Questões de Concursos: Farmácia

Prepare-se para a prova com questões de Farmácia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q212628 | Farmácia, Farmácia, ENADE, INEP

O uso abusivo de bebidas alcoólicas representa muito mais que uma dificuldade individual do dependente, configurando-se como um problema de saúde pública. Se considerarmos os efeitos físicos do uso do etanol, é possível elencar uma série de doenças, tais como: hepáticas graves, pancreatite, doenças circulatórias, obesidade, carências nutricionais, neuropatias, sem contar os aspectos da agressividade e problemas domésticos propiciados pelo uso do álcool ou sua síndrome de abstinência.

No que se refere aos efeitos adversos do etanol, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Entre as principais complicações associadas ao uso abusivo e agudo de bebidas alcoólicas está a perda de memória, psicose, hiperglicemia e dificuldade de confabulação.

PORQUE

II. O etanol age sobre o sistema gabaérgico promovendo uma significativa depressão do Sistema Nervoso Central, alterando aspectos desde comportamentais até motores, como a coordenação de movimentos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

12 Q212104 | Farmácia, Farmácia, ENADE, INEP

Texto associado.

Texto para as questões 13 e 14

A aterosclerose é uma doença crônica, de evolução lenta e silenciosa, caracterizada por uma placa gordurosa endurecida, pela presença anormal de células e outros elementos na parede arterial. As manifestações clínicas tardias incluem o infarto e o derrame cerebral, que são considerados os principais causadores de mortes no mundo. Hábitos alimentares centrados na ingestão de altas taxas de carboidratos e lipídios, associados ao sedentarismo, ao estresse e ao hábito de fumar contribuem para a instalação da doença. O componente genético também exerce papel de destaque nesse processo fisiopatológico, associado à regulação da biossíntese de colesterol, à distribuição relativa das lipoproteínas e à disponibilidade de receptores celulares de LDL.

O principal exame laboratorial, na prática clínica, que auxilia na evidenciação do risco da formação do ateroma e fornece parâmetros para a conduta clínica é o perfil lipídico. Esse exame determina os níveis de colesterol total (CT) e suas frações (HDL, LDL e VLDL colesterol), triglicerídeos e permite a análise do aspecto do soro em condições padronizadas. Dessa forma, é possível identificar situações como a de dois pacientes do gênero masculino (A e B); da mesma faixa etária; ambos fumantes e não sedentários; os dois apresentam os mesmos valores de CT = 205 mg/dL e colesterol HDL = 30 mg/dL; mas o paciente A tem um soro lipêmico sem sobrenadante e triglicerídeos igual a 375 mg/dL; enquanto o paciente B, um soro sem lipemia e triglicerídeos igual a 80 mg/dL.

Valores de referência: CT até 160 mg/dL; HDL maior que 50 mg/dL; LDL até 100 mg/dL ; Triglicerídeos até 150 mg/dL (Portaria nº 200, de 25 de fevereiro de 2013 - Ministério da Saúde)

A respeito do impacto dos fatores não genéticos apontados no texto, assinale a opção correta.

13 Q477451 | Farmácia, Patologia Clínica, Farmácia, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Bastonetes de Auer são peculiaridades da:

14 Q211761 | Farmácia, Farmácia, ENADE, INEP

O Governo Federal tem se empenhado para introduzir a prática da prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos para os usuários do sistema público de saúde. Nesse sentido, o Ministério da Saúde (MS) implementou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (2006), o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (2009) e, por meio da Portaria nº 886, de 20 de abril de 2010, instituiu a Farmácia Viva no âmbito do SUS.

Considerando as informações acima e com relação às plantas medicinais e fitoterápicos, avalie as afirmações a seguir.

I. A política defendida pelo MS considera a necessidade e a ampliação da oferta de fitoterápicos e de plantas medicinais que atendam às demandas e às necessidades locais.

II. A Farmácia Viva fica sujeita ao disposto em regulamentação sanitária e ambiental específicas, a serem emanadas pelos órgãos regulamentadores afins.

