Questões de Concursos: Inspetor Escolar Prepare-se para a prova com questões de Inspetor Escolar de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Inspetor Escolar Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 21 Q913721 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023Avalie, com base na Lei nº 10.639/03, se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V). ( ) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira é opcional. ( ) O conteúdo programático de História e Cultura Afro-Brasileira incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. ( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. As afirmativas são, respectivamente, a) V – V – V. b) F – F – V. c) F – V – V. d) V – F – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 22 Q898618 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Inspetor Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024Os inspetores escolares precisam estar familiarizados com os conhecimentos pedagógicos que embasam as práticas de ensino e aprendizagem, contribuindo para a melhoria contínua da educação no ambiente escolar. Qual abordagem pedagógica valoriza a interação social e o aprendizado colaborativo, com o professor atuando como mediador do conhecimento? a) Pedagogia Tradicional, que foca na transmissão de conhecimento de forma expositiva. b) Teoria Behaviorista, que enfatiza a repetição e a memorização de conteúdo. c) Construtivismo, que valoriza o papel ativo do aluno e a interação social no processo de construção do conhecimento. d) Pedagogia Tecnicista, que prioriza o uso de ferramentas tecnológicas sem interação entre os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 23 Q898619 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Inspetor Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024O Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, estabelece o Plano de Metas "Compromisso Todos pela Educação", com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica no Brasil. Esse plano envolve o desenvolvimento de políticas públicas para garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos no sistema educacional. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O Plano de Metas "Compromisso Todos pela Educação" tem como objetivo principal garantir o aumento das taxas de aprovação e a redução da evasão escolar na educação básica. ( ) O Decreto nº 6.094 estabelece que os estados e municípios que aderirem ao plano devem implementar políticas de educação inclusiva para atender a alunos com deficiência. ( ) O principal instrumento de avaliação da qualidade da educação no Plano de Metas é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que avalia tanto o desempenho dos alunos quanto a taxa de aprovação. ( ) O plano "Compromisso Todos pela Educação" determina que as metas de melhoria educacional são de responsabilidade exclusiva do governo federal, sem envolvimento dos estados e municípios. A sequência CORRETA é: a) V – V – V – F. b) V – F – V – F. c) F – V – F – V. d) F – V – V – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 24 Q913723 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023O Art. 11 da Lei 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação, dispõe que: “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino”. O parágrafo primeiro do referido artigo prevê que o Sistema Nacional de Avaliação produzirá, no máximo a cada dois anos, indicadores de a) rendimento escolar e de avaliação institucional. b) desempenho escolar e de avaliação institucional. c) rendimento escolar e de desenvolvimento institucional. d) desenvolvimento escolar e de desempenho institucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 25 Q913724 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023O caput do Art. 8º do Plano Estadual de Educação de Minas Gerais (Lei Estadual nº 23.197/2018) dispõe que: “O Estado atuará em regime de colaboração com a União e os municípios visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias deste PEE”. Assinale a opção que contém uma informação incorreta quanto ao que dispõem os parágrafos do referido artigo. a) Será criada uma instância permanente de negociação, cooperação e pactuação entre o Estado e os municípios, para o desenvolvimento conjunto de ações em prol da educação, nos termos de regulamento. b) Caberá exclusivamente ao poder público estadual, no âmbito de sua competência em matéria de educação, a adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas neste PEE. c) Haverá regime de colaboração específico para a implementação de modalidades de educação escolar que atendam a povos e comunidades tradicionais. d) O Estado criará mecanismos para o monitoramento e para as avaliações do cumprimento das metas deste PEE de forma articulada ao acompanhamento da execução do PNE. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 26 Q913726 | Direitos Humanos, Concepções doutrinárias sobre a natureza dos direitos humanos, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023“Desde a Declaração Universal, os direitos humanos são apresentados, como o próprio nome diz, como universais. No entanto, a questão do universal e do particular se deslocou e, hoje em dia, vários grupos em diferentes países questionam a universalidade dos direitos, tal como foi construída, considerando-a uma expressão do Ocidente e da tradição europeia.” Adaptado de CANDAU, Vera Maria. “Direitos humanos, educação e interculturalidade”. Revista Brasileira de Educação, n. 37, jan./abr. 2008. O trecho acima descreve uma tensão entre os seguintes dois temas conexos nas demandas sociais contemporâneas: a) humanos e não-humanos. b) direitos e deveres. c) sociedade e estado. d) igualdade e diferença. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 27 Q913730 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023No século XXI, a formação integral deve abranger o domínio e a habilidade no uso das novas tecnologias da informação e comunicação, as quais exercem papel fundamental em nossa sociedade atual. Nesse contexto, surge a proposta do letramento digital. Esse conceito pode ser definido como a) garantia do acesso a aparelhos eletrônicos com conexão à internet. b) alfabetização na língua materna com uso de recursos tecnológicos. c) flexibilidade comunicativa digital e a leitura crítica das informações. d) aquisição de proficiência no uso de linguagens de programação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 28 Q913734 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023No âmbito escolar da rede estadual de educação de Minas Gerais, a gestão integrada da Rede de Proteção e Promoção de Direitos Humanos é realizada em cinco níveis. Sobre o terceiro nível (Unidade Central da SEE), de acordo com a Resolução Conjunta SEE/SEDESE nº 8, de 10/12/2021, é correto afirmar que a) cabe ao Gestor da escola estadual chamar os responsáveis pelas instituições e/ou órgãos que não retornaram com a tratativa do caso para pactuação de um fluxo para o tipo de violência vinculada ao grupo temático referente ao caso pendente de integração. b) cabe à unidade vinculada às pautas temáticas de Direitos Humanos, demandar à Unidade Central da Secretaria de Estado de Educação, bem como os gestores das entidades locais receptoras, que não retornaram com informações, medidas e/ou ações realizadas sobre o caso, para pactuação de um fluxo de tratativa para o tipo de violência e grupo temático vinculado ao caso concreto. c) cabe à Unidade Central da Secretaria de Estado de Educação demandar à escola estadual (porta de entrada do caso), bem como a Superintendência Regional de Ensino e os gestores das entidades locais receptoras, que não retornaram com informações, medidas e/ou ações realizadas sobre o caso, para pactuação de um fluxo de tratativa para o tipo de violência e grupo temático vinculado ao caso concreto. d) cabe ao gestor da Superintendência Regional de Ensino e/ou ao Coordenador da inspeção escolar chamar a escola que cadastrou o caso de violência no SIMA Educação e os gestores das instituições e órgãos que não retornaram com a tratativa do caso, para pactuação de um fluxo para o tipo de violência vinculada ao grupo temático referente ao caso pendente de integração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 29 Q913735 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023A Resolução SEE nº 4.055, de 17/12/2018, que dispõe sobre o registro e a atualização de dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) e a normatização do Diário Escolar Digital (DED) nas unidades das Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, define, em relação ao SIMADE WEB, que é uma atribuição do Inspetor Escolar a) acompanhar a regularização de vida escolar, o cumprimento da progressão parcial, a autorização e inclusão de novas turmas, a realização de novas matrículas e a enturmação de estudantes. b) supervisionar, retificar, orientar e validar os registros de dados no SIMADE, sob a responsabilidade do professor de educação básica, do secretário escolar e do assistente técnico de educação básica. c) associar os docentes aos conteúdos curriculares, visando o acesso deles ao Diário Escolar Digital, da(s)respectiva(s) turma(s), realizar a configuração de Programa Pedagógico, observando a matriz curricular vigente. d) orientar os registros das informações educacionais no SIMADE pelas escolas estaduais, esclarecendo duvidas dos servidores das unidades escolares e demais equipes regionais de ensino quanto às funcionalidades do sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 30 Q913736 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023De acordo com o Protocolo de Inspeção Escolar, no indicador PPP e Regimento Escolar em relação ao Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade de ensino, uma atividade do Serviço de Inspeção Escolar é a) elaborar, em conjunto com o PPP, Relatório Circunstanciado de propostas para o Plano de Atendimento Escolar da unidade de ensino. b) verificar se o diretor escolar oficializou à Superintendência Regional de Ensino as datas das reuniões dos conselhos de classe a respeito do PPP. c) monitorar se o registro das turmas aprovadas no PPP corresponde à realidade da oferta registrada no Sistema Mineiro de Administração Escolar. d) assessorar a escola no estudo, na avaliação coletiva das ações desenvolvidas e no redimensionamento do processo pedagógico, conforme o previsto PPP. 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21 Q913721 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023Avalie, com base na Lei nº 10.639/03, se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V). ( ) Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira é opcional. ( ) O conteúdo programático de História e Cultura Afro-Brasileira incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. ( ) Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. As afirmativas são, respectivamente, a) V – V – V. b) F – F – V. c) F – V – V. d) V – F – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
22 Q898618 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Inspetor Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024Os inspetores escolares precisam estar familiarizados com os conhecimentos pedagógicos que embasam as práticas de ensino e aprendizagem, contribuindo para a melhoria contínua da educação no ambiente escolar. Qual abordagem pedagógica valoriza a interação social e o aprendizado colaborativo, com o professor atuando como mediador do conhecimento? a) Pedagogia Tradicional, que foca na transmissão de conhecimento de forma expositiva. b) Teoria Behaviorista, que enfatiza a repetição e a memorização de conteúdo. c) Construtivismo, que valoriza o papel ativo do aluno e a interação social no processo de construção do conhecimento. d) Pedagogia Tecnicista, que prioriza o uso de ferramentas tecnológicas sem interação entre os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
23 Q898619 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Inspetor Escolar, Prefeitura de Matriz de Camaragibe AL, ADMeTEC, 2024O Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, estabelece o Plano de Metas "Compromisso Todos pela Educação", com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica no Brasil. Esse plano envolve o desenvolvimento de políticas públicas para garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos no sistema educacional. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O Plano de Metas "Compromisso Todos pela Educação" tem como objetivo principal garantir o aumento das taxas de aprovação e a redução da evasão escolar na educação básica. ( ) O Decreto nº 6.094 estabelece que os estados e municípios que aderirem ao plano devem implementar políticas de educação inclusiva para atender a alunos com deficiência. ( ) O principal instrumento de avaliação da qualidade da educação no Plano de Metas é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que avalia tanto o desempenho dos alunos quanto a taxa de aprovação. ( ) O plano "Compromisso Todos pela Educação" determina que as metas de melhoria educacional são de responsabilidade exclusiva do governo federal, sem envolvimento dos estados e municípios. A sequência CORRETA é: a) V – V – V – F. b) V – F – V – F. c) F – V – F – V. d) F – V – V – F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
24 Q913723 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023O Art. 11 da Lei 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação, dispõe que: “O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino”. O parágrafo primeiro do referido artigo prevê que o Sistema Nacional de Avaliação produzirá, no máximo a cada dois anos, indicadores de a) rendimento escolar e de avaliação institucional. b) desempenho escolar e de avaliação institucional. c) rendimento escolar e de desenvolvimento institucional. d) desenvolvimento escolar e de desempenho institucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
25 Q913724 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023O caput do Art. 8º do Plano Estadual de Educação de Minas Gerais (Lei Estadual nº 23.197/2018) dispõe que: “O Estado atuará em regime de colaboração com a União e os municípios visando ao alcance das metas e à implementação das estratégias deste PEE”. Assinale a opção que contém uma informação incorreta quanto ao que dispõem os parágrafos do referido artigo. a) Será criada uma instância permanente de negociação, cooperação e pactuação entre o Estado e os municípios, para o desenvolvimento conjunto de ações em prol da educação, nos termos de regulamento. b) Caberá exclusivamente ao poder público estadual, no âmbito de sua competência em matéria de educação, a adoção das medidas governamentais necessárias ao alcance das metas previstas neste PEE. c) Haverá regime de colaboração específico para a implementação de modalidades de educação escolar que atendam a povos e comunidades tradicionais. d) O Estado criará mecanismos para o monitoramento e para as avaliações do cumprimento das metas deste PEE de forma articulada ao acompanhamento da execução do PNE. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
26 Q913726 | Direitos Humanos, Concepções doutrinárias sobre a natureza dos direitos humanos, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023“Desde a Declaração Universal, os direitos humanos são apresentados, como o próprio nome diz, como universais. No entanto, a questão do universal e do particular se deslocou e, hoje em dia, vários grupos em diferentes países questionam a universalidade dos direitos, tal como foi construída, considerando-a uma expressão do Ocidente e da tradição europeia.” Adaptado de CANDAU, Vera Maria. “Direitos humanos, educação e interculturalidade”. Revista Brasileira de Educação, n. 37, jan./abr. 2008. O trecho acima descreve uma tensão entre os seguintes dois temas conexos nas demandas sociais contemporâneas: a) humanos e não-humanos. b) direitos e deveres. c) sociedade e estado. d) igualdade e diferença. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
27 Q913730 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023No século XXI, a formação integral deve abranger o domínio e a habilidade no uso das novas tecnologias da informação e comunicação, as quais exercem papel fundamental em nossa sociedade atual. Nesse contexto, surge a proposta do letramento digital. Esse conceito pode ser definido como a) garantia do acesso a aparelhos eletrônicos com conexão à internet. b) alfabetização na língua materna com uso de recursos tecnológicos. c) flexibilidade comunicativa digital e a leitura crítica das informações. d) aquisição de proficiência no uso de linguagens de programação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
28 Q913734 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023No âmbito escolar da rede estadual de educação de Minas Gerais, a gestão integrada da Rede de Proteção e Promoção de Direitos Humanos é realizada em cinco níveis. Sobre o terceiro nível (Unidade Central da SEE), de acordo com a Resolução Conjunta SEE/SEDESE nº 8, de 10/12/2021, é correto afirmar que a) cabe ao Gestor da escola estadual chamar os responsáveis pelas instituições e/ou órgãos que não retornaram com a tratativa do caso para pactuação de um fluxo para o tipo de violência vinculada ao grupo temático referente ao caso pendente de integração. b) cabe à unidade vinculada às pautas temáticas de Direitos Humanos, demandar à Unidade Central da Secretaria de Estado de Educação, bem como os gestores das entidades locais receptoras, que não retornaram com informações, medidas e/ou ações realizadas sobre o caso, para pactuação de um fluxo de tratativa para o tipo de violência e grupo temático vinculado ao caso concreto. c) cabe à Unidade Central da Secretaria de Estado de Educação demandar à escola estadual (porta de entrada do caso), bem como a Superintendência Regional de Ensino e os gestores das entidades locais receptoras, que não retornaram com informações, medidas e/ou ações realizadas sobre o caso, para pactuação de um fluxo de tratativa para o tipo de violência e grupo temático vinculado ao caso concreto. d) cabe ao gestor da Superintendência Regional de Ensino e/ou ao Coordenador da inspeção escolar chamar a escola que cadastrou o caso de violência no SIMA Educação e os gestores das instituições e órgãos que não retornaram com a tratativa do caso, para pactuação de um fluxo para o tipo de violência vinculada ao grupo temático referente ao caso pendente de integração. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
29 Q913735 | Pedagogia, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023A Resolução SEE nº 4.055, de 17/12/2018, que dispõe sobre o registro e a atualização de dados no Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) e a normatização do Diário Escolar Digital (DED) nas unidades das Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais, define, em relação ao SIMADE WEB, que é uma atribuição do Inspetor Escolar a) acompanhar a regularização de vida escolar, o cumprimento da progressão parcial, a autorização e inclusão de novas turmas, a realização de novas matrículas e a enturmação de estudantes. b) supervisionar, retificar, orientar e validar os registros de dados no SIMADE, sob a responsabilidade do professor de educação básica, do secretário escolar e do assistente técnico de educação básica. c) associar os docentes aos conteúdos curriculares, visando o acesso deles ao Diário Escolar Digital, da(s)respectiva(s) turma(s), realizar a configuração de Programa Pedagógico, observando a matriz curricular vigente. d) orientar os registros das informações educacionais no SIMADE pelas escolas estaduais, esclarecendo duvidas dos servidores das unidades escolares e demais equipes regionais de ensino quanto às funcionalidades do sistema. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
30 Q913736 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Inspetor Escolar, SEEMG, FGV, 2023De acordo com o Protocolo de Inspeção Escolar, no indicador PPP e Regimento Escolar em relação ao Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade de ensino, uma atividade do Serviço de Inspeção Escolar é a) elaborar, em conjunto com o PPP, Relatório Circunstanciado de propostas para o Plano de Atendimento Escolar da unidade de ensino. b) verificar se o diretor escolar oficializou à Superintendência Regional de Ensino as datas das reuniões dos conselhos de classe a respeito do PPP. c) monitorar se o registro das turmas aprovadas no PPP corresponde à realidade da oferta registrada no Sistema Mineiro de Administração Escolar. d) assessorar a escola no estudo, na avaliação coletiva das ações desenvolvidas e no redimensionamento do processo pedagógico, conforme o previsto PPP. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro