Questões de Concurso Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q909610 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Deseja-se determinar a velocidade radial de um satélite em baixa órbita a partir da comparação da frequência do sinal transmitido por uma estação terrestre (𝑓1) e da frequência do sinal recebido pelo satélite (𝑓2).

Sabendo-se que, em um determinado instante, 𝑓1 = 18𝐺𝐻𝑧 e 𝑓2 = 18.000.144𝑘𝐻𝑧, a velocidade radial do satélite é, aproximadamente, igual a

22 Q909615 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

O Subsistema de rastreamento, telemetria e telecomando (Tracking, Telemetry and Command – TT&C) é o responsável por fornecer o gerenciamento e o controle para manter o satélite operacional e em órbita.

Um enlace dedicado entre o satélite e Estação Terrestre (ET) é estabelecido para o tráfego de dados relativos a TT&C.

Relacione as atividades relacionadas por este subsistema às suas definições.

1. Telemetria

2. Rastreamento

3. Comando

( ) receber sinais de controle da ET para iniciar manobras e alterar o estado ou o modo de operação de equipamentos.

( ) transmitir à ET os dados de medidas dos diversos sensores, bem como informações do funcionamento dos equipamentos e confirmação da execução dos comandos enviados pela Estação de TT&C.

( ) realizar medidas da altitude e da velocidade radial do satélite, com o objetivo de determinar sua posição e órbita.

Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

23 Q909616 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Para garantir operação remota eficaz do satélite, sendo mantido em órbita nominal e operando corretamente, um ou mais dos elementos definidos a seguir são necessários:

I. Estação de Rastreio e Controle (ERC). Esta estação é responsável por enviar comandos para o satélite e receber seus dados de telemetria.

II. Unidade de Controle do Satélite (UCS): A UCS está localizada a bordo do satélite e é responsável por receber e executar os telecomandos enviados pela ERC.

III. Sistema de Telemetria do Satélite (STS). Este sistema é responsável por coletar e transmitir dados do satélite de volta para a ERC, incluindo informações sobre o status do satélite, saúde dos sistemas e dados de carga útil.

Assinale a opção que indica os elementos necessários.

24 Q909617 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

A antena é um componente passivo fundamental em satélites, responsável por conectar uma onda eletromagnética presente em um guia de onda ou cabo coaxial ao espaço livre. Um satélite pode empregar diferentes tipos de antenas, incluindo as parabólicas, helicoidais e omnidirecionais, entre outras.

Sobre as antenas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O ganho de uma antena é a medida de sua capacidade de concentrar a energia do sinal eletromagnético em uma direção específica.

( ) Quanto ao perfil de irradiação, as antenas em geral têm um lóbulo principal e um dado número de lóbulos secundários.

( ) Antenas altamente direcionais têm baixo ganho e se concentram em uma pequena área de cobertura, enquanto antenas omnidirecionais têm alto ganho e abrangem áreas amplas.

As afirmativas são, respectivamente,

25 Q909618 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Em um enlace de telemetria estabelecido entre o satélite e a estação terrestre utilizando-se modulação BPSK sem codificação, observou-se o incremento da probabilidade de quadros perdidos.

Com o objetivo de mitigar esta condição, assinale a opção que apresenta a estratégia que pode ser implementada.

26 Q909601 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Os sistemas de antenas para controle espacial tornam-se bastante simplificados quando a distância do satélite para a estação terrena é fixa em todos os instantes de tempo, pois isso minimiza a necessidade de controle de alinhamento dos feixes das antenas ou das variações de ganho do sinal.

O tipo de órbita que possui essa característica de distância fixa durante todo o tempo é a

27 Q909604 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Em um enlace de comunicação com o espaço, a atenuação específica do sinal causada por chuvas (𝛾𝑅), pode ser dada pela expressão 𝛾𝑅 = 𝑘(𝑅0,01)𝛼, em dB/km, onde 𝑅0,01 é a taxa de precipitação, em mm/h, só excedida em 0,01% do tempo de um ano médio. Além disso, 𝑘 e 𝛼 são parâmetros que dependem da frequência e da polarização.

Sabendo que em 12GHz, 𝑘 = 0,0188 e 𝛼 = 1,217, para a polarização horizontal, e que 𝑘 = 0,0168 e 𝛼 = 1,2, para a polarização vertical, assinale a opção correta.

28 Q909606 | Telecomunicações, Sistemas de Transmissão e Modulação, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

A Recomendação ITU-R AS.363.5 estabelece que a faixa de frequência preferencial para os enlaces do sistema de telemetria e telecomando de um satélite devem estar entre 1 e 8GHz. Normalmente, estes enlaces utilizam portadoras entre 2025 e 2300MHz.

Esta porção do espectro, que está contida na faixa de 2GHz a 4GHz, é conhecida como

29 Q909612 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

Uma portadora de frequência igual a 3MHz e amplitude igual a 10 Volts pico-a-pico é modulada em amplitude por um tom na frequência de 2kHz e amplitude igual a 1,6 volts pico-a-pico.

Para um índice de modulação igual a 0,5, o sinal modulado pode ser representado analiticamente por

30 Q909603 | Telecomunicações, Gestão de Sistema RF de Estação Terrena TG02, INPE, FGV, 2024

A temperatura de ruído da antena é um parâmetro importante no dimensionamento de enlaces via rádio. Em enlaces para sistemas de controle espacial, a temperatura de ruído da antena apresenta certas características específicas.

Pode-se citar como uma dessas características o que se apresenta em:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.