Segundo Libâneo (1994), o planejamento escolar é um
processo de racionalização, organização e
coordenação da ação docente, articulando a atividade
escolar com a problemática do contexto social, tendo o
planejamento, portanto, funções importantes a ação
docente. Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso,
quanto a essas funções.
( ) Clarificar princípios, diretrizes e procedimentos da
função docente que assegurem o vínculo entre as
tarefas da escola e as exigências do contexto social e
do processo de participação democrática.
( ) Fomenta a conexão entre o posicionamento
filosófico, político-pedagógico e profissional com as
ações efetivas a serem desenvolvidas em sala de aula,
por meio dos objetivos, conteúdos, métodos e formas
organizativas de ensino.
( ) Direciona a preparação das aulas, visto que se
organiza tempo, material a ser utilizado, conteúdo,
além do ato de replanejar ao surgimento de uma nova
situação que possa acontecer ao desenvolver da
atividade previamente pensada.
( ) Atualizar os conteúdos do plano a cada 6 meses,
adequando-os às condições de aprendizagens dos
alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino
que são aprimorados nas vivências do cotidiano.
A ordem CORRETA de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo é?
a) F – V – F –V.
b) V – F – V - F.
c) F – F – V – V.
d) V – V – V – F.
e) F – F – F – V.