Questões de Concursos: História

Prepare-se para a prova com questões de História de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q896655 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9.394/1996 (LDB), ratificando posição da Constituição Federal de 1988, determina que “[…] o ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia” (Art. 26 §4º). A formação docente e o ensino de história na conjuntura sócio-histórico brasileira segundo a LDB diz respeito, entre outros fatores à:

32 Q902733 | História, Fundamentos da História : Tempo, História, IFES, IF ES, 2024

“Os pesquisadores e professores de História, dos quais se deve cobrar rigor, ética de pesquisa e decoro profissional, não são meros emissores de opinião vazia e “neutra”, mas profissionais que sistematizam o conhecimento histórico e ajudam a sociedade a conhecer a si mesma de maneira crítica, em suas virtudes e mazelas.”
Texto extraído de: NAPOLITANO, Marcos. Negacionismo e revisionismo histórico no século XXI. In: PINSKY, Jaime;
PINSKY, Carla Bassanezi. Novos combates pela história: desafios-ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p.107.

Marcos Napolitano compreende que o professor deve estar preparado para lidar com situações e argumentos negacionistas em sala de aula. De modo a enfrentar esse desafio, não cabe ao professor, na visão do autor:

33 Q910416 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

As relações entre a Literatura e a História sempre estiveram presentes na educação. Estão associadas ao desenvolvimento da leitura, da escrita, à percepção dos múltiplos sentidos agregados aos vocábulos, à formação ética e estética, à ampliação do universo cultural e da compreensão de mundo.

ZAMBONI, Ernesta; FONSECA, Selva Guimarães. Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações. Cad. Cedes, Campinas, vol. 30, n. 82, p. 339‑353, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo. br/pdf/ccedes/v30n82/05.pdf. p. 341. Acesso em: 18 jun. 2024.

Sobre a relação entre a Literatura e o ensino de História, assinale a alternativa correta.

34 Q905943 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, História, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A influência da civilização romana perdurou desde a fundação da cidade, por volta de 753 a.C., até o declínio do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C. Assinale a assertiva que não apresenta uma das fases da política romana.

35 Q911204 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

“Houve espíritos práticos – cruéis – que não viram as pobres gentes a não ser como instrumentos maléficos de um desígnio destruidor da ordem construída”
Fonte: ROMERO, José Luís. Crise e ordem no mundo feudoburguês. São Paulo: Editora Palíndromo, 2005, p. 123.
Entre os primórdios do século XIV e as primeiras décadas do século XV, as tensões da vida social na Europa ficaram explícitas. Os camponeses se revoltaram contra a miséria a que estavamsubmetidos, explodiram conflitos entre os príncipes e as cidades, a Igreja Católica passou a ser questionada pelo apoio à ordem. Esse contexto evidenciava:

36 Q895533 | História, Era Vargas – 19301954, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Durante o governo de Getúlio Vargas, o Brasil passou por diversas transformações políticas, econômicas e sociais que moldaram significativamente a sociedade brasileira da época. Sobre esse período, assinale a alternativa CORRETA:

37 Q895537 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O feudalismo foi um sistema social, econômico e político que predominou na Europa durante a Idade Média. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:

38 Q895543 | História, Medievalidade Europeia, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Carlos Magno, também conhecido como Carlos I, foi um importante líder europeu do século VIII, cujo império teve um impacto significativo na história da Europa Ocidental. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA:

39 Q911207 | História, Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822 1831, História, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

A historiografia sobre a preparação para a boa morte registra ser essa uma prática de longa data. No Brasil, no século XIX, ante à eminência da morte, dívidas antigas eram confessadas. Confessava-se dívidas nunca pagas às casas comerciais, caixeiros confessavam ter negociado indevidamente, há anos, com o dinheiro da esposa. Assim, a morte corrigia os declaradamente desonestos. Dessa forma, a morte:

40 Q895535 | História, Segunda Grande Guerra – 19391945, História, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi um dos conflitos mais devastadores da história. Sobre este período, assinale a alternativa CORRETA:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.