Questões de Concursos Públicos: Ensino Religioso

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11 Q899492 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a época do nascimento de Jesus em Belém da Judeia, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Ao saber do nascimento do “Filho de Deus”, e que esse bebê era o esperado Rei dos Judeus, __________ ordenou a morte de crianças, com até dois anos, que tivessem nascido em Belém, intencionando matar entre elas o menino Jesus.

12 Q899493 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Com o desenvolvimento histórico e as contínuas deliberações normativas e instituídas via constituições, o Ensino Religioso foi se fundamentando como disciplina em escolas públicas de ensino fundamental de forma facultativa, sem proselitismos e com determinações voltadas ao respeito à pluralidade cultural e religiosa, às liberdades e à dignidade humana. Sobre o Ensino Religioso na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal de 1988, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Todas as pessoas, independentemente de classe social, etnia, raça, gênero, sexualidade, nacionalidade, posicionamento político, crença religiosa, etc., devem ser respeitadas enquanto indivíduos ou grupos de indivíduos.

( ) O Estado não pode ser portador de uma confissão religiosa, tampouco pode influenciar a liberdade de culto e manifestação religiosa, ou beneficiar determinada religião em detrimento das outras.

( ) Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

13 Q899494 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A herança escravocrata, colonialista e conservadora ainda se faz presente e apresenta pontos de resistência em diversos setores brasileiros. Assim, o desafio de instaurar ações subsidiadas pela alteridade é imenso e, para ser superado, necessita de políticas públicas ética e socialmente posicionadas. Sobre as políticas públicas na área da educação e seu contexto histórico e cultural, analisar os itens.


I. Políticas públicas são ações realizadas pelo governo a partir de suas percepções sobre as necessidades da população, porém a visão sociopolítica e econômica do governo não possui nenhuma influência diretamente sobre o planejamento das ações.

II. Políticas educacionais são ações efetivadas pelo governo na área da educação, mais especificamente no contexto escolar e no âmbito do ensino e da aprendizagem.

III. No Brasil, tanto nas escolas privadas confessionais quanto nas escolas públicas, em vários momentos históricos, a religião foi apresentada com um viés institucional católico, e sua pedagogia era confessional e proselitista.


Está CORRETO o que se afirma:

14 Q899495 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A respeito da Imanência e Transcendência, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Imanência. (2) Transcendência.

( ) Está ligada à realidade imaterial, de uma natureza metafísica e puramente teórica e racional.
( ) As tradições judaico-cristã e islâmica estão baseadas na noção de um Deus sublime.
( ) Está ligada à realidade material, apreendida imediatamente pelos sentidos do corpo. Relaciona-se às religiões panteístas, como as religiões africanas e o hinduísmo.

15 Q899486 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a Educação Básica, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a linearidade e não a complexidade desse desenvolvimento, estimulando visões reducionistas que privilegiam a dimensão emocional.
( ) É preciso assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto.
( ) A escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de discriminação e preconceito.

16 Q899487 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular: Ensino Religioso, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O mito, o rito, o símbolo e as divindades alicerçam as crenças, entendidas como um conjunto de ideias, conceitos e representações estruturantes de determinada tradição religiosa.

( ) As crenças fornecem respostas teológicas aos enigmas da vida e da morte, que se manifestam nas práticas rituais e sociais sob a forma de orientações, leis e costumes.

17 Q899488 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

De acordo com Matos (2008), “O estudo da Teologia não se restringe aos intelectuais e acadêmicos. Não é um meio de se destacar entre os sábios e entendidos em matéria de religião”. A etimologia da palavra Teologia é:

18 Q899489 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

De acordo com Pascual (2005), “É porque a vida está cheia de mistérios e Deus é um mistério, que a revelação está na base da experiência humana religiosa”. Livros sagrados são, basicamente, revelação e inspiração divina. Considerando-se os principais Livros Sagrados de cada crença, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Religião Cristã. (2) Religião Judaica. (3) Religião Islâmica. (4) Religião Budista.

( ) Torá. ( ) Corão. ( ) Bíblia. ( ) Tripitaka.

19 Q899490 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se as doutrinas religiosas, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Doutrina, um termo que deriva do latim doctrīna, sendo um conjunto de ensinamentos que se baseia num sistema de crenças. A noção de doutrina também está relacionada com o corpo de um ____________ (formado por enunciados certos e irrefutáveis) e com os princípios legislativos.

20 Q899491 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Os jesuítas permaneceram no Brasil como mentores da educação escolar por um período de 210 anos. Estruturados como uma organização moderna para o seu tempo, conquistaram efetivação na catequese e na educação no período colonial. A respeito deste aspecto da ação missionária, analisar os itens.

I. Os missionários viviam em uma ambivalência: eram sujeitos da Igreja e funcionários do Estado; colonizadores e evangelizadores; e viviam divididos entre os interesses religiosos e os interesses do poder.

II. A prática pedagógica adotada remetia à escolástica medieval, configurando-se como Pedagogia tradicional que, na sua vertente religiosa, tornava a educação um sinônimo de catequese e evangelização.

III. Os jesuítas foram indubitavelmente os maiores artífices deste equilíbrio e, para conservá-lo, eles imprimiram na Igreja um movimento progressivo que tende a dar certas satisfações às exigências da ciência e da filosofia.


Está CORRETO o que se afirma: