Questões de Concursos: Licenciatura

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31 Q898469 | Pedagogia, Legislação da Educação, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

De acordo com a LDB (Lei nº 9.394/1996) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a organização curricular no ensino de Língua Portuguesa deve:

32 Q898472 | Pedagogia, PCN's, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a legislação educacional brasileira estabelecem que os professores de Língua Portuguesa devem:

33 Q898474 | Pedagogia, Legislação da Educação, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Considerando o uso das tecnologias no ensino de Língua Portuguesa, assinale a alternativa que reflete uma abordagem pedagógica eficaz e coerente com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o ensino de Língua Portuguesa.

34 Q898427 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Assinale a alternativa CORRETA sobre a importância da resolução de problemas como metodologia de ensino.

35 Q898430 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Levando em consideração a importância, a logística e principais benefícios da Educação a Distância (EAD), aponte a alternativa CORRETA quanto ao benefício gerados pelo Ensino a Distância.

36 Q898434 | Pedagogia, Principais Autores, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Para Libâneo (2013), o planejamento escolar é uma ferramenta que direciona a prática pedagógica, visando um direcionamento da execução da atividade docente e este portanto, precisa ser um processo contínuo e reflexivo, que envolva a definição de objetivos educacionais, estratégias de ensino, avaliação do aprendizado dos alunos e ainda adaptações constantes a partir de resultados obtidos, levando em consideração o contexto social. Portanto, o ato de planejar não se limita ao mero preenchimento de formulários ou rotina escolar, por isso, precisa ser realizado com cautela e alicerçado nos comportamentos sociais que envolvem aquele ambiente e toda comunidade escolar.
Para o autor, são funções do planejamento escolar:
I. Fundamentar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurando a articulação entre a incumbência da escola, as exigências do contexto social a qual está inserida e do processo de participação democrática.

II. Assegurar objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos. Manifestando a relação entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional do professor com suas ações educativas.

III. Garantir a realização de um processo de ensino de qualidade, afastando-se de improvisação e rotina, buscando sempre que possível o replanejamento a partir de novas ações ou situações que venham a ser revelada visto que este processo se caracteriza pelo movimento permanente, impedindo desta forma que o plano seja rígido e acabado.

IV. Antiquar os conteúdos do plano sempre que for preciso, baseando-se nas e no campo do conhecimento, levando em consideração as aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino.

Assinale a alternativa CORRETA.

37 Q898439 | Pedagogia, Educação Especial, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica CNE/CEB nº. 4/2009 institui que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função:

38 Q898440 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, a avaliação na educação infantil se dá, mediante:

39 Q898473 | Literatura, Escolas Literárias, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O movimento Modernista brasileiro, em sua fase de 1922 a 1930, foi um marco importante para a redefinição das produções literárias no país. A Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, simboliza o rompimento com os estilos tradicionais e a busca por uma arte genuinamente brasileira. Tendo em vista as características dessa fase do Modernismo, indique a alternativa CORRETA sobre a relação entre a produção literária modernista e o contexto histórico-social.
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