Início

Questões de Concursos Historiador

Resolva questões de Historiador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q908577 | História, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Complete a lacuna do texto.

A __________ explora como as pessoas pensavam e sentiam em diferentes períodos históricos. Ela examina as crenças, valores e comportamentos das sociedades do passado. Surgiu no século XX, com historiadores como Lucien Febvre e Georges Duby.

A alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q908595 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

A Crise do Sistema Colonial deve ser vista como um evento de longa duração, que abarca fatos históricos importantes, dentre eles:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q908604 | História, Mercantilismo e a economia de Estados, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Qual foi o papel da Lei Eusébio de Queirós na integração do Brasil ao mercado mundial?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q908580 | História, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Como a análise de longa duração, conforme proposta pela Escola dos Annales, influenciou a concepção contemporânea do tempo histórico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q908582 | História, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Qual das seguintes opções representa aspectos da abordagem da teoria da história feminista?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q981081 | Arquivologia, Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Considerando o ciclo de vida dos documentos, está correto afirmar que a Teoria das Três Idades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q906196 | História, Mercantilismo, Historiador, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A chegada dos portugueses representou para os índios uma verdadeira catástrofe. Vindos de muito longe, com enormes embarcações, os portugueses e em especial os padres foram associados na imaginação dos tupis aos grandes xamãs, que andavam pela terra, de aldeia em aldeia, curando, profetizando e falando de uma terra de abundância. Os brancos eram ao mesmo tempo respeitados, temidos e odiados, como homens dotados de poderes especiais.
(Fausto, 2002, p. 16.)

A partir da decisão por parte da Metrópole Lusitana de colonizar o Brasil, a tragédia das inúmeras nações nativas existentes em território tão vasto estava anunciada. Imbuídos da ideia mercantilista, os colonizadores europeus:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q908584 | História, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Como a teoria da história cultural, influenciada por Clifford Geertz, aborda a questão da objetividade?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q908603 | História, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

Acerca do Bloqueio Continental durante as Guerras Napoleônicas, assinale a alternativa correta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q906195 | Geografia, Historiador, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

[...] Um tema imprescindível a ser incorporado numa agenda de desenvolvimento para o Brasil é o da política industrial. Para tanto, uma primeira ação passa, novamente, pela redução da taxa de juros e a busca por uma taxa de câmbio real mais competitiva, encorajando, assim, os investimentos e o comércio internacional. Uma segunda ação básica consiste na necessidade de se promover incentivos fiscais mais concretos e de se investir na qualificação da mão de obra.
(Disponível em: https://www.joinpp.ufma.br/jornadas/ Acesso em: julho de 2024.)

Sobre esses aspectos e principalmente sobre a questão da qualificação da mão de obra, faz-se necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q981084 | História, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Hoje em dia, tempo em que “história vista de baixo” se tornou palavra de ordem e produziu grandes avanços no nosso conhecimento do passado, ainda é preciso, apesar de tudo, relembrar um dos axiomas básicos de outra matriz teórica: a secular luta de classes se resolve, em última instância, no nível político – e não econômico ou cultural – da sociedade. Em outras palavras, é a construção e a desconstrução do Estado que sela as mudanças básicas nas relações de produção, enquanto subsistirem as classes.
(Perry Anderson. Linhagens do Estado Absolutista. Adaptado)
No fragmento, o axioma mencionado se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q908592 | História, Historiador, FundArt de Ubatuba SP, Avança SP, 2024

A teoria de Marc Bloch sobre a "sociedade feudal" é fundamental para a compreensão das relações sociais e econômicas nas sociedades medievais ocidentais. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q981082 | História, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A memória coletiva e a sua forma científica, a história, aplicam-se a dois tipos de materiais: os documentos e os monumentos.
(...). O monumento tem como características o ligar-se ao poder de perpetuação, voluntária ou involuntária, das sociedades históricas (...) e o reenviar a testemunhos que só numa parcela mínima são testemunhos escritos. O termo latino documentum, derivado de docere ‘ensinar’, evoluiu para o significado de ‘prova’ e é amplamente usado no vocabulário legislativo.
(Jacques Le Goff. História e Memória, 1990. Grifos do autor)
Considerando a corrente historiográfica relativa ao excerto, monumento e documento diferenciam-se, entre outras razões, pelo fato de que o primeiro é entendido por ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q906198 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Historiador, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

