Questões de Concursos: História

Prepare-se para a prova com questões de História de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q906469 | História, República de 1954 a 1964, História, SEEDPR, Instituto Consulplan, 2024

O período do Regime Militar (1964-1985) no Brasil foi marcado por censura, repressão e restrições às liberdades civis. Especialmente após a implantação do Ato Institucional número 5 (AI-5) pelo governo de Costa e Silva, a situação político-social no país ficou ainda mais obscura. Indique o evento, ocorrido em 1968, que levou ao endurecimento do regime através do Ato Institucional Número 5 (AI-5).

12 Q895546 | História, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831 1889, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Quanto à formação do Brasil, o Império foi um processo complexo que envolveu eventos políticos, sociais e econômicos ao longo do século XIX. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:

13 Q895540 | História, República Oligárquica, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A economia cafeeira foi fundamental para a transformação econômica e social do Brasil no final do século XIX e início do século XX, influenciando diretamente a imigração europeia.


Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:

14 Q908033 | História, Questões Internacionais: história do tempo presente, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Com início no próximo domingo, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana se encaixa na tradição, na tentativa de equilibrar a oferta de espetáculos e oficinas. Segundo o coordenador do evento realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Armando Wood, a atual edição apresenta uma versão “bem equilibrada” dessas duas propostas, com atrações de diversas áreas, da música às artes plásticas. Com o tema Latinoamérica – ¿Libertas, Libertad, Liberdade?, a programação pretende se aproximar das manifestações culturais dos países da América Latina, o que poderá ser conferido com a presença de artistas estrangeiros. A integração da América Latina enfrenta dificuldades e obstáculos e isso pode ser atribuído em grande parte

15 Q908034 | História, Fundamentos da História : Tempo, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

O desejo e o prazer de compreender, de explicar a realidade, de questionar para procurar alternativas, de conhecer para agir conscientemente são, sem dúvida, fatores poderosos na formação de indivíduos responsáveis e intervenientes. Não foi decerto por acaso que os regimes totalitários declaram morte à cultura e reduziram drasticamente o tempo de escolaridade e o acesso ao saber.

(Roldão apud Proença, 1999, p. 25-26.)


O ensino de história contribui para o crescimento pessoal e social de cada indivíduo não apenas pelo conteúdo do saber histórico, mas também pela metodologia adotada. Nesse sentido:

16 Q896657 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

O quilombo traz, como experiência, a presença de tecnologias e da cosmovisão africana na sua formação, durante o escravismo, e nas suas práticas de resistência. O jongo, manifestação que surge nas fazendas cafeeiras durante o século XIX, também estabelece essa relação. A representação do quilombo, como território que reorganizou as práticas africanas no Brasil associadas à resiliência, e do jongo, como filosofia de vida e prática organizada a partir de códigos trazidos do continente africano, seguem a linha de compreensão da formação da diáspora africana a partir da epistemologia da ancestralidade.

(Oliveira, 2009.)


Mostrar a presença das tecnologias africanas e afrodescendentes no Brasil implica, entre outros fatores:

17 Q904387 | História, Revolução Industrial, História, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

As mudanças em virtude da Revolução Industrial foram muitas. A vida no trabalho mudou, ocorrendo um extraordinário aumento da produção pela invenção de novas máquinas o que levou bens industrializados à população. No entanto, a corrida por emprego fez com que operários vendessem sua força de trabalho em troca de remuneração de 14 horas a 16 horas ao dia. Assinale a alternativa que evidencia uma consequência da Revolução Industrial.

18 Q911487 | História, Revolução Industrial, História, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Considerando o processo da Revolução Industrial, analise a seguinte afirmação:

[...] E tanto a Grã-Bretanha quanto o mundo sabiam que a revolução industrial lançada nestas ilhas não só pelos comerciantes e empresários como através deles, cuja única lei era comprar no mercado mais barato e vender sem restrição no mais caro, estava transformando o mundo. Nada poderia detê-la. Os deuses e os reis do passado eram imponentes diante dos homens de negócios e das máquinas a vapor do presente [...]. (p.69)

HOBSBAWM, Eric. J. A Era das revoluções: Europa 1789-1848, tradução de Maria Tereza Lopes e Marcos Penchel. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.


Sobre o texto, e/ou a Revolução Industrial, é possível afirmar como CORRETA:

19 Q895538 | História, República Oligárquica, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A Proclamação da República em 1889 marcou o início de uma nova fase na história do Brasil. Sobre os primeiros anos da República, assinale a alternativa CORRETA:

20 Q908032 | História, Questões Internacionais: história do tempo presente, História, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Desde que a Grã-Bretanha tomou posse das Ilhas Malvinas ou Falklands, em 1833, ao expulsar a base naval argentina ali instalada, a Argentina passou a reivindicar a devolução desse território insular. Os próprios britânicos questionavam, a princípio, os títulos jurídicos que lhes embasavam a possessão do arquipélago: as investidas inglesas na América do Sul se repetiram depois do fim das guerras napoleônicas (em 1815), chegando até as Malvinas em 1833. O duque de Wellington, vencedor de Napoleão em Waterloo, porém, havia escrito:

“Revi os papéis concernentes às ilhas Falkland. De nenhum modo me fica claro que tenhamos algum dia possuído soberania sobre essas ilhas”. A soberania sobre as ilhas foi causa de um enfrentamento armado entre os dois países em 1982, a Guerra das Malvinas.”

(Disponível em: https://funag.gov.br/loja. Acesso em: fevereiro de 2024.)


Nos dias atuais, as Ilhas Malvinas:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.