Questões de Concursos Públicos: Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica

Encontre aqui questões Médico Multiprofissional em Atenção Oncológica de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A respeito da reabilitação cardiopulmonar e metabólica, julgue os itens a seguir. O programa de reabilitação cardíaca baseado em treino aeróbico intervalado não apresenta resultados satisfatórios em casos de pacientes com insuficiência cardíaca congestiva e(ou) hipertensão pulmonar com limitação ventilatória, devendo, por isso, ser obrigatoriamente incluídos treinos específicos para os músculos inspiratórios nesses casos.
O aumento nos casos de cânceres avançados tem levado à inserção dos cuidados paliativos no âmbito da assistência à saúde da população como uma medida extremamente necessária. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens. O tratamento fisioterapêutico em pacientes totalmente dependentes deve ter como objetivos manter a amplitude de movimento, favorecer a respiração, propiciar a higienização e evitar complicações como úlceras por pressão, edema e dor.
Considerando as técnicas terapêuticas utilizadas pelo fisioterapeuta no tratamento de seus pacientes, julgue os itens a seguir. A eletroestimulação dos seios carotídeos é indicada para o controle da pressão arterial em indivíduos hipertensos.

Um homem de setenta e cinco anos de idade foi internado em um hospital, queixando-se de dor no lado esquerdo do peito que, segundo ele, irradiava para a axila. O paciente foi diagnosticado com infarto agudo do miocárdio. No segundo dia pós-infarto, o quadro clínico ficou estável e o paciente foi transferido para a unidade coronariana.

Com relação às atividades fisioterapêuticas que deverão ser programadas, de acordo com as fases da reabilitação cardiovascular, para uma adequada reabilitação desse paciente, julgue os itens que se seguem.

Na fase III, após a finalização da fase II, o paciente, que deverá ter recebido alta hospitalar, poderá iniciar exercícios aeróbicos e de resistência.
No que se refere à atuação do fisioterapeuta junto a pacientes idosos, julgue os seguintes itens. O treino de dupla tarefa é uma estratégia terapêutica para facilitar a realização de atividades do cotidiano pelos idosos, os quais, ao buscar concentração para executar ações simultâneas, podem apresentar comprometimento do equilíbrio postural e sofrer quedas.
Considerando as técnicas terapêuticas utilizadas pelo fisioterapeuta no tratamento de seus pacientes, julgue os itens a seguir. As técnicas que envolvem a amplitude de movimento dos segmentos corporais são contraindicadas imediatamente após procedimentos cirúrgicos nos tendões, nos músculos e na pele.

Uma paciente de trinta e cinco anos de idade foi internada na UTI com histórico inicial de pneumonia seguida de quadro de sepse e síndrome de resposta inflamatória aguda (SARA), uso de corticoterapia e desmame difícil da ventilação mecânica invasiva. Embora se mantivesse colaborativa, a paciente foi acometida repentinamente por uma fraqueza muscular generalizada, simétrica, com acometimento maior dos músculos proximais, em relação aos distais, o que a levou a permanecer hipomóvel no leito e com grau de força muscular baixo. Na avaliação clínica, foram descartadas doenças do sistema nervoso central (SNC) ou do sistema nervoso periférico (SNP). Para acompanhamento desse caso clínico, o fisioterapeuta sugeriu a utilização da escala do MCR (Medical Research Council).

Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

O quadro clínico aponta para uma condição clínica denominada polineuromiopatia do paciente crítico (CIPNM, do inglês critical illness polyneuromyopathy).
Acerca da atuação da fisioterapia nos casos de câncer de mama e linfedema, julgue os seguintes itens. A realização de programa de exercícios — aeróbicos e de alongamento, por exemplo — ajuda a melhorar significativamente a amplitude de movimentos realizados pelo ombro pós-dissecção de nodo linfático axilar.

Paciente do sexo masculino, com cinquenta e oito anos de idade, com diagnóstico de câncer de orofaringe, foi submetido à cirurgia para ressecção tumoral, com esvaziamento cervical à esquerda seguido de radioterapia concomitante a quimioterapia. Esse paciente apresentou abertura de boca de 18 mm — distância interincisivos —, radiodermite aguda grau 3 em região cervical e ombro esquerdo caído.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.

Assim como o tabagismo, o etilismo e o papilomavírus humano são fatores de risco para o câncer de orofaringe.
No que se refere à atuação do fisioterapeuta em enfermaria hospitalar, julgue os itens subsecutivos. O posicionamento de uma cânula de traqueostomia é capaz de reduzir o espaço morto fisiológico e a resistência ao fluxo aéreo se comparados ao espaço morto e à resistência encontrados nas vias aéreas superiores pérvias.