Questões de Concursos: Fiscal Sanitário

Prepare-se para a prova com questões de Fiscal Sanitário de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q917816 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Considerando a classificação de risco na vigilância sanitária, qual é a exigência para os estabelecimentos classificados como de risco alto (Nível risco III) antes de iniciarem suas atividades?

32 Q882695 | Sociologia, Sociedade civil, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Leia os textos a seguir, e assinale:


1. Cidadania.

2. Participação Social.

3. Participação Cidadã.

4. Participação Comunitária.


( ) È considerada na Constituição Federal uma das formas mais avançadas de democracia, pois determina uma nova relação entre o Estado e a Sociedade, de maneira que as decisões sobre as ações na saúde deverão ser negociadas com os representantes da sociedade, uma vez que eles conhecem a realidade da saúde das comunidades.

( ) Significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive.

( ) É a redistribuição de poder que permite aos cidadãos, excluídos dos processos políticos e econômicos, serem ativamente incluídos.

( ) É um termo que lança um olhar mais amplo sobre o tema, em que a comunidade pode participar na política, economia, saúde, etc. O fruto dessa participação é um benefício universal.


Assinale a sequência CORRETA é:

33 Q918563 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Na gestão dos serviços relacionados à saúde pública, a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita aos órgãos competentes por profissionais de saúde, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes, denomina-se:

34 Q918565 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução benígna na forma clássica, e grave quando se apresenta na forma hemorrágica, considerada uma arbovirose, que tem o Aedes aegypti como mosquito vetor, é conhecida como:

35 Q894613 | Nutrição, Minerais propriedades, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Espera Feliz MG, Instituto Consulplan, 2024

O aparelho digestivo é responsável pela ingestão, digestão e absorção dos alimentos, que, por sua vez, são a fonte de energia do nosso corpo. Ou seja, a digestão é um processo de transformação física e química pelo qual passam os alimentos para poderem, assim, ser absorvidos pelo organismo. O nutriente que não precisa sofrer processo digestório para ser absorvido pelo nosso organismo trata-se de:

36 Q918566 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Sinop MT, SELECON, 2025

Uma determinada doença conhecida popularmente como “paralisia infantil”, infectocontagiosa, acometendo em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como uma das principais características a flacidez muscular, com sensibilidade conservada, atualmente encontrando-se erradicada no Brasil em virtude das ações de imunização e vigilância epidemiológica, tendo como agente Etiológico os poliovírus pertencentes ao gênero Enterovírus da família Picornaviridae, é denominada por:

37 Q917813 | Saúde Pública, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Paraty RJ, Avança SP, 2024

Na avaliação de substâncias químicas e intervenções terapêuticas, o conceito de efeito dose-resposta é fundamental para compreender como diferentes doses podem influenciar a magnitude da resposta observada. Considerando os diferentes tipos de efeito dose-resposta que podem ser identificados, quais das seguintes opções apresenta corretamente esses tipos?

38 Q894604 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTA’s, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Espera Feliz MG, Instituto Consulplan, 2024

A qualidade dos alimentos é uma das condições essenciais para a promoção e manutenção da saúde e deve ser assegurada pelo controle eficiente da manipulação em todas as etapas da cadeia alimentar. Procedimentos incorretos na manipulação de alimentos podem causar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Considerando que em uma creche aconteceu um surto de DTA em crianças que consumiram a refeição, analise as informações obtidas a partir do caso.
1. As crianças apresentaram dores abdominais, diarreia, vômitos, náuseas, dor de cabeça.
2. Após análise microbiana de amostras da refeição, detectou-se a presença do micro-organismo Escherichia Coli.
3. Supõe-se que houve contaminação por manipuladores.
4. O cardápio continha salada de alface e tomate, arroz, feijão e carne de porco assada.
Considerando a situação hipotética, assinale a preparação presente no cardápio mais provável de estar envolvida com o surto.

39 Q894605 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTA’s, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Espera Feliz MG, Instituto Consulplan, 2024

As Boas Práticas são procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos, evitando surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). Existem diversas formas de prevenção da Salmonelose, doença ocasionada pelo micro-organismo Salmonella sp. NÃO corresponde à forma de prevenção dessa DTA:

40 Q894606 | Nutrição, Fibra Alimentar, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Espera Feliz MG, Instituto Consulplan, 2024

Um aumento da massa fecal, da frequência das evacuações e/ou fluidez das fezes é conhecido como diarreia pela maioria dos pacientes. Os agentes infecciosos podem provocar diarreia por produzirem enterotoxinas no alimento contaminado que, em seguida, é ingerido. Quando o indivíduo apresenta diarreia, é indicado consumir:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.