Questões de Concursos: Hotelaria

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11 Q908513 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

A Organização Mundial do Turismo - OMT (2001, p. 324) define a qualidade como a satisfação das necessidades dos clientes a um preço igual ou inferior ao que eles atribuem ao produto ou serviço em função do valor que receberam e perceberam e assim a qualidade do serviço tem sido identificado como um fator-chave na diferenciação da oferta, contribuindo para a obtenção de vantagem competitiva para a hotelaria. Aplicando-se o modelo SERVQUAL no contexto dos meios de hospedagem, uma das dimensões identificadas por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988) é

12 Q908518 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Baseando-se em Schumpeter (1998), que define inovação como a criação de algo novo ou a melhoria do já existente, seja em produtos, serviços ou processos de gestão organizacional, pode-se inferir que atualmente o uso de novas tecnologias permeia todas as etapas do turismo, desde a escolha do destino, com a pesquisa de imagens, vídeos, mapas e plataformas de avaliação, passando pela compra da passagem e reserva da hospedagem, até o registro dos locais visitados e os comentários sobre as experiências vividas. Neste contexto, melhor relaciona área/setor do hotel e inovação:

13 Q908530 | Nutrição, Avaliação da Produtividade, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

No processo de produção de alimentos, é essencial garantir a segurança e a qualidade dos produtos por meio do controle adequado de tempo e temperatura. Segundo Teichmann (2000), esses critérios são fundamentais para prevenir a proliferação de microrganismos patogênicos e garantir a integridade dos alimentos. Dessa forma, deve-se

14 Q908509 | Gestão de Pessoas, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

De acordo com uma reportagem publicada em um jornal de grande circulação, algumas empresas estão criando ambientes de trabalho tóxicos, caracterizados por insegurança no emprego e longas jornadas de trabalho, o que tem reduzido a produtividade dos funcionários principalmente no segmento da hospitalidade. Essa situação demanda novas abordagens na gestão estratégica de pessoas, levando as organizações a considerarem os potenciais fatores de estresse no ambiente de trabalho. Considerando o exposto, são apresentados, respectivamente, um fator ambiental, um fator organizacional e um fator individual de estresse no trabalho em:

15 Q908512 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Para Beni (2019), ao definir o processo de distribuição do produto turístico, é essencial realizar uma análise detalhada das suas características específicas. A função de distribuição e venda de produtos turísticos difere da de outros produtos, apesar de haver alguns pontos em comum. Após a formatação dos produtos ou serviços turísticos a serem oferecidos, a definição de seus preços e as técnicas de comunicação a serem empregadas, deve-se estabelecer o processo de distribuição, que visa garantir o melhor escoamento possível dos produtos. Assim, um hotel pode ter excelentes apartamentos, sala de convenções e outras instalações, mas é fundamental direcionar essa oferta aos consumidores certos por meio de:

16 Q908516 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

O excesso de oferta de fornecedores turísticos, especialmente na indústria hoteleira, obriga os hoteleiros a serem inovadores e criativos e a encontrar formas de diferenciar e dar destaque ao seu hotel entre o grande número de concorrentes a tecnologia tem um papel crescente na gestão da qualidade em serviços hoteleiros. Tecnologias como inteligência artificial e automação também estão sendo utilizadas para personalizar as experiências dos hóspedes e aumentar a eficiência operacional. Para Buhalis e Leung (2018), plataformas de feedback on-line e ferramentas de análise de dados podem ser usados para monitorar a qualidade do serviço e identificar áreas de melhoria, outra estratégia proposta pelos autores é a de

17 Q908521 | Gestão de Pessoas, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

A definição do tipo de evento é fundamental. O não conhecimento desses critérios implicará uma série de problemas ao organizador. Muitas vezes, o organizador deverá, com base nos seus conhecimentos sobre os diversos tipos, escolher, juntamente com o cliente, a melhor tipologia para o evento. Dos tipos e definições apresentadas a seguir, qual delas está corretamente atribuída?

18 Q908524 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Conforme estabelecido no artigo 8º da Portaria nº 177, de 13 de setembro de 2011, o prazo para a geração do Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH) é o

19 Q908525 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

No contexto da maximização da produtividade da camareira, segundo Castelli (2003), a comparação entre os métodos tradicional e moderno revelou que

20 Q908529 | Turismo, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

A brigada de cozinha é um sistema hierárquico que organiza a equipe da cozinha em praças de trabalho específicas para otimizar os processos. Como integrantes desta equipe, o Saucier, o Rôtisseur e o Garde-Manger são responsáveis, respectivamente, pelas seguintes preparações:
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