor ETM+ permitiu a melhoria da resolução geométrica das imagens em relação às imagens do sensor TM.

12 Q484565 | Geografia, Cartografia, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

Como resultados dos trabalhos cartográficos, vários produtos são gerados. Analise alguns desses produtos abaixo descritos e assinale a opção incorreta.

13 Q483323 | Geografia, Geoprocessamento, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

Na última década houve um grande avanço na melhoria do imageamento orbital, resultando um grande aumento na qualidade dos produtos gerados e disponibilizados comercialmente. Sobre esse assunto, assinale a informação incorreta.

14 Q484415 | Geografia, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

Entre as competências normativas do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, assinale a opção incorreta.

15 Q485229 | Geografia, Cartografia, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

Muitas vezes as imagens que dispomos não estão ajustadas a um sistema de referência cartográfi ca e/ ou apresentam deformações geométricas. O registro da imagem é um processo que corresponde a esses ajustes geométricos e ao georreferenciamento e esse processo pode ser realizado a partir de pontos de controle. A respeito desse processo, são feitas algumas afi rmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) Para se ter um ponto de controle, é necessário que ele seja reconhecível na imagem e que suas coordenadas sejam conhecidas.

( ) Os pontos de controle devem ser reconhecidos em uma base cartográfica digital.

( ) O uso de GNSS (Global Navigation Satellite Systems) auxilia a obtenção de pontos de controle no campo.

( ) Pontos de controle podem ser obtidos em uma base cartográfica analógica.

( ) Imagens em formato geotif não podem ser registradas porque já são georreferenciadas.

16 Q483501 | Geografia, Geopolítica, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

Em 2008, o JTC1 - Comitê Técnico de Deslizamentos e Encostas Artificiais das Associações Internacionais ISSMGE (Associação Internacional de Mecânica dos solos e engenharia Geotécnica), IAEG (Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental) e ISRM (Associação Internacional de Mecânica das Rochas) publicaram um “manual para o zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco de deslizamentos para o planejamento do uso do solo”, objetivando atender à necessidade de uma terminologia unifi cada em zoneamento de suscetibilidade, perigo e risco para que o zoneamento em qualquer área possa ser comparado de forma semelhante a zonas de áreas adjacentes e para assegurar que passos fundamentais de avaliação sejam propriamente considerados e aplicados no gerenciamento de áreas propensas a deslizamentos. Com base nesta publicação, são feitas algumas afi rmativas a seguir. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) Risco é uma condição com o potencial de causar uma consequência indesejável. A descrição de um risco de deslizamento deve incluir o local, volume (ou área), classificação e velocidade dos deslizamentos em potencial e materiais destes resultantes, e a probabilidade de sua ocorrência dentro de um período de tempo determinado.

( ) Vulnerabilidade é o grau de perda para um dado elemento ou grupo de elementos dentro da área afetada pelo deslizamento. É expressa numa escala de zero (sem perda) até um (perda total).

( ) Perigo é uma medida da probabilidade e severidade de um efeito adverso à saúde, propriedade ou meio ambiente.

( ) São elementos em risco a população, prédios e construções, atividades econômicas, serviços públicos, outros tipos de infraestrutura e valores do meio ambiente na área que é potencialmente afetada pelo perigo do deslizamento.

( ) Suscetibilidade de deslizamento é o resultado de uma análise quantitativa ou qualitativa da classifi cação, volume (ou área) e distribuição espacial de deslizamentos que existem ou podem ocorrer em uma área.

17 Q485082 | Geografia, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

A comissão de cartografia geotécnica da Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental (IAEG) iniciou seus trabalhos em 1968 e em 1976 publicou pela Unesco um guia para preparação de cartas geotécnicas que unificou os conceitos básicos utilizados em cartografia geotécnica. Várias afirmações são feitas a seguir com base nessa publicação. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) A definição adotada é de que uma carta geotécnica é uma carta geológica que fornece uma representação generalizada de todos os componentes de um ambiente geológico que tenha importância para o planejamento do uso do solo e para o projeto, construção e manutenção das obras de engenharia civil e de mineração.

( ) As informações básicas para elaboração das cartas geotécnicas são: dados das rochas e dos solos; as condições hidrogeológicas; e as condições geomorfológicas.

( ) As cartas geotécnicas são classificadas de acordo com sua finalidade ( específica ou múltipla) e escala (pequena, média e grande).

( ) São consideradas escalas pequenas as iguais ou menores que 1:100.000, escalas grandes as iguais ou maiores que 1:1.000 e médias as entre 1:1.000 e 1:100.000. ( ) Na preparação de cartas de zoneamento geotécnico, os níveis taxonômicos são assim definidos: “Regiões”, baseado na uniformidade dos diferentes elementos das estruturas geotectônicas; “Áreas”, baseado na uniformidade das diferentes unidades geomorfológicas regionais; “Zonas”, baseado na homogeneidade litológica e no arranjo estrutural dos complexos formados pelas litofaceis das rochas e solos; e “Distrito”, nos quais as condições hidrogeológicas e fenômenos geodinâmicos são uniformes.

18 Q483550 | Geografia, Geopolítica, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

Desde a última década do século passado, têm sido intensificados os esforços para diminuição dos desastres associados às causas naturais. Sobre esse assunto são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) No Brasil, dos desastres associados a causas naturais, os mais frequentes são as inundações seguidas dos escorregamentos, no entanto, os escorregamentos são, dos desastres, os que mais causam mortes.

( ) Carta de risco é o mesmo que uma carta de probabilidade de ocorrência de um evento perigoso.

( ) A preparação da carta de suscetibilidade de deslizamento é normalmente baseada em duas premissas: que o passado é um guia para o futuro, de modo que existe a probabilidade de ocorrer deslizamentos no futuro em áreas que passaram por deslizamentos no passado; e que, em áreas com topografia, geologia ou geomorfologia similares a áreas onde ocorreram deslizamentos no passado, também existe a probabilidade de ocorrer deslizamentos no futuro.

( ) A metodologia Zermos (zonas expostas a movimentação de solo) foi adotada pelo serviço geológico alemão e é empregada em áreas com acentuadas variações nas inclinações das encostas por serem zonas com maior possibilidade de movimentação de materiais geológicos.

( ) As cartas de risco devem ser elaboradas tomandose como base documentos relacionados aos eventos perigosos, aos elementos de ocupação e à vulnerabilidade dos elementos diante do evento perigoso.

19 Q483055 | Geografia, Geoprocessamento, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

Os sistemas de sensoriamento remoto em nível orbital têm ganhado espaço em relação aos demais. Sobre estes sistemas, indique a opção incorreta.

20 Q484093 | Geografia, Geoprocessamento, Engenheiro de Geoprocessamento, MI, ESAF

Atualmente existe um grande número de sensores a bordo de diversos satélites. Sobre esse assunto assinale a opção incorreta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.