Questões de Concursos: História

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1 Q388632 | História, Educação em História, História, IF PI, IF PI

Através desse fragmento, os PCNs estão criticando o seguinte, EXCETO:

A organização curricular tradicional da História, disseminada na maior parte das escolas, destaca alguns acontecimentos considerados como marcos, para, a partir deles, construir um quadro didático em que os acontecimentos são inseridos numa continuidade espaço–temporal linear, ordenado por uma lógica de causas e consequências. Assim, por exemplo, a Independência do Brasil, pautada como item importante do conteúdo programático, é explicada por suas conexões causais com uma série de acontecimentos políticos imediatamente anteriores, ordenados em sequência linear, como se a própria sucessão cronológica contivesse, em si mesma, a força explicativa. Essa organização se baseia numa noção de processo histórico como mudança linear, que destaca os acontecimentos singulares ou particulares, o que resulta num conhecimento fragmentado.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas Tecnologias, p. 77.

2 Q389685 | História, Educação em História, História, IF PI, IF PI

“Consciente da necessidade de clareza frente à postura pedagógica e às particularidades da disciplina que ministro, elejo o que acredito serem as habilidades e competências a desenvolver junto aos alunos [...]. No eleger dessas habilidades e competências [...], estão implícitas concepções de História e do ensino de História. Vejamos: 1) a aceitação de que a História, mesmo se pretendendo uma ciência, não está imune à falibilidade; 2) a submissão do conhecimento historiográfico a um regime de historicidade, ou seja, pensar o próprio conhecimento como algo relacionado a uma dada configuração que o torna possível; 3) a necessidade de pôr à prova a própria ideia de verdade sem, contudo, confundir esse questionamento com o niilismo que nega a possibilidade de reflexões coerentes num campo de saber; 4) construir uma cultura que faça perceber que a escrita da história, como bem explicou Certeau, está circunscrita a uma operação historiográfica e que, por isso, deve reconhecer seus sujeitos, suas questões, seus métodos e suas fontes.

(SILVA, José Luís de Oliveira e. Pensando o ofício do historiador no ambiente escolar: práticas pedagógicas e a incorporação do xadrez nas aulas de Idade Média. In: Anais do V Simpósio Nacional de História Cultural. Brasília: UNB, 2010).

Segundo o texto, o ensino de História deve:

3 Q899758 | História, Primeira Guerra Mundial, História, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

As rivalidades europeias que ascenderam ao final do século XIX sentiram-se cada vez mais alimentadas pela ascensão de sentimentos nacionalistas que se instauraram no imaginário social. Somados ao rápido crescimento do militarismo que aliava-se às políticas imperialistas, foi um cenário fértil para a instauração de uma "guerra total", denominação dada pelo historiador Eric Hobsbawn sobre a Primeira Guerra Mundial. Ao seu término, a determinação de quem foram os vencedores e os vencidos foi marcada pelo(a)

4 Q896656 | Pedagogia, Temas Contemporâneos: bullying, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Constate-se que as famílias independentemente da classe social a qual pertencem se organizam das mais diversas maneiras.

Além da família nuclear, que é constituída pelo pai, mãe e filhos, proliferam hoje as famílias monoparentais, nas quais apenas a mãe ou o pai está presente. Existem, ainda, as famílias que se reconstituíram por meio de novos casamentos e possuem filhos advindos dessas relações. Há, também, as famílias extensas, comuns na história brasileira, nas quais convivem na mesma casa várias gerações e/ou pessoas ligadas por parentescos diversos [...]. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reafirma, em seus termos, que a família é a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos das crianças. Em relação às crianças, cabe, portanto, às instituições educacionais:

5 Q903008 | História, República de 1954 a 1964, História, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia o trecho com atenção.

"Fui vencido pela reação e assim deixo o governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e noite, trabalhando infatigavelmente, sem prevenções, nem rancores. Mas baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação, que pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, a única que possibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito o seu generoso povo".

O fragmento refere-se a uma carta de renúncia à Presidência da República, cujo autor(a) é

6 Q895539 | História, República Autoritária : 1964 1984, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O período da ditadura militar no Brasil, que teve início em 1964, foi marcado por significativas transformações políticas e sociais. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:

7 Q895534 | História, Primeira Guerra Mundial, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A Idade Contemporânea é caracterizada por eventos significativos que moldaram o mundo moderno.


Sobre este período histórico, assinale a alternativa CORRETA:

8 Q908025 | História, Questões Internacionais: história do tempo presente, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Os constantes desafios que se interiorizam no âmbito da ordem internacional vêm modulando a forma como governos, empresas, sociedade civil e centros de pensamento estão se relacionando. Em um mundo cada vez mais multifacetado, o monopólio da política externa já não cabe mais como instrumento de competência exclusiva de entidades governamentais, seja em seu aspecto de formulação ou em aspecto decisório.

(Lafer. 2001.)


Alguns temas estruturais fazem parte da agenda de debates e das preocupações especificamente do Brasil, tais como:

9 Q895329 | História, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831 1889, História, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o seguinte parágrafo da Lei do Ventre Livre de 28 de setembro de 1871:

§ 5º Em geral, os escravos libertados em virtude desta Lei ficam durante cinco anos sob a inspeção do Governo. Eles são obrigados a contratar seus serviços sob pena de serem constrangidos, se viverem vadios, a trabalhar nos estabelecimentos públicos. Cessará, porém, o constrangimento do trabalho, sempre que o liberto exibir contrato de serviço.
Fonte: Lei nº 2.040, de 28 de setembro de 1871. Acesso em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim2040.htm

De acordo com o disposto na lei, assinale a afirmativa que interpreta corretamente a legislação em relação à situação laboral da população egressa do cativeiro.

10 Q907903 | História, República de 1954 a 1964, História, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

A ‘desagregação’ da ‘família brasileira’ era o objetivo inicial dos subversivos, afinal ‘o comunismo começa não é pela subversão política. Primeiro, ele deteriora as forças morais, para que, enfraquecidas estas, possa dar o seu golpe assassino’. Desse modo, a censura era instalada a não esquecer, jamais ‘que vivemos uma ‘guerra total, global e permanente’, e o inimigo se vale do recurso da corrupção dos costumes para desmoralizar a juventude do país e tornar o Brasil um país sem moral e respeito’.

FICO, Carlos. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 2014, p. 93. [Adaptado].


De que forma tal inflacionamento do conceito de comunismo colaborou com o projeto autoritário da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)?
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