Questões de Concursos: Especialista em Infraestrutura

Prepare-se para a prova com questões de Especialista em Infraestrutura de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q751390 | Engenharia Agronômica, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 89 a 98, relativos a recursos hídricos.

As demandas mensais de água de cada parcela são obtidas multiplicando-se o número de hectares de cada cultura pela respectiva necessidade de água para irrigação e pelo valor calculado da eficiência de aplicação.

22 Q809460 | Legislação Federal, Lei 11107 2005, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

A prestação de serviços de saneamento passou a ter novos fundamentos a partir das Leis n.º 11.107/2005 e n.º 11.445/2007, e esses instrumentos legais passaram a nortear aspectos importantes para o saneamento, como planejamento e interação entre entes federados. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.

O plano que servirá de base para a prestação de determinado serviço público de saneamento deverá abranger mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas.

23 Q792134 | Engenharia Sanitária, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Os projetos de saneamento básico compreendem o detalhamento dos componentes dos diversos sistemas, com especificação detalhada para permitir segurança em todas as etapas que resultam na entrega final da obra para a utilização pela comunidade. Com relação aos projetos dos componentes dos sistemas de saneamento, julgue os itens que se seguem.

Em linha adutora para abastecimento com trechos de tubulação abaixo da linha piezométrica absoluta, é necessária a instalação de ventosas.

24 Q751979 | Engenharia Agronômica, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.

Na fase de pré-viabilidade, as estimativas econômicas e de engenharia, que não necessitam ser precisas, têm o objetivo de encontrar a melhor alternativa, e não de verificar se as alternativa são viáveis.

25 Q750167 | Engenharia Agronômica, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca das fases de planejamento de pré-viabilidade e de viabilidade no planejamento dos projetos de irrigação, julgue os itens de 67 a 76.

Nos estudos regionais e de pré-viabilidade, são efetuados leiautes preliminares das principais estruturas do projeto, a partir de plantas topográficas existentes. O custo das grandes instalações do projeto é avaliado por meio de curvas e tabelas de custos desenvolvidas para projetos similares; no caso dos sistemas secundários e parcelares, utilizam-se valores de custos por hectare de projeto em áreas com as mesmas características.

26 Q792693 | Engenharia Sanitária, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

No desenvolvimento de projetos de saneamento, a etapa preliminar da concepção é aquela que contempla estudos referentes ao estabelecimento de diretrizes, parâmetros e demais condições necessárias para a melhor caracterização das condições de contorno e do funcionamento esperado do sistema a ser projetado. Acerca dos estudos de concepção, de seus componentes e dos principais resultados, julgue os itens seguintes.

A concepção tem como um dos objetivos o diagnóstico do sistema existente.

27 Q751890 | Engenharia Agronômica, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 89 a 98, relativos a recursos hídricos.

Para que um projeto de irrigação possa ser aceito, em qualquer mês ou ano de análise, é imprescindível que o benefício seja maior do que o custo. Essa comparação é obtida por meio da taxa interna de retorno, da relação custo/benefício e do valor presente líquido.

28 Q749696 | Engenharia Agronômica, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca da classificação de terras para irrigação e da avaliação de projetos de irregação, julgue os itens de 77 a 88.

O pH pode ser instrumento valioso nas estimativas gerais dos níveis aproximados das medidas corretivas de certas deficiências (gesso ou ácido sulfúrico para solos ácidos, calcário para solos sódicos), para fins de determinação dos impactos econômicos nas classes de terras.

29 Q528005 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Ao preparar o canteiro de obras para executar reparos e ampliação de uma ponte em rodovia situada na cota de 3.500 m, na encosta dos Andes, um engenheiro determinou que a bomba centrífuga radial que forneceria água para a preparação do concreto a ser aplicado no tabuleiro da ponte fosse instalada em poço estanque, junto à corrente, com eixo afogado pelo menos 2 m. Essa recomendação, conforme explicou o engenheiro a seu encarregado, tinha por objetivo evitar a cavitação na entrada da bomba. Ele solicitou, ainda, a instalação de crivo, registro de gaveta e redução excêntrica, no trecho de sucção, a montante da bomba, e redução excêntrica, válvula de retenção e registro de gaveta imediatamente a jusante da bomba, no trecho de recalque. Antes de ultimar seus cálculos, para ter certeza da adequação do desempenho da instalação proposta para o recalque da vazão necessária, mediu a altura geométrica da instalação e os comprimentos dos condutos de sucção e recalque. Após terminar o dimensionamento do desempenho do conjunto bombainstalação, concluiu que a vazão a ser recalcada pelo conjunto proposto seria inferior à vazão requerida e, logo em seguida, iniciou o estudo do sistema de bombeamento sugerido, para propor alterações que permitissem o aumento da vazão a ser recalcada.

Com referência a essa situação hipotética e a conhecimentos a ela relacionados, julgue os itens seguintes.

A válvula de retenção proposta para o trecho de recalque evita danos nas gaxetas de vedação do eixo da bomba advindos de sobrepressões.

30 Q749513 | Engenharia Agronômica, Especialista em Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a planejamento regional de irrigação e projetos de irrigação.

Uma das fases do planejamento regional consiste na realização de estudos complementares para certificar a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental dos sistemas hidráulicos da área em que se pretende implantar a irrigação.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.