Questões de Concursos: Ensino Fundamental I Prepare-se para a prova com questões de Ensino Fundamental I de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Ensino Fundamental I Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q911468 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024De acordo o Art. 14, § 1º da Lei nº 9.394/96 – LDB, O Conselho Escolar, órgão deliberativo, será composto do Diretor da Escola, membro nato, e de representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares nas seguintes categorias: I. Professores, orientadores educacionais, supervisores e administradores escolares. II. Demais servidores públicos que exerçam atividades administrativas na escola. III. Estudantes. IV. Pais ou responsáveis. V. Membros da comunidade local. Estão CORRETAS: a) I, II, III, IV, V. b) II, III, IV, V, apenas. c) I, II, IV, V, apenas. d) I, II, III, V, apenas. e) I, III, IV, V, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q911471 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024Sobre diversidade e aprendizagem, analise os itens a seguir: I. A inclusão percorre caminhos cheios de desafios para atender às diferenças na educação. Investigo quais são esses aminhos, aponto os desafios e apresento sugestões. Assumir e enfrentar as diferenças das pessoas: físicas, mentais, afetivas, socioculturais, o preconceito, as dificuldades, suporte pedagógico especializado e diferenciado. II. Reconhecer que as crianças podem aprender juntas, mesmo com objetivos e processos diferentes leva os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças com necessidades especiais e incentiva o atendimento integrado ao professor de classe comum. III. A diversidade é uma condição inerente a toda situação de ensino e aprendizagem, onde os alunos compartilham sua história pessoal e experiências anteriores. Isso permite construir conhecimento numa dinâmica de interação única e particular. IV. Entre as principais fontes da motivação, são interesses pessoais, atribuição interna ou externa de sucessos e fracassos, a relevância dos conteúdos para a vida e identidade pessoal, autoeficácia diante das tarefas, objetivos de aprendizagem e teorias de inteligência. Este seria um fator importante que evidencia uma diversidade de disposições de participação por parte dos alunos. Estão CORRETOS: a) I, II, III, IV. b) II, III, apenas. c) II, III, IV, apenas. d) I, II, IV, apenas. e) I, II, III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q911474 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024De acordo com o Art. 28 da Lei nº 9.394/96. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente: I. Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos das escolas do campo, com possibilidade de uso, dentre outras, da pedagogia da alternância. II. Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas. III. Adequação à natureza do trabalho na zona rural. IV. O fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão normativo do respectivo sistema de ensino,que considerará a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, a análise do diagnóstico do impacto da ação e a manifestação da comunidade escolar. Estão CORRETAS: a) I, II, III, apenas. b) II, III, IV, apenas. c) I, II, IV, apenas. d) I, III, IV, apenas. e) I, II, III, IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q911476 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024“Estabelecer relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a identificação e compreensão dos diferentes posicionamentos e/ou perspectivas em jogo, do papel da paráfrase e de produções como as paródias e a estilizações(BNCC)”, é uma prática de leitura que inter-relacionada com a seguinte dimensão: Assinale a alternativa CORRETA: a) Reconstrução e reflexão sobre as condições de produção e recepção dos textos pertencentes a diferentes gêneros e que circulam nas diferentes mídias e esferas/campos de atividade humana. b) Dialogia e relação entre textos. c) Reconstrução da textualidade, recuperação e análise da organização textual, da progressão temática e estabelecimento de relações entre as partes do texto. d) Reflexão crítica sobre as temáticas tratadas e validade das informações. e) Compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos em textos pertencentes a gêneros diversos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q911472 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024Sobre os gêneros Orais, analise os itens a seguir: I. Oralidade e escrita são práticas e usos da língua com características próprias, mas não suficientemente opostas para caracterizar dois sistemas linguísticos nem uma dicotomia II. O processo de comunicação oral dá-se de forma espontânea, improvisada, ou como escrita oralizada e consiste de elementos verbais e paraverbais – postura do orador, gestos, voz, entonação, imagens e notas de apoio. A presença do oral, geralmente, quando se dá em sala de aula, ocorre atrelada à estrutura escrita da língua. III. O ensino da língua oral ocupa pouco espaço nas escolas, o que é, de certa forma, contraditório, uma vez que, antes mesmo de aprendermos a ler e a escrever. Está(ão) CORRETO(S): a) II, III, apenas. b) I, III, apenas. c) I, II, III. d) I, apenas. e) I, II, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← Anterior
