Questões de Concursos: Fiscal de Obras e Posturas

Prepare-se para a prova com questões de Fiscal de Obras e Posturas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q708913 | Legislação Federal, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR

Texto associado.


De acordo com a Constituição Federal, incumbe ao poder público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. A Lei Federal nº 8.987/1995 trata das concessões de serviços públicos e de obras públicas e das permissões de serviços públicos, estabelecendo que toda concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários. Em face disso, sabendo que o transporte coletivo é um serviço que, no Município de Curitiba, é realizado por empresas concessionárias, considere as seguintes afirmativas:

1. Em relação aos ônibus com motor de explosão interna, os ônibus elétricos disponíveis no início de 2018 já eram notavelmente menos poluentes, e os custos de aquisição e operação, inclusive energia, já eram compatíveis com os daqueles, em especial tendo em vista a atual baixa taxa de juros da economia, viabilizando o investimento inicial pelas empresas

2. As empresas têm sido recorrentemente cobradas pela sociedade no sentido de apresentarem planilhas atualizadas de custos.

3. A manutenção periódica dos ônibus implica a segurança dos passageiros, dos motoristas, dos transeuntes e outros motoristas, e está relacionada à poluição do ar no caso de motores de explosão interna.

4. Ônibus com motor à explosão estão sujeitos a falhas técnicas, decorrentes de má qualidade dos combustíveis, que com frequência causam panes tais que lhes obrigam a pequenas paradas, atrasando o cronograma.


Tratam do princípio da atualidade as situações descritas em:

12 Q710962 | Legislação Municipal, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR

Texto associado.


A Lei Ordinária nº 1.656/1958, conhecida como Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais, enumera direitos, deveres, proibições e responsabilidades do funcionário. A respeito do assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

13 Q393417 | Direito Administrativo, Procedimento, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I. As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas na Lei Federal n.º 8.666/93.

II. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

III. A licitação será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

IV. Nos casos de inexigibilidade e dispensa de licitação não há necessidade de selecionar a proposta mais vantajosa para a administração, pois é escolhido um fornecedor único.

15 Q708487 | Legislação Municipal, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR

Texto associado.


Sobre comércio de alimentos de bebidas através de food truck em espaços públicos, é INCORRETA a condição de:

16 Q708115 | Arquitetura, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR

Texto associado.


A Norma ABNT 9050-2015 define acessibilidade como possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização (por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, tanto na zona urbana como na rural), com segurança e autonomia, de:
1. espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes.
2. informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias.
3. outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público.
Está/estão correta(s) a(s) afirmativa(s):

17 Q712030 | Segurança e Saúde no Trabalho, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR

Texto associado.


Define-se como fluxo luminoso a parcela da potência eletromagnética capaz de sensibilizar o olho humano. Sua unidade é o lúmen, igual à potência visível emitida por 1 cm2 de tungstênio aquecido a 1000 ºC. Define-se iluminância como a densidade de fluxo luminoso por unidade de área, sendo unidade o lúmen/m2 (ou lux). A norma ABNT 9050 estabelece como condições mínimas que toda rota acessível deva ser provida de iluminação natural ou artificial, com nível mínimo de iluminância de

18 Q708392 | Arquitetura, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR

Texto associado.


Segundo a ABNT 9050/2015, a sinalização tátil e visual no piso deve ser detectável por meio de contraste. O contraste visual é a diferença de luminância entre uma figura e o fundo. A intensidade luminosa da superfície se refere à emissão ou reflexão de fluxo luminoso por unidade de ângulo sólido. Já a luminância é definida como:

19 Q392702 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

“Atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos”. Esta definição, presente no art. 78 do Código Tributário Nacional, aplica-se ao:

20 Q711123 | Legislação Municipal, Fiscal de Obras e Posturas, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR

Texto associado.


No Decreto nº 176/2007, que trata da contenção de cheias, preservando as redes pluviais a jusante de cada propriedade, aparecem dois conceitos importantes: reservatório de detenção e taxa de impermeabilização. Com relação a esses conceitos, considere as seguintes afirmativas:


1. O fluxo de água de chuvas é em parte infiltrado no solo, ou é contido temporariamente em reservatórios de detenção.

2. O volume do reservatório de detenção é calculado de maneira proporcional à área total impermeabilizada do lote.

3. A taxa de impermeabilização se refere ao acabamento das paredes do reservatório.

Assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.