Questões de Concursos: Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02

Prepare-se para a prova com questões de Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02 de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q909620 | Física, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Entre as técnicas de determinação da altitude de um satélite em órbita, aquela que possui a maior precisão, da ordem de milímetros, está baseada em

22 Q909601 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Os sistemas de antenas para controle espacial tornam-se bastante simplificados quando a distância do satélite para a estação terrena é fixa em todos os instantes de tempo, pois isso minimiza a necessidade de controle de alinhamento dos feixes das antenas ou das variações de ganho do sinal.

O tipo de órbita que possui essa característica de distância fixa durante todo o tempo é a

23 Q909604 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Em um enlace de comunicação com o espaço, a atenuação específica do sinal causada por chuvas (𝛾𝑅), pode ser dada pela expressão 𝛾𝑅 = 𝑘(𝑅0,01)𝛼, em dB/km, onde 𝑅0,01 é a taxa de precipitação, em mm/h, só excedida em 0,01% do tempo de um ano médio. Além disso, 𝑘 e 𝛼 são parâmetros que dependem da frequência e da polarização.

Sabendo que em 12GHz, 𝑘 = 0,0188 e 𝛼 = 1,217, para a polarização horizontal, e que 𝑘 = 0,0168 e 𝛼 = 1,2, para a polarização vertical, assinale a opção correta.

24 Q909611 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Deseja-se transmitir 8Mbps utilizando uma largura de banda igual a 2MHz.

De acordo com o teorema da capacidade de Hartley Shannon, a relação sinal ruído mínima necessária é aproximadamente igual a

Dados: log10 2 ~0,3, log10 3 ~0,48

25 Q909614 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Técnicas de filtragem pré-enfase e dê-ênfase são utilizadas em sistemas FM com o objetivo de aumentar a sua robustez com relação a ruídos na parte superior da banda ocupada pelo sistema.

Sendo 𝐻𝑝(𝑓) e 𝐻𝑑(𝑓) as funções de transferência ideias dos filtros de pré-ênfase e dê-ênfase utilizados em sistemas FM, assinale a opção que indica a relação entre elas.

26 Q909616 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Para garantir operação remota eficaz do satélite, sendo mantido em órbita nominal e operando corretamente, um ou mais dos elementos definidos a seguir são necessários:

I. Estação de Rastreio e Controle (ERC). Esta estação é responsável por enviar comandos para o satélite e receber seus dados de telemetria.

II. Unidade de Controle do Satélite (UCS): A UCS está localizada a bordo do satélite e é responsável por receber e executar os telecomandos enviados pela ERC.

III. Sistema de Telemetria do Satélite (STS). Este sistema é responsável por coletar e transmitir dados do satélite de volta para a ERC, incluindo informações sobre o status do satélite, saúde dos sistemas e dados de carga útil.

Assinale a opção que indica os elementos necessários.

27 Q909621 | Física, Conteúdos Básicos, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Os equipamentos de referência em tempo e frequência da Estação Terrena utilizam sinais externos e fontes internas como referência de tempo e frequência.

Os tipos de referências internas mais utilizados são

28 Q909603 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

A temperatura de ruído da antena é um parâmetro importante no dimensionamento de enlaces via rádio. Em enlaces para sistemas de controle espacial, a temperatura de ruído da antena apresenta certas características específicas.

Pode-se citar como uma dessas características o que se apresenta em:

29 Q909607 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

A antena do subsistema de TT&C a bordo desempenha um papel fundamental ao garantir que o satélite seja acessado pela Estação Terrena nas fases críticas do lançamento e do posicionamento em órbita.

São requisitos desejáveis de uma antena do subsistema de TT&C:

30 Q909619 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação| Redes de Acesso e Infraestrutura, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Um sistema de comunicações via satélite é composto de uma constelação de satélites e estações terrestres que desempenham diversas funções. É dividido entre segmento espacial e segmento terrestre.

Com relação aos componentes do subsistema de telemetria e telecomando, assinale a afirmativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.