Questões de Concursos: Fisioterapeuta

Prepare-se para a prova com questões de Fisioterapeuta de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q211402 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

Uma paciente de 35 anos de idade, branca, com sobrepeso, em segunda gestação, com um parto anterior via vaginal, queixa-se de perda urinária quando tosse ou espirra, e, às vezes, apresenta vontade súbita de urinar, o que, frequentemente, culmina com perda urinária. Relata ainda sentir dor lombar que aumenta de intensidade ao final do dia.

Considerando o caso clínico descrito, avalie as informações a seguir que constituem condutas adequadas referentes à queixa urinária da paciente.

I. Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico (MAP), com ênfase nas fibras do tipo I e II.

II. Eletroestimulação transvaginal, alternando a frequência 10 Hz e 50 Hz durante as sessões de fisioterapia, e o fortalecimento dos MAP, com ênfase nas fibras do tipo I.

III. Realização de exercícios de propriocepção e o fortalecimento dos MAP para fibras tipo I, com uso de cones vaginais.

IV. Tratamento comportamental (diário miccional) e ações de educação em saúde postural e consciência corporal.

É correto apenas o que se afirma em

22 Q48031 | Raciocínio Lógico, Fisioterapeuta, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

Considere o conjunto A que possui 10 elementos, e o conjunto B que possui 18 elementos. Sabendo que 4 elementos pertencem a A e a B, quantos elementos pertencem apenas a B?

23 Q685575 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, AL GO, IADES

Uma paciente de 38 anos de idade, servidora pública estadual, queixa-se de dor lombar que vai para a nádega direita há cerca de 15 dias. Segundo relato da paciente, a dor apareceu de forma crônica, associada à longa jornada de trabalho sentada em má posição. Achados do exame físico:

? Postura levemente fletida para frente;
? Dor à palpação na transição lombossacra;
? Diminuição do reflexo patelar e aquileu à direita;
? Teste de força muscular alterado pela dor;
? Lasègue +;
? Teste repetitivo mecânico da coluna: flexão do tronco aumenta a dor lombar, que irradia para a nádega direita; extensão do tronco aumenta a dor lombar, que centraliza.
 

24 Q651832 | Códigos de Ética, Código de Ética Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fisioterapeuta, Prefeitura Municipal De Colônia Do Gurguéia PI, Instituto Machado de Assis

Código de ética é um acordo que estabelece os direitos e deveres de uma empresa, instituição, categoria profissional, ONG e etc., a partir da sua missão, cultura e posicionamento social, e que deve ser seguido pelos funcionários no exercício de suas funções profissionais. Acerca do Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, analise as afirmações abaixo:

I. O fisioterapeuta não é responsável pelo desempenho técnico do pessoal sob sua direção, pois cabe a cada profissional assumir suas próprias responsabilidades.

II. O fisioterapeuta deve esclarecer o paciente quanto ao diagnóstico, ao prognóstico fisioterápico e aos objetivos do tratamento, salvo quando tais informações possam causar danos ao paciente.

III. Para promover o serviço de saúde, desde que não haja remuneração envolvida, é permitido incluir o nome de um fisioterapeuta no quadro de pessoal de hospital ou clínica sem que esse profissional exerça lá as atividades de fisioterapia pressupostas.

IV. É proibido ao fisioterapeuta dar consulta ou prescrever tratamento por meio de correspondência, jornal, revista, rádio, televisão ou telefone.

Após análise das afirmações acima podemos concluir que:

25 Q47964 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

Assinale a alternativa que apresenta contraindicações à Terapia de Manipulação.

26 Q48024 | Informática, Fisioterapeuta, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

É um circuito integrado que executa instruções de máquina, manipulando e processando dados. Esta é a definição de

27 Q212096 | Fisioterapia, Fisioterapia NASF, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

Em uma visita domiciliar, um fisioterapeuta encontra uma idosa acamada devido a acidente vascular encefálico (AVE), ocorrido há 15 dias. Desde o evento, ela permanece restrita ao leito, totalmente dependente para comer, vestir-se e realizar a higiene pessoal. À avaliação, o fisioterapeuta verifica que a paciente está consciente, embora desorientada no tempo e no espaço, com importante hemiparesia completa à esquerda, e dificuldade para tossir e deglutir. Durante inspeção do tórax, ele constata a diminuição da expansibilidade do lado esquerdo, sem sinais de desconforto respiratório. A ausculta pulmonar revela murmúrio vesicular com roncos difusos, e, durante a expectoração, observa-se a presença de secreção aquosa com restos de alimentos. A idosa não apresenta febre e tem dificuldade na deglutição.

Diante da situação apresentada, o fisioterapeuta deveria

28 Q48032 | Raciocínio Lógico, Fisioterapeuta, Prefeitura de Camaçari BA, AOCP

Para se chegar ao valor de 1 unidade, um determinado número natural passou pelas seguintes operações: 

•Subtraiu-se 10 unidades desse número; 
•Adicionou-se 24 unidades ao resultado; 
•Por fim, o resultado foi dividido por 49. 

Qual é esse número natural?

29 Q798514 | Fisioterapia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE

 A resposta motora humana é elaborada através da integração sensório-motora entre as estruturas do sistema nervoso periférico e o sistema nervoso central, o qual interpreta os impulsos sensoriais aferentes e elabora um sinal motor adequado para a atividade motora desejada. A quantidade de força e a precisão de uma contração muscular estão baseadas numa ordem de recrutamento das fibras musculares, que obedece a critérios de ativação.

Em relação à essa temática, é correto afirmar que a unidade motora

30 Q211517 | Fisioterapia, Fisioterapia respiratoria, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é a quarta principal causa de morte em todo o mundo, e estima-se que será a terceira principal causa em 2020. Embora a DPOC acometa o sistema respiratório, outros sistemas são afetados por essa enfermidade, provocando descondicionamento físico, presença de resposta inflamatória sistêmica, estresse oxidativo, depleção nutricional, miopatia por corticosteroides e disfunção muscular esquelética. Em relação a essa doença, a reabilitação pulmonar está bem estabelecida e é mundialmente aceita como tratamento associado à terapia medicamentosa. Entre os componentes mais efetivos da reabilitação pulmonar estão aqueles relacionados à atividade física, como os exercícios aeróbicos, os exercícios resistivos periféricos e respiratórios, além das iniciativas educacionais.

Considerando as proposições da reabilitação pulmonar e a fisiopatologia da DPOC, conclui-se que

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.