III. Plantas regionais, nativas e obtidas por extrativismo devem fazer parte do conjunto de plantas que constituem a Farmácia Viva de todas as regiões do País.

IV. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS apresenta o preceito da pluralidade na saúde brasileira, baseandose no princípio de que cidadãos socialmente iguais, em direitos e deveres, podem ser diferentes, em percepções e necessidades para a promoção de sua saúde.

É correto o que se afirma em

15 Q475405 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, SES CE, UECE

Em relação aos benzodiazepínicos e barbitúricos, é correto afirmar:

16 Q477601 | Farmácia, Farmacocinética, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Sobre fármacos benzodiazepínicos, é correto afirmar que

17 Q211683 | Farmácia, Farmácia, ENADE, INEP

Uma das principais finalidades dos exames laboratoriais é auxiliar no diagnóstico clínico. Para que o laboratório de análises clínicas possa atender, adequadamente, a esse propósito, é indispensável que o preparo do paciente, a coleta, o transporte e a manipulação dos materiais biológicos obedeçam a determinadas regras. Antes da coleta de sangue é importante conhecer, controlar e, se possível, evitar algumas variáveis que possam interferir na exatidão dos resultados. Classicamente, essas variáveis são referidas como condições pré-analíticas.

Considerando a especificidade e importância dessas variáveis pré-analíticas para a qualidade dos exames laboratoriais, avalie as afirmações a seguir.

I. A hemólise in vitro, dependendo da intensidade, pode causar aumento na atividade plasmática de enzimas, como aldolase, aspartato aminotransferase, fosfatase alcalina e desidrogenase láctica; bem como diminuir as dosagens de potássio, magnésio e fosfato.

II. A aplicação prolongada do torniquete (garroteamento) provoca aumento da pressão intravascular no território venoso, facilitando a saída de líquido e de moléculas de baixo peso molecular para o espaço intersticial, resultando em hemoconcentração relativa.

III. A atividade física possui efeito transitório sobre alguns componentes sanguíneos devido à mobilização de água e outras substâncias, entre os diferentes compartimentos corporais, além das variações nas necessidades energéticas do metabolismo.

IV. A utilização de drogas ou medicamentos pode causar variações nos resultados laboratoriais, seja pelo próprio efeito fisiológico in vivo ou pela interferência analítica, in vitro. Um exemplo de interferência in vivo é a administração de isotretinoína para tratamento de acne, pois ela altera o perfil lipídico.

É correto o que se afirma em

18 Q476942 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Caruaru PE, IPAD

A imunoeletroforese foi introduzida a partir dos trabalhos de Pierre Grabar quando utilizou a eletroforese de proteínas de fluidos biológicos em gel de ágar, seguida de imunodifusão. Neste sentido, em relação à técnica imunoeletroforética, assinale a alternativa incorreta:

19 Q477327 | Farmácia, Farmacocinética, Farmácia, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

O salbutamol é um protótipo dos agonistas ß2-seletivos, sendo muito utilizado no tratamento da asma. Neste contexto, assinale a alternativa incorreta:

20 Q381003 | Biologia, Genética, Farmácia, Prefeitura de Caruaru PE, IPAD

O complexo principal de histocompatibilidade (MHC) consiste em um conjunto de genes que nos seres humanos representa cerca de 0,1% de genoma e está situado no braço curto do cromossomo 6. Neste contexto, considere as seguintes afirmativas:

1. O termo HLA (antígenos leucocitários humanos) refere-se apenas ao MHC humano.

2. As moléculas do HLA encontram-se envolvidas no reconhecimento do antígeno pelos linfócitos T.

3. As moléculas HLA podem provocar respostas imunológicas na rejeição de tecidos transplantados.

4. HLA-A, HLA-B, HLA-C e HLA-DQ são moléculas da classe I formadas por glicoproteínas polimórficas de cadeia de 44kDa.

Das afirmativas acima, estão corretas

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.