Questões de Concursos: Mediador Escolar

Prepare-se para a prova com questões de Mediador Escolar de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q890362 | Pedagogia, Teorias das Inteligências Múltiplas, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Pesquisas recentes em neurobiologia sugerem a presença de áreas no cérebro humano que correspondem, pelo menos de maneira aproximada, a determinados espaços de cognição. No entanto, a Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner na década de 1980, já desafiava a concepção tradicional de inteligência como uma capacidade única e geral. Em vez disso, essa teoria sugere que existem várias formas de inteligência, diferentes maneiras de ser inteligente. Gardner identificou inicialmente sete tipos de inteligência e, posteriormente, adicionou um oitavo tipo. Cada uma dessas inteligências representa uma capacidade ou habilidade cognitiva distinta. Os tipos de inteligência catalogados possuem características que as particularizam uma em relação as outras e possuem características distintas como, por exemplo: “capacidade de representar ambientes em três dimensões; habilidades com expressões corporais; sensibilidade às emoções e motivações dos outros; habilidades relacionadas à capacidade de raciocinar de forma abstrata; e, habilidade de autorreflexão.” As características apresentadas, respectivamente, correspondem às inteligências classificadas por Gardner como:

12 Q890366 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Na aula de figuras geométricas, um professor enfrenta o desafio de introduzir o conceito de simetria aos alunos do ensino fundamental. A meta é assegurar que os alunos não apenas compreendam o conceito, mas também participem ativamente na atividade. O professor deve alinhar sua estratégia com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que se alinha aos princípios da teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo. Este professor reconhece a importância de adaptar sua abordagem de ensino de acordo com o estágio de desenvolvimento cognitivo de seus alunos, que, em sua maioria, têm entre 11 e 12 anos. A prioridade é criar uma aula que estimule a construção ativa do conhecimento, alinhando-se com os princípios piagetianos. Está de acordo com os princípios piagetianos e considera a fase do desenvolvimento da inteligência em que provavelmente se encontram os alunos a estratégia:

13 Q890378 | Pedagogia, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Segundo a Lei Brasileira de Inclusão – Lei nº 13.146/2015, a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, conforme suas características, interesses e necessidades de aprendizagem, sendo dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação. Sobre algumas incumbências do poder público, analise as afirmativas a seguir.

I. Sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.

II. Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem barreiras e promovam a inclusão plena.

III. Projeto pedagógico que desinstitucionalize o Atendimento Educacional Especializado (AEE), assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e, ainda, garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.

IV. Oferta de educação bilíngue, em Libras como segunda língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como primeira língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.

V. Planejamento de estudo de caso, de elaboração de plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de organização de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade pedagógica de recursos de tecnologia assistiva.

Está correto o que se afirma apenas em

14 Q890380 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é INCORRETO afirmar que:

15 Q890361 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Em uma escola que adota uma abordagem pedagógica baseada em projetos de trabalho, os professores estão constantemente buscando maneiras de envolver os alunos em atividades práticas e interdisciplinares. Recentemente, a escola decidiu iniciar um projeto que abordaria a questão da sustentabilidade ambiental. O objetivo é sensibilizar os alunos para os desafios ambientais globais e capacitá-los a desenvolver soluções criativas para questões locais relacionadas ao meio ambiente. No início do projeto, os alunos foram divididos em grupos e receberam a tarefa de identificar um problema ambiental em sua comunidade. Cada grupo foi responsável por realizar pesquisas, coletar dados, propor soluções e criar uma apresentação para a comunidade escolar. À medida que o projeto avançava, os alunos se envolveram em atividades práticas, como criação de hortas sustentáveis, organização de campanhas de reciclagem e conscientização sobre a conservação da água. Eles também colaboraram com especialistas locais e participaram de visitas a locais de interesse ambiental. A abordagem baseada em projetos permitiu que os alunos aplicassem conceitos de várias disciplinas, como ciências, geografia, matemática e até mesmo as artes, à medida que criavam cartazes e apresentações envolventes