Questões de Concursos: Engenheiro de Pesca

Prepare-se para a prova com questões de Engenheiro de Pesca de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q781067 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Acerca da água a ser utilizada pela indústria pesqueira, julgue os seguintes itens.

O valor máximo permitido no que se refere ao padrão microbiológico de potabilidade da água, para coliformes totais, é de ausência total em amostras de 100 mL em, pelo menos, 50% das amostras examinadas no mês.

22 Q781329 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, SUDAM AM, IADES

Em todos os sistemas aquáticos existem fontes de esporos de fungos. Os esporos destes fungos são cosmopolitas e afetam todas as espécies aquáticas. Este é um problema comum para criadores de peixes, tanto ornamentais como para o consumo. Dentre as enfermidades por fungos, qual delas apresenta micose cutânea que ocorre em todas as épocas do ano, atingindo mais os peixes em cativeiro, bem como seus ovos, apresentam hifas não septadas e o conjunto delas é chamado de micélio?

23 Q781062 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o disposto nas normas de inspeção de produtos pesqueiros, julgue os itens subsequentes.

Nenhum estabelecimento industrial ou entreposto de produtos de origem animal pode funcionar no país sem que esteja previamente registrado no órgão competente para a fiscalização da sua atividade.

24 Q782591 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Engenheiro de Pesca, UFFS, FEPESE

As pisciculturas, particularmente as intensivas, assim como todas as grandes concentrações de animais, tendem a ser ambientes favoráveis ao aparecimento de doenças.

Assinale a alternativa que apresenta um sinal clínico da enfermidade denominada Ictiofitiríase.

25 Q781338 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, SUDAM AM, IADES

A determinação exata da idade dos peixes é um dos elementos mais importantes para o estudo da dinâmica de populações. É a base para realizar os cálculos que permitem conhecer o crescimento, a mortalidade, o recrutamento e outros parâmetros fundamentais da sua população. Quase todas as estruturas esqueléticas são empregadas para a determinação da idade dos peixes. Destas, os otólitos e as escamas são as mais utilizadas por serem de fácil obtenção e armazenamento. No caso dos otólitos, que estão localizados em uma câmara do aparelho vestibular, os peixes ósseos possuem 3 pares, que são

26 Q781328 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação federal que regula a pesca e a aquicultura no Brasil, julgue os próximos itens.

A operação de embarcações estrangeiras em águas brasileiras só é permitida quando decorrente de acordos internacionais.

27 Q781408 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, SUDAM AM, IADES

Em uma fazenda de camarão com 10 viveiros de 2 hectares individuais, o produtor cultiva o camarão a uma densidade média de 20 camarões/m², realizando 4 ciclos produtivos em um ano. A sobrevivência média é de 80%, com um peso de despesca de 8,0 g. O custo de produção foi de 70% de toda receita gerada com a venda do camarão, tendo a ração uma participação de 50% deste custo. O quilo do camarão foi vendido a R$ 9,00 e o da ração foi comprado a R$ 2,50. Considerando esta situação hipotética, qual foi o Fator de Conversão Alimentar (FCA) ao final de um ano de produção?

28 Q781323 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista o disposto nas normas de inspeção de produtos pesqueiros, julgue os itens subsequentes.

A apreensão ou condenação das matérias-primas, produtos, subprodutos e derivados de origem animal, incluindo o pescado, deve ser efetivada, pelo agente de inspeção ou fiscalizador, quando tais produtos não apresentarem condições higiênico-sanitárias adequadas ao fim a que se destinam ou quando os mesmos forem adulterados.

29 Q781170 | Engenharia de Pesca, Engenheiro de Pesca, SUDAM AM, IADES

O termo qualidade geralmente se refere à aparência estética e frescura, ao grau de deterioração que sofreu o pescado. Também pode envolver aspectos de segurança como ausência de bactérias perigosas, parasitas e compostos químicos. Sobre a avaliação da qualidade dos pescados, julgue os itens a seguir

I - A determinação de bases voláteis totais (BVT) é um dos métodos utilizados para avaliar a qualidade dos produtos pesqueiros.

II - A histamina é uma amina não volátil que pode ser produzida no pescado a partir do aminoácido histidina, por ação de enzimas de origem bacteriana.

III - O número de bactérias no pescado também pode ser estimado medindo-se a quantidade de adenosina trifosfato (ATP) de origem bacteriana.

IV - As provas analíticas objetivas, usadas no controle da qualidade nos pescados, podem ser divididas em dois grupos: provas discriminativas e provas descritivas.

A quantidade de itens certos é igual a:

30 Q818204 | Legislação Federal, Lei 11959 2009, Engenheiro de Pesca, UFFS, FEPESE

Na Lei no 11.959, de 29 de junho de 2009, constam definições “A” e “B”, sendo:

- “A” a paralisação temporária da pesca para a preservação da espécie, tendo como motivação a reprodução e/ou recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes; e,

- “B” a pessoa física ou jurídica que, registrada e licenciada pelas autoridades competentes, apresta, em seu nome ou sob sua responsabilidade, embarcação para ser utilizada na atividade pesqueira, pondo-a ou não a operar por sua conta.

Assinale a alternativa que indica, respectivamente, “A” e “B”.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.