Questões de Concursos: Fiscal Federal Agropecuário

Prepare-se para a prova com questões de Fiscal Federal Agropecuário de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q475399 | Farmácia, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Considerando os processos de eliminação de fármacos do organismo, julgue os itens a seguir.

A etapa mais importante da excreção renal é a filtração glomerular, uma vez que os processos de transporte ativo e passivo, que ocorrem nos túbulos, exercem pouca influência na eliminação de drogas do organismo.

12 Q477561 | Farmácia, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, com referência às vias de administração de fármacos.

A administração de fármacos por via oral é bastante segura e econômica. Além disso, devido às características do epitélio do trato gastrointestinal (área e capacidade absortiva), não há variações importantes quanto ao percentual de absorção em função da natureza do medicamento.

13 Q749834 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, NCE

A mosca branca (Bemisia argentifolii) possui vários hospedeiros, incluindo culturas de grande expressão econômica e vegetação espontânea, e vem causando prejuízos significativos em diversas culturas. As principais medidas preventivas recomendadas pelo MAPA são:

14 Q811511 | Legislação Federal, Lei 9973 2000, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, NCE

A Lei No 9.973, de 29 de maio de 2000, dispõe sobre o sistema de armazenagem dos produtos agropecuários. De acordo com essa Lei, o depositário é responsável pela guarda, conservação, pronta e fiel entrega dos produtos que tiver recebido em depósito. Assim:

15 Q805085 | Legislação e Decretos, Decreto n 3664 2000 Revogado pelo Decreto n 6268 2007, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, NCE

O Decreto Nº 3.664, de 17 de novembro de 2000, determina a fiscalização da classificação dos produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos de valor econômico. A fiscalização será exercida:

16 Q749312 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Um fiscal federal agropecuário, ligado à área de fiscalização de fertilizantes, corretivos e inoculantes é designado para proceder à fiscalização de uma misturadora de fertilizante.

Com base na legislação em vigor e considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem acerca dos procedimentos das pessoas envolvidas.

Estando no interior da empresa e no exercício de suas atribuições, o fiscal exigiu do gerente do estabelecimento que fosse designado um funcionário para ajudá-lo na coleta e no transporte das amostras.

17 Q749568 | Engenharia Agronômica, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Um produtor rural adquiriu, para uso em sua propriedade, uma certa quantidade do herbicida Poderoso 500 CE, mediante receituário agronômico. As características do herbicida são as seguintes: pós-emergente, sistêmico, de absorção foliar por meio dos estômatos e translocação via floema. A pulverização foi feita usando-se um pulverizador tratorizado com tanque com capacidade para 1.000 L, equipado com pontas de pulverização em leque, de distribuição de jato elíptica com ângulo de 110º. No preparo da calda, utilizou-se 10 L do herbicida em um tanque cheio. A pressão de pulverização foi de 3,0 kg/cm2, dando uma vazão de 200 L de calda por hectare. As condições atmosféricas durante a aplicação eram de céu claro, sem chuvas, temperatura de 25º C, umidade relativa do ar de 50% e ventos de 5 km/h. As plantas encontravam-se em plena atividade e desenvolvimento vegetativo durante a pulverização.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Em caso de deficiência hídrica, o efeito do herbicida seria mais intenso, uma vez que as plantas daninhas estariam mais estressadas.

18 Q721163 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Fiscal Federal Agropecuário, Ministério da Agricultura, CESPE CEBRASPE

Embora presentes no processo legislativo brasileiro há bastante tempo, as comissões parlamentares de inquérito (CPIs) ganharam relevância e enorme destaque nos últimos anos, especialmente a partir da promulgação da Constituição da República de 1988. Julgue os itens abaixo, que dizem respeito às CPIs que, no passado recente e nos dias atuais, tiveram e têm relevante papel no cenário institucional brasileiro.

Na Câmara dos Deputados, uma CPI convocada para investigar desmandos e irregularidades no futebol brasileiro foi atropelada pela chamada "bancada da bola": deputados com notória vinculação a clubes e federações impediram que o relatório final, contendo pesadas acusações a dirigentes esportivos, fosse aprovado.

19 Q477706 | Farmácia, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação à absorção e à distribuição de fármacos.

A distribuição de fármacos, em sua fase inicial, depende fundamentalmente do débito cardíaco e do nível de perfusão tecidual, razão pela qual órgãos bastante perfundidos, tais como o coração, os rins e o cérebro, recebem maior quantidade de fármaco nessa fase. Na etapa seguinte, a droga se difunde para o interior dos tecidos, independentemente de sua ligação a proteínas plasmáticas e de sua lipossolubilidade.

20 Q450865 | Direito do Consumidor, Publicidade enganosa e abusiva, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, CESPE CEBRASPE

Independentemente do juízo que dela se possa fazer, a atual Constituição brasileira, chamada de "cidadã", pela qual presidiu o processo constituinte o deputado Ulysses Guimarães, reflete um novo tempo na história do país: o fim do regime de exceção e o esforço no sentido de se aprofundar a democracia e o respeito à cidadania, além de sua identificação com as transformações operadas na sociedade mundial. A propósito desse cenário, de que a Carta Magna de 1988 foi emblema, julgue os itens a seguir.

Ao contrário do que se possa imaginar, o CBDC não fala em "propaganda enganosa e abusiva" como algo que agrida o direito do consumidor; isso se explica pelo fato de que a lei maior, a Constituição, proíbe toda e qualquer forma de censura.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.