Questões de Concursos: História

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81 Q903006 | História, Demandas políticas e sociais no mundo atual, História, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Apesar de estar recuperando a confiança da população, Milei enfrenta um impasse com o poder legislativo porque

82 Q896660 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Em comparação com as fontes da antiguidade clássica, a documentação do Oriente-Próximo apresenta características específicas: nela, a ausência de discurso teórico é compensada pela abundância dos documentos originais, já que os tabletes de argila resistiram melhor ao tempo que o papiro ou o pergaminho. Por isso, muitos tipos de textos, cujos equivalentes frequentemente desapareceram no mundo grego ou romano, são relativamente bem conservados: numerosos são os contratos, os processos ou as cartas que fornecem preciosas indicações sobre a vida cotidiana. Na Mesopotâmia, formaram- -se as primeiras civilizações da humanidade. As primeiras cidades do mundo lá surgiram. Em relação a esses povos designados “mesopotâmicos”:

83 Q899757 | História, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831 1889, História, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

A abolição da escravidão no Brasil foi um processo gradual, marcado pela implementação de várias leis durante o Segundo Reinado, que progressivamente aproximaram o país do fim da escravatura. A primeira dessas leis foi a Lei Eusébio de Queirós, sancionada em 1850, que proibiu o tráfico de escravos pelo oceano Atlântico, criando um grande obstáculo para os cafeicultores brasileiros devido à redução da mão de obra. A medida mais eficaz adotada para enfrentar essa situação foi:

84 Q904385 | História, Civilizações PréColombianas: Maias, História, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

As teorias acerca dos primeiros habitantes da América são de povos nômades que se deslocavam caçando e adaptandose às novas regiões antes da chegada dos europeus. Acerca desses primeiros habitantes, também são chamados de:

85 Q904388 | História, República Oligárquica, História, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Ainda no governo provisório de Getúlio Vargas, em 1932 o primeiro Código Eleitoral criou a Justiça Eleitoral julgando questões de matérias eleitorais, organização das mesas de votação e apuração de votos. No que se refere a essa iniciativa, ela teve como principal objetivo:

86 Q895181 | História, História Geral, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

Desde a formação do Estado brasileiro, no início do século XIX, a história tem sido um conteúdo constante nos currículos escolares. Contudo, seus objetivos, propostas e metodologias de ensino nem sempre foram os mesmos. Isto porque, como campo de pesquisa e produção de saber, a história não possui uma abordagem unificada. Logo, no campo de ensino, as abordagens teóricas e metodológicas também variam. Podemos, então, situar a inclusão da história no currículo escolar no ano de 1827, pelo “Decreto das Escolas de Primeiras Letras”, a primeira lei sobre a instrução nacional do Império do Brasil. Segundo o texto desse decreto, a escola elementar (ou básica) deveria fornecer aos educandos noções básicas de política e moral cristã.

(Disponível em: https://acervo.cead.ufv.br/conteudo/pdf/ Acesso em: julho de 2024.)

Devido às variações nos currículos escolares referentes ao conteúdo da história, no período da Primeira República, por exemplo:

87 Q895182 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de História, História, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Instituto Consulplan, 2024

Trabalhar com teoria e metodologia em sala de aula pode se tornar um fardo tanto para o professor quanto para o aluno, se o docente não pensar as definições operacionais que visem à escola e ao entendimento do aluno, conforme a sua vivência e seu meio. Os conceitos devem ser trabalhados a partir de um acontecimento histórico que convide o aluno a reflexão: [...] ao fazer leituras a respeito dos presidentes chilenos do século XX, o aluno deverá ser capaz de efetuar nomeações a partir de dois conceitos: regimes democráticos e regimes autoritários. Ao fazer esse exercício teórico, ele vai entrar em contato com as diferentes possibilidades de interpretação, ou de construção, do fato histórico.

(SEFFNER, 2000:261.)

O tratamento de fontes históricas é válido para ajudar nessa reflexão teórica. Pensando numa hipótese de prática especificamente nesse quesito (fontes históricas), para trabalhar as diferentes possibilidades de interpretação, ou de construção do fato histórico, podemos apontar como correta a seguinte atitude:

88 Q905940 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A civilização egípcia foi uma das mais significativas entre as civilizações que surgiram na área do Crescente Fértil. Assinale corretamente a época em que foi concluída a unificação do Egito.

89 Q905941 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a assertiva que apresenta o período da civilização egípcia que durante o longo governo do faraó Ramsés II (1292 – 1225 a.C.), derrotou vários povos asiáticos.

90 Q905942 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta corretamente o nome dado aos povos que derrotaram os sumérios, e tiveram o domínio sobre a terra mesopotâmica consolidado quando o rei Sargão I gerou uma unificação dos povos que habitavam a região.
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