As atividades lúdicas são importantes em qualquer faixa etária ou nível de ensino. Entretanto, no que diz respeito a crianças e adolescentes, o trabalho com jogos e brincadeiras torna-se uma verdadeira necessidade, uma vez que essas atividades fazem parte do cotidiano dos alunos dessa faixa etária.
(Vasconcelos, 2012, p. 110.)

Em relação às questões metodológicas ligadas especificamente ao processo de ensino-aprendizagem da história, falar e atuar em jogos ou mesmo em gamificação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q906199 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Historiador, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O processo de povoamento de Minas Gerais não se deu, enfim, apenas a partir dos núcleos de mineração, devido ao efeito irradiador que tiveram. Eles constituíram-se em um mercado pujante que apresentou uma demanda crescente por mercadorias, e regiões distantes desses centros foram povoadas e estruturadas economicamente, tendo em vista fornecer tais mercadorias. “Se for possível uma imagem, o movimento agrário característico de Minas é o da ampliação constante da fronteira por ondas crescentes de pequenos lavradores em todas as direções disponíveis.”
(Carrara, 2001, p. 83.)

O povoamento do Brasil no contexto da mineração e mais especificamente das “Minas Gerais”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q981090 | História, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Documentos de 1979 sob a guarda do Arquivo do Senado, em Brasília, mostram que os senadores e deputados da Arena ficaram satisfeitos com a anistia aprovada. Os mesmos papéis históricos do Arquivo do Senado indicam, contudo, que a Lei da Anistia não foi tão benevolente quanto os congressistas da Arena quiseram fazer crer. Na avaliação dos perseguidos políticos, de organizações civis e religiosas e dos parlamentares do MDB, o projeto aprovado tinha dois problemas graves. (Ricardo Westin. “Há 40 anos, Lei da Anistia preparou caminho para fim da ditadura”. Em: Agência Senado. Arquivo S, 05.08.2019. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/ arquivo-s/ha-40-anos-lei-de-anistia-preparou-caminho-para- -fim-da-ditadura. Adaptado)
Um dos problemas apontado pelos grupos de oposição reside no fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q985017 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

D. Pedro II, imperador do Brasil, é frequentemente associado a uma imagem mítica e heroica construída ao longo do tempo, refletindo aspectos políticos, culturais e sociais do país. Considerando as representações do imperador, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q981083 | Arquivologia, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Lei nº 8.159/1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos, está correto afirmar que os arquivos privados identificados pelo Poder Público como sendo de interesse público e social
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q985013 | Museologia, Legislação de Patrimônio, Historiador, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se a Portaria nº 200/2016 — Regulamentação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), são linhas de atuação do PNPI:

I. Reconhecimento e valorização.

II. Sustentabilidade.

III. Promoção e difusão.

IV. Criação de novos bens culturais imateriais.

Está CORRETO o que se afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q981088 | História, Historiador, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao descrever as comunidades tupinambá e tupiniquim, Hans Staden comentou: “Cada um obedece ao principal da sua cabana. O que o principal ordena é feito, não a força ou por medo, porém de boa vontade”. Os primeiros jesuítas, por sua vez, lamentavam com frequência a ausência de um “rei” entre os Tupi, reconhecendo que a fragmentação política servia de obstáculo ao seu trabalho. Escrevendo de São Vicente, Pedro Correia relatou que a conversão dos índios havia de ser uma tarefa muito difícil “porque não tem Rei; antes, em cada aldeia e casa, há seu Principal”.
(John Manuel Monteiro. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo, 1994. Adaptado)

O excerto apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.