11 Q911468 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024De acordo o Art. 14, § 1º da Lei nº 9.394/96 – LDB, O Conselho Escolar, órgão deliberativo, será composto do Diretor da Escola, membro nato, e de representantes das comunidades escolar e local, eleitos por seus pares nas seguintes categorias: I. Professores, orientadores educacionais, supervisores e administradores escolares. II. Demais servidores públicos que exerçam atividades administrativas na escola. III. Estudantes. IV. Pais ou responsáveis. V. Membros da comunidade local. Estão CORRETAS: a) I, II, III, IV, V. b) II, III, IV, V, apenas. c) I, II, IV, V, apenas. d) I, II, III, V, apenas. e) I, III, IV, V, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q911471 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024Sobre diversidade e aprendizagem, analise os itens a seguir: I. A inclusão percorre caminhos cheios de desafios para atender às diferenças na educação. Investigo quais são esses aminhos, aponto os desafios e apresento sugestões. Assumir e enfrentar as diferenças das pessoas: físicas, mentais, afetivas, socioculturais, o preconceito, as dificuldades, suporte pedagógico especializado e diferenciado. II. Reconhecer que as crianças podem aprender juntas, mesmo com objetivos e processos diferentes leva os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças com necessidades especiais e incentiva o atendimento integrado ao professor de classe comum. III. A diversidade é uma condição inerente a toda situação de ensino e aprendizagem, onde os alunos compartilham sua história pessoal e experiências anteriores. Isso permite construir conhecimento numa dinâmica de interação única e particular. IV. Entre as principais fontes da motivação, são interesses pessoais, atribuição interna ou externa de sucessos e fracassos, a relevância dos conteúdos para a vida e identidade pessoal, autoeficácia diante das tarefas, objetivos de aprendizagem e teorias de inteligência. Este seria um fator importante que evidencia uma diversidade de disposições de participação por parte dos alunos. Estão CORRETOS: a) I, II, III, IV. b) II, III, apenas. c) II, III, IV, apenas. d) I, II, IV, apenas. e) I, II, III, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q911474 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024De acordo com o Art. 28 da Lei nº 9.394/96. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente: I. Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos das escolas do campo, com possibilidade de uso, dentre outras, da pedagogia da alternância. II. Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas. III. Adequação à natureza do trabalho na zona rural. IV. O fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas será precedido de manifestação do órgão normativo do respectivo sistema de ensino,que considerará a justificativa apresentada pela Secretaria de Educação, a análise do diagnóstico do impacto da ação e a manifestação da comunidade escolar. Estão CORRETAS: a) I, II, III, apenas. b) II, III, IV, apenas. c) I, II, IV, apenas. d) I, III, IV, apenas. e) I, II, III, IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q911476 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024“Estabelecer relações de intertextualidade e interdiscursividade que permitam a identificação e compreensão dos diferentes posicionamentos e/ou perspectivas em jogo, do papel da paráfrase e de produções como as paródias e a estilizações(BNCC)”, é uma prática de leitura que inter-relacionada com a seguinte dimensão: Assinale a alternativa CORRETA: a) Reconstrução e reflexão sobre as condições de produção e recepção dos textos pertencentes a diferentes gêneros e que circulam nas diferentes mídias e esferas/campos de atividade humana. b) Dialogia e relação entre textos. c) Reconstrução da textualidade, recuperação e análise da organização textual, da progressão temática e estabelecimento de relações entre as partes do texto. d) Reflexão crítica sobre as temáticas tratadas e validade das informações. e) Compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos em textos pertencentes a gêneros diversos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q911472 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Ensino Fundamental I, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024Sobre os gêneros Orais, analise os itens a seguir: I. Oralidade e escrita são práticas e usos da língua com características próprias, mas não suficientemente opostas para caracterizar dois sistemas linguísticos nem uma dicotomia II. O processo de comunicação oral dá-se de forma espontânea, improvisada, ou como escrita oralizada e consiste de elementos verbais e paraverbais – postura do orador, gestos, voz, entonação, imagens e notas de apoio. A presença do oral, geralmente, quando se dá em sala de aula, ocorre atrelada à estrutura escrita da língua. III. O ensino da língua oral ocupa pouco espaço nas escolas, o que é, de certa forma, contraditório, uma vez que, antes mesmo de aprendermos a ler e a escrever. Está(ão) CORRETO(S): a) II, III, apenas. b) I, III, apenas. c) I, II, III. d) I, apenas. e) I, II, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro