Questões de Concursos: Licenciatura

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11 Q898405 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Sabemos que discutir a respeito da utilização das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no ensino de História não chega a ser uma novidade. A novidade talvez esteja nos recursos e ferramentas que têm, com cada vez maior profusão e velocidade, se revelado bastante prolíficos para o ensino de História, exigindo constante atenção. Como nas demais áreas constituintes do currículo escolar, o campo da História tem sido objeto de estudos que procuram defender a utilização dos recursos tecnológicos como importante meio na busca de uma melhor realização do processo de ensino-aprendizagem”.
Silva, Max Rodolfo Roque da. Ensino de História e novas tecnologias: desafios e perspectivas. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.
Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/art icle/view/10099/8667. Acesso em: 24 nov. 2024.

No que concerne a utilização das novas tecnologias no ensino de História no Brasil, observa-se que:

12 Q898433 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

As teorias de aprendizagem visam identificar o processo envolvido na ação de ensinar e aprender, com o devido reconhecimento da evolução cognitiva do homem. Significativas são as teorias de aprendizagem, que contribuem para o processo educacional, onde muito se discute, e entre elas, algumas se aproximam ou até mesmo se assemelham. Teóricos como Piaget e Vygotsky são amplamente estudados e discutidos entre esses autores onde existem também aspectos que são muito semelhantes. Diante disso, assinale a alternativa abaixo que apresenta uma informação INCORRETA.

13 Q898435 | Pedagogia, Libâneo, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Segundo Libâneo (1994), o planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar com a problemática do contexto social, tendo o planejamento, portanto, funções importantes a ação docente. Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, quanto a essas funções.

( ) Clarificar princípios, diretrizes e procedimentos da função docente que assegurem o vínculo entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e do processo de participação democrática.

( ) Fomenta a conexão entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional com as ações efetivas a serem desenvolvidas em sala de aula, por meio dos objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino.

( ) Direciona a preparação das aulas, visto que se organiza tempo, material a ser utilizado, conteúdo, além do ato de replanejar ao surgimento de uma nova situação que possa acontecer ao desenvolver da atividade previamente pensada.

( ) Atualizar os conteúdos do plano a cada 6 meses, adequando-os às condições de aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que são aprimorados nas vivências do cotidiano.


A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é?

14 Q898442 | Pedagogia, Legislação da Educação, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A deficiência já foi tratada como algo pessoal ou individualizada onde um individuo não tinha acesso ou o tinha com muita dificuldade a direitos fundamentais, como a educação. Neste cenário, uma alternativa era conseguida a duras penas. Atualmente a deficiência ganhou, e com muita propriedade, vem ganhando destaque e reparações, o que permite a interações entre os indivíduos. Deste modo como legitimação desses direitos, em 30 de março de 2007 assegurou-se a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência por meio do Decreto Legislativo nº 186, de 2008.
Analise as assertivas a seguir sobre esse contexto.

I. "Comunicação" abrange as línguas, a visualização de textos, o braille, a comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos de multimídia acessível, assim como a linguagem simples, escrita e oral, os sistemas auditivos e os meios de voz digitalizada e os modos, meios e formatos aumentativos e alternativos de comunicação, inclusive a tecnologia da informação e comunicação acessíveis.

II. "Língua" abrange as línguas faladas e de sinais e outras formas de comunicação não-falada.

III. "Discriminação por motivo de deficiência" significa qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, com o propósito ou efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o desfrute ou o exercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil ou qualquer outro. Abrange todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de adaptação razoável.

IV. "Adaptação razoável" significa as modificações e os ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional ou indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que as pessoas com deficiência possam gozar ou exercer, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.

V. "Desenho universal" significa a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados, na maior medida possível, por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou projeto específico. O "desenho universal" não excluirá as ajudas técnicas para grupos específicos de pessoas com deficiência, quando necessárias.

Assinale a alternativa CORRETA.

15 Q898471 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Em relação às teorias de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, o construtivismo e a abordagem sociointeracionista têm sido amplamente discutidos. Ao planejar uma aula de Língua Portuguesa para alunos do Ensino Fundamental, considerando essas teorias, um professor pode:

16 Q898408 | Pedagogia, Lei nº 10639 de 2003, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Ao completar 20 anos (2023), a Lei 10.639 (sancionada em 2003) marca uma série de políticas públicas voltadas à valorização da África, das lutas de africanos e seus descendentes no Brasil, da cultura negra brasileira e da presença do negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro no país por meio da educação”.
Disponível em: https://lunetas.com.br/lei-10639-como-andao-ensino-de-historia-afro-brasileira-em-sala-de-aula/. Acesso em: 24 nov. 2024.

Segundo especialistas, no que se refere ao ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, um dos desafios enfrentados é a:

17 Q898429 | Pedagogia, As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao benefício significativo do uso de softwares e aplicativos educacionais no ambiente de aprendizagem da Matemática e de disciplinas em geral.

18 Q898431 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A Matemática sempre teve suma importância na história da civilização. Levando em consideração essa relevância e a relação aluno professor, aponte a alternativa CORRETA no que tange aos fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Matemática.

19 Q898436 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

De acordo com Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança em desenvolvimento para a aquisição de escrita passa por níveis de escrita que são:

20 Q898441 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Segundo as “diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil” para as propostas pedagógicas da educação infantil, faz-se necessário respeitar os seguintes princípios:
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