Questões de Concursos: Especialista em Desenvolvimento Humano

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11 Q324682 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A Emenda Constitucional n.º 53/2006, que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério (FUNDEB), limitou a utilização dos recursos desse fundo ao ensino fundamental.

12 Q388220 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

A colonização do Brasil seguiu os padrões da realidade europeia da Idade Moderna, assinalada por absolutismo político e mercantilismo econômico. Ela efetivamente se iniciou com a agroindústria açucareira, seguida em importância econômica pela mineração. As circunstâncias da política europeia no início do século XIX contribuíram significativamente para a independência do Brasil. Única monarquia em uma América republicana, o Brasil passou por sérias crises nas primeiras décadas de Estado nacional. A estabilidade política e econômica veio com a cafeicultura e perdurou em parte do Segundo Reinado.

A partir dessas informações, julgue os próximos itens, relativos à história do Brasil colonial e monárquico.

O Brasil foi colonizado segundo princípios políticos liberais e, na economia, de acordo com padrões impostos pelo capitalismo.

13 Q388376 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Durante grande parte do século XIX, adotou-se, no Brasil, a monarquia como forma de governo. Nesse mesmo período, os países vizinhos do Brasil eram já todos republicanos. Julgue os próximos itens, acerca do período imperial do Brasil.

O Conselho de Estado também era responsável pelo julgamento de recursos judiciais relativos a processos que tivessem o imperador como réu.

14 Q471713 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que há estreita relação entre nutrição e atividade física, e que essa relação deve ser observada pelas pessoas, a fim de se otimizar os efeitos saudáveis de ambas, julgue os próximos itens.

Alimentos ricos em proteínas fornecem aminoácidos que asseguram o desenvolvimento apropriado da musculatura e reduzem o risco de anemia por deficiência de ferro.

15 Q805987 | Legislação e Decretos, Decreto lei n 3365 1941 Dispõe sobre desapropriações por utilidade pública, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Decreto-lei nº. 3.365/1941, julgue os itens a seguir.

Esse decreto constitui importante mecanismo legislativo, com implicações significativas em áreas urbanas que abriguem grandes eventos, como, por exemplo, a Copa do Mundo de Futebol.

16 Q388749 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

A transição do regime militar ao poder civil foi longa e difícil, culminando na eleição indireta de Tancredo Neves. Os primeiros anos da Nova República foram marcados pela crise econômica e pelos trabalhos constituintes, dos quais resultou a Constituição Federal de 1988. Depois de sucessivas tentativas fracassadas, o Plano Real, de 1994, conseguiu controlar o alto índice de inflação, dar valor à moeda e estabilizar a economia. A regularidade do calendário eleitoral, com os eleitores indo às urnas a cada dois anos, atesta o crescente amadurecimento da democracia política no Brasil.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir, relativos à história do Brasil contemporâneo.

O Plano Real foi o grande êxito econômico alcançado pelo governo de Itamar Franco.

17 Q328081 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Especialista em Desenvolvimento Humano, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos ES, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios da educação comparada, julgue os itens que se seguem.

O componente crítico da educação comparada, cujo foco é a conscientização, confere uma perspectiva emancipadora aos estudos comparativos.

18 Q388223 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que a economia e a sociedade brasileira passaram por profundas mudanças na primeira metade do século XX, julgue os seguintes itens, relativos a esse período.

O poder político da oligarquia agrária brasileira encerrou-se com a Revolução de 1930.

19 Q472936 | Educação Física, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

No campo da educação física, os esportes coletivos são manifestações muito utilizadas pelos profissionais porque há consenso de que, quando adequadamente aplicados, eles têm um potencial efetivo de educação. Cada um desses esportes, entretanto, possui características próprias quanto às suas habilidades motoras e regras básicas para as suas respectivas práticas. Assim, o professor deve enfatizar a aprendizagem de seus fundamentos e regulamentos próprios a fim de garantir que os praticantes ganhem competência na qualidade de seus movimentos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens conseguintes, a respeito de alguns esportes coletivos.

O conjunto básico de fundamentos do handebol para a prática dessa modalidade esportiva é formado pelo passe e pela recepção.

20 Q388890 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Durante grande parte do século XIX, adotou-se, no Brasil, a monarquia como forma de governo. Nesse mesmo período, os países vizinhos do Brasil eram já todos republicanos. Julgue os próximos itens, acerca do período imperial do Brasil.

As estruturas econômicas e sociais mantiveram-se praticamente inalteradas após o processo de independência.

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