Questões de Concursos: Médico Perito Legista de 1a Classe

Prepare-se para a prova com questões de Médico Perito Legista de 1a Classe de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q650093 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca da esganadura.

Na tentativa de esganadura, os sintomas e sinais incluem dores de garganta com perturbação dos movimentos cervicais, odinofagia, disfonia, inflamação da laringe, edema da glote e até abscesso retrofaríngeo, fobia, confusão mental e sinais externos locais típicos.

32 Q460243 | Direito Penal, Extinção da Punibilidade, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Considerando que uma jovem de dezoito anos de idade tenha sido estuprada por um rapaz de vinte anos de idade e que tal fato tenha caracterizado a prática de crime de estupro processado por ação penal pública condicionada a representação, julgue os itens a seguir.

Na hipótese em apreço, a autoridade policial somente poderá instaurar inquérito para apurar o estupro se houver representação da jovem no prazo de até seis meses, contados da data em que se descobriu quem foi o autor do fato. Após o prazo decadencial, estará extinta a punibilidade e o rapaz não poderá ser processado.

33 Q649955 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Do ponto de vista médico-legal, identidade e identificação têm conceitos distintos. Enquanto identidade é o conjunto de características que individualizam a pessoa, tornando-a única, identificação é o processo pelo qual se determina a individualização. Com base nessas informações e nos múltiplos conhecimentos a elas relacionados, julgue os itens a seguir, referentes à identidade e à identificação no contexto da antropologia forense.

Para fins de identificação humana, as análises de caligrafia e voz não possuem valor jurídico, uma vez que não obedecem aos critérios de imutabilidade.

34 Q650114 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Cada um dos próximos itens apresenta uma causa jurídica de morte de vítima examinada por médico legista, associada a uma proposta de conclusão, devendo ser julgado certo, se a associação causa/conclusão estiver correta, ou errado, em caso contrário.

Vítima com ferimento horizontal no pescoço, começando pelo lado esquerdo e terminando com aprofundamento e para cima. Conclusão: homicídio.

35 Q557636 | Informática, Windows, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os itens subsequentes.

Entre os sistemas operacionais Windows 7, Windows Vista e Windows XP, apenas este último não possui versão para processadores de 64 bits.

36 Q649977 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, na prática médico-legal, constantemente há a necessidade de demonstração pericial da virgindade ou de sua perda, recente ou antiga, julgue os itens subsequentes, acerca de himenologia.

Em mulher que não tenha hímen complacente, a única prova material de virgindade é a integridade himenal.

37 Q650092 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

No trigésimo dia após o evento gerador da ocorrência policial, determinado paciente compareceu ao instituto médico-legal para exame complementar. Conforme relatório médico apresentado, o paciente havia sofrido fratura exposta no membro superior direito e sido submetido a cirurgia ortopédica reparadora. As lesões estavam em evolução, no que se refere à consolidação óssea, mas já ocorrera a cicatrização da ferida na pele, com irregularidades e neoformações conjuntivas entre as bordas.

Com base no caso hipotético apresentado acima, julgue os itens que se seguem, acerca de traumatologia forense.

Caso a lesão descrita tenha sido produzida por projétil de arma de fogo, é correto inferir que se tratou de instrumento perfurocontundente. Adicionalmente, caso haja sinais de buraco de mina (Hoffman), será correto inferir que o tiro foi dado com a boca da arma encostada na pele da vítima.

38 Q558782 | Informática, Navegação, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

No que concerne a redes sociais e computação em nuvem, julgue os itens subsequentes.

o Facebook, a análise do perfil (linha do tempo) permite a aprovação ou a recusa das marcações que as pessoas adicionam às publicações de um usuário. Já a análise de marcações permite a aprovação ou a recusa das publicações, em que as pessoas marcam o usuário antes de elas serem exibidas no perfil desse usuário (linha do tempo).

39 Q649924 | Ciência Forense, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Com a promulgação da Lei n.º 12.015/2009, deixou de existir, no Código Penal, a figura jurídica típica do atentado violento ao pudor. O crime de estupro passou a abrangê-lo. A partir dessas informações, julgue os itens subsecutivos, referentes à sexualidade anômala e criminosa e às lesões delas decorrentes.

Quando não ocorrem os necessários relaxamento e lubrificação fisiológicos dos órgãos sexuais femininos nos atos sexuais, que são reflexo da volição, é comum a presença de lesões contusas na região vulvar. Portanto, em casos de lesões vulvares compatíveis, haverá forte indício de que o ato sexual não foi consentido.

40 Q561096 | Informática, Windows Explorer, Médico Perito Legista de 1a Classe, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de organização e gerenciamento de informações, julgue o item seguinte.

No Windows Explorer do Windows XP, é possível colocar uma imagem em uma pasta (modo de exibição de miniaturas) para que o usuário possa lembrar-se do conteúdo que estará inserido naquela pasta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.