Questões de Concursos: Médico Clínico

Prepare-se para a prova com questões de Médico Clínico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q681313 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV

Paciente do sexo masculino, 32 anos, é encaminhado ao serviço de emergência com história aguda de febre alta, mialgias e icterícia. As dosagens séricas de ureia e creatinina encontram-se aumentadas e o médico que o atende suspeita de leptospirose icterohemorrágica. Assinale a opção que indica o achado plasmático que apoia o diagnóstico desta hipótese diagnóstica. 

22 Q687379 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE

Aopção que indica a doença glomerular primária, que esteja entre causas de insuficiência renal crônica é: 

23 Q820431 | Legislação Federal, Lei 8142 1990, Médico Clínico, CEFET RJ, CESGRANRIO

Nos termos da Lei nº 8.142/1990, a Conferência de Saúde atua em cada esfera de governo e deve, com a representação de vários segmentos sociais, reunir-se a cada

24 Q822525 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Médico Clínico, CEFET RJ, CESGRANRIO

Sr. Y é Governador do Estado Gama e pretende organizar o serviço de saúde de sua terra natal com padrões de primeiro mundo. De início, verifica qual a organização existente e procura mecanismos para sua atualização, bem como projeta um plano de cargos e salários para os integrantes da carreira de Saúde. Nos termos da Lei nº 8.080/1990, a direção do Sistema Único de Saúde é única, sendo exercida em cada esfera de governo pelo

25 Q682552 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV

Paciente de 78 anos, masculino, com diagnóstico prévio de diabetes mellitus e cardiopatia isquêmica crônica com fração de ejeção de 30% comparece ao seu médico da atenção básica com cansaço aos esforços. No exame físico apresenta PA = 110/65mmHg; FC = 92bpm; saturação de O2 de 96%; ritmo cardíaco irregular e sopro audível na ponta. O ECG mostra traçado compatível com fibrilação atrial. Com estas informações, assinale a opção que indica o tratamento que deve ser instituído. 

26 Q689499 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV

Mulher de 55 anos é portadora de hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2 há seis anos. Além da dieta, está em uso de metformina 500mg duas vezes ao dia, hidroclorotiazida 25mg/dia, maleato de enalapril 20mg/dia e anlodipina 5mg/dia. Queixa-se de tosse e a PA aferida na consulta era 140/90mmHg; o restante do exame físico estava normal. Exames complementares: glicose = 145mg/dl; Hemoglobina glicada = 7,5%; Na = 135mmol/l; K = 4,1mmol/l; Cl = 100mmol/l; HCO? = 24mmol/l; ureia = 28mg/dl; creatinina = 1,2mg/dl. A relação albumina/creatinina em uma amostra isolada matinal foi 320mg/g. Assinale a opção que apresenta a conduta mais conveniente para esta paciente, quanto à hipertensão arterial. 

27 Q688715 | Medicina, Médico Clínico, Prefeitura de Salvador BA, FGV

Um homem de 65 anos tem história de dispneia aos esforços e expectoração diária há seis meses. É tabagista de 50 maços ano. No exame físico apresente redução do murmúrio vesicular com alguns sibilos ao final da expiração. Seu teste de função pulmonar apresenta FEV? de 4,5 L (60% do predito), capacidade vital forçada (CVF) de 2,3 L e a relação FEV?/CVF é de 0,65. Segundo os critérios GOLD para gravidade da obstrução ventilatória do portador de DPOC, sua alteração respiratória pode ser classificada como 

28 Q688732 | Português, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE

Texto associado.
Leia o texto e responda às perguntas. 
Infestação de escorpiões no Brasil pode ser imparável 
A infestação de escorpião no Brasil é o exemplo perfeito de como a vida moderna se tornou imprevisível. É uma característica do que, no complexo campo de problemas, chamamos de um mundo “VUCA” (Volatility, uncertainty, complexity and ambiguity em inglês) – um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Escorpiões, como as baratas que eles comem, são u m a e s p é c i e i n c r i v e l m e n t e a d a p t á v e l . O número de pessoas picadas em todo o Brasil aumentou de 12 mil em 2000 para 140 mil no ano passado, de acordo com o Ministério da Saúde. A espécie que aterroriza os brasileiros é o perigoso escorpião amarelo, ou Tityus serrulatus. Ele se reproduz por meio do milagre da partenogênese, significando que um escorpião feminino simplesmente gera cópias de si mesma duas vezes por ano – nenhuma participação masculina é necessária. A infestação do escorpião urbano no Brasil é um clássico "problema perverso". Este termo, usado pela primeira vez em 1973, refere-se a enormes problemas sociais ou culturais como pobreza e guerra – sem solução simples ou definitiva, e que surgem na interseção de outros problemas. Nesse caso, a infestação do escorpião urbano no Brasil é o resultado de uma gestão inadequada do lixo, saneamento inapropriado, urbanização rápida e mudanças climáticas. No VUCA, quanto mais recursos você der para os problemas, melhor. Isso pode significar tudo, desde campanhas de conscientização pública que educam brasileiros sobre escorpiões até forças-tarefa exterminadoras que trabalham para controlar sua população em áreas urbanas. Os cientistas devem estar envolvidos. O sistema nacional de saúde pública do Brasil precisará se adaptar a essa nova ameaça. Apesar da obstinada cobertura da imprensa, as autoridades federais de saúde mal falaram publicamente sobre o problema do escorpião urbano no Brasil. E, além de alguns esforços mornos em nível nacional e estadual para treinar profissionais de saúde sobre o risco de escorpião, as autoridades parecem não ter nenhum plano para combater a infestação no nível epidêmico para o qual ela está se dirigindo. Temo que os escorpiões amarelos venenosos tenham reivindicado seu lugar ao lado de crimes violentos, tráfico brutal e outros problemas crônicos com os quais os urbanitas no Brasil precisam lidar diariamente.
* Hamilton Coimbra Carvalho é pesquisador em Problemas Sociais Complexos, na Universidade de São Paulo (USP). T e x t o a d a p t a d o d e R e v i s t a G a l i l e u ( h t t p s : / / r e v i s t a g a l i l e u . g l o b o . c o m / C i e n c i a / M e i o - Ambiente/noticia/2019/02/infestacao-de-escorpioes-no-brasilpode-ser-imparavel-diz-pesquisador.html
Observe o que se afirma nos itens a seguir e preencha os parênteses com (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para as afirmativas falsas.
I. A infestação de escorpiões no ambiente urbano brasileiro decorre exclusivamente de uma
política sanitária ineficaz. ( )
II. O crescimento do número de escorpiões no Brasil é um desafio para toda a sociedade. ( )
III. Há uma correlação direta entre recursos e eficácia no combate a problemas considerados
“perversos”. ( )
IV. A obstinada participação da imprensa prejudica o trabalho dos órgãos públicos sanitários. ( )
V. É insano aproximar a infestação de escorpiões de temas como o tratamento do lixo urbano e as variações climáticas. ( )

29 Q683973 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE

A patologia em que o mneumônico ABCDE (Assimetria, Bordas, Coloração, Diâmetro e Evolução) é usado como método diagnóstico é: 

30 Q690723 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE

A Acantose Nigricans é um sinal cutâneo c a r a c t e r i z a d o p e l a h i p e r q u e r a t o s e d e hiperpigmentação cinzenta e espessa da pele. É (são) doença(s) associada(s) a esse sinal clínico:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.