Questões de Concursos: Filosofia

Prepare-se para a prova com questões de Filosofia de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

111 Q902052 | Filosofia, Ética e Liberdade, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

David Hume elaborou uma ética baseada na observação dos fenômenos sociais e do comportamento humano. Assim, sua ética das virtudes tem uma forte base empírica e apresenta a compreensão de que:

112 Q902054 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com a filósofa estadunidense Nancy Fraser (2020), o capitalismo é, na modernidade, um regime de organização social que condiciona não apenas as transações econômicas, mas também as práticas políticas. Para a autora, o capitalismo diferencia-se do feudalismo porque se caracteriza por um conjunto de separações institucionais em meio às quais a esfera econômica é privada, não pública. Desse modo, Nancy Fraser entende o capitalismo como:

113 Q902567 | Filosofia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Leia o excerto a seguir e responda à questão:
“A sociedade moderna está baseada na ideia de que as inteligências são desiguais e que a construção de uma sociedade democrática, republicana, precisa proceder a uma ‘redução’ dessa desigualdade. Daí a construção dos sistemas de instrução pública, como forma de levar a emancipação intelectual a todos e a cada um.”
Fonte: Gallo, 2020, p. 87.

De acordo com o excerto e com a reflexão realizada pelo autor, qual é a crítica principal que ele desenvolve?

114 Q902569 | Pedagogia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Segundo Lorieri (2002), o ensino de filosofia deve nortear-se, no mínimo, por questões que abordem:

115 Q902060 | Pedagogia, Concepções de mundo, Filosofia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“No processo de trabalhar com textos especificamente filosóficos, com outras estruturas e outros registros e no esforço de articular os conhecimentos filosóficos e outras expressões culturais, assim como de debater e de elaborar dissertações, o aluno aprende a examinar o texto como algo que não se encontra fechado em si mesmo, mas aberto a interpretações e a problematizações diversas. De fato, a habilidade hermenêutica supõe a contextualização dos conhecimentos filosóficos sob diversos aspectos” (BRASIL. Ministério da Educação. Orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais: Filosofia. Brasília: MEC/SEF, 2000).


Considerando o trecho acima, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os aspectos de contextualização do conhecimento filosófico descritos no documento.

116 Q902573 | Pedagogia, Concepções de mundo, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Severino (2007) propõe a organização de sua obra e, indiretamente, do ensino e a aprendizagem da filosofia, a partir de dois grandes eixos de reflexão, são eles:

117 Q902574 | Filosofia, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Severino (2016), ao refletir sobre “Novos habitantes ocupam o planeta” desenvolve o capítulo, conforme o próprio autor, com uma perspectiva, RESPECTIVAMENTE:

118 Q902575 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Gallo (2007, In Silveira & Goto, 2007) propõe que “Para ensinarmos filosofia é importante que definamos qual sua especificidade, isto é, aquilo que apenas a filosofia pode fazer, diferentemente de qualquer outro tipo de saber ou área do conhecimento” (p. 22).
A partir das considerações apresentadas pelo autor no texto, é possível depreender que são características da filosofia:

119 Q902577 | Pedagogia, Concepções de mundo, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Avalie o(s) enunciado(s) a seguir, de acordo com a obra de Kohan (2002):

I. O ensino de filosofia deve provocar experiências de leitura que transformem a relação dos alunos com a filosofia.
II. Kohan defende que a filosofia deve ser ensinada de forma apologética e condenatória.
III. A obra discute a importância de pensar diversas formas de conceber a filosofia e uma pluralidade de sentidos para ensiná-la.
IV. Kohan argumenta que a filosofia deve ser ensinada apenas como um conjunto de verdades afirmativas e negativas.
V. A obra sugere que o ensino de filosofia deve incomodar as verdades adormecidas e promover uma reflexão crítica.

Estão CORRETOS:

120 Q902579 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Filosofia, IFES, IF ES, 2024

Segundo Russel (2015, p. 17) “As concepções de vida e mundo que denominamos ‘filosóficas’ são fruto de dois fatores: primeiro, das concepções religiosas e éticas herdadas; depois, do tipo de investigação que pode ser chamada ‘científica’, palavra que usamos aqui em seu sentido mais vasto. Cada filósofo diferiu amplamente no que diz respeito às proporções em que esses dois fatores influíram em seus sistemas, mas é a presença de ambos, em algum grau, o que caracteriza a filosofia.”

A partir dessa reflexão, assinale a afirmativa que explica adequadamente o argumento do autor sobre essa afirmação:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.