Questões de Concursos: Médico Perito Legista de 1a Classe

Prepare-se para a prova com questões de Médico Perito Legista de 1a Classe de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q649910 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, na prática médico-legal, constantemente há a necessidade de demonstração pericial da virgindade ou de sua perda, recente ou antiga, julgue os itens subsequentes, acerca de himenologia.

O hímen não se refaz naturalmente, isto é, não volta a ter formato de membrana diafragmática após a primeira ruptura. Em caso de ruptura himenal recente, observam-se bordas das lesões sangrantes ou cobertas por material fibrinoso. Após o processo de reparo tecidual, por sua vez, os vestígios de ruptura himenal correspondem à presença de carúnculas mirtiformes, especialmente após partos vaginais.

22 Q650049 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de toxicologia forense, julgue os itens subsecutivos.

É conceituada como veneno qualquer substância que, introduzida no organismo, mesmo homeopaticamente, danifique a vida ou a saúde. As vias de penetração do veneno incluem a oral, a gástrica, a retal, a inalatória, a cutânea, a subcutânea, a intramuscular, a intraperitoneal, a intravenosa intra-arterial e a intratecal. Entre essas vias, a mais comumente usada é a intramuscular.

23 Q650037 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Com a promulgação da Lei n.º 12.015/2009, deixou de existir, no Código Penal, a figura jurídica típica do atentado violento ao pudor. O crime de estupro passou a abrangê-lo. A partir dessas informações, julgue os itens subsecutivos, referentes à sexualidade anômala e criminosa e às lesões delas decorrentes.

A frequência da distribuição dos locais das lesões encontradas na região vulvar provocadas por instrumento contundente, no caso de violência sexual, é classificada, das mais comuns para as mais raras, na seguinte ordem: lábios maiores, região periuretral, períneo, vagina, cérvix, fossa navicular, hímen, lábios menores e forquilha posterior.

24 Q649958 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Considerando que evidenciar a causa mortis é a meta fundamental da necropsia, tanto do ponto de vista médico quanto do jurídico, julgue os itens subsequentes.

O sinal de Lates e Toyo refere-se à presença de fragmentos de pele na face interna das vestes da vítima de lesões provocadas por instrumento cortante.

26 Q649962 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Considerando que evidenciar a causa mortis é a meta fundamental da necropsia, tanto do ponto de vista médico quanto do jurídico, julgue os itens subsequentes.

A fim de se estabelecer o diagnóstico de gravidez tópica nos casos de mortes provocadas por aborto, o útero deve ser analisado em laboratório de anatomia patológica.

27 Q650107 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

No trigésimo dia após o evento gerador da ocorrência policial, determinado paciente compareceu ao instituto médico-legal para exame complementar. Conforme relatório médico apresentado, o paciente havia sofrido fratura exposta no membro superior direito e sido submetido a cirurgia ortopédica reparadora. As lesões estavam em evolução, no que se refere à consolidação óssea, mas já ocorrera a cicatrização da ferida na pele, com irregularidades e neoformações conjuntivas entre as bordas.

Com base no caso hipotético apresentado acima, julgue os itens que se seguem, acerca de traumatologia forense.

A lesão referida é tipicamente compatível com lesão provocada por instrumento cortante, pois atingiu a parte óssea, ou seja, tecido profundo.

28 Q650054 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de toxicologia forense, julgue os itens subsecutivos.

Na necropsia dos envenenados, acondicionar em formol as amostras coletadas para pesquisa é procedimento adequado para a conservação do material.

29 Q650101 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

O corpo de um homem adulto, vítima de assalto, foi levado ao instituto médico-legal e, no exame, o perito médico legista relatou os seguintes achados: infiltração hemorrágica, coagulação do sangue, ferida de bordas afastadas no pescoço, escoriações com presença de crosta e equimoses.

Com referência a esse caso hipotético e ao diagnóstico diferencial entre lesões produzidas em vida ou depois da morte, julgue os itens seguintes.

A tonalidade das equimoses permitirá o diagnóstico do tempo do traumatismo e revela lesão em vida.

30 Q649964 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos a puerpério e infanticídio.

O crime de infanticídio é caracterizado pela exposição ou pelo abandono de recém-nascido pela mãe, movida pelo estado puerperal, para ocultar a desonra própria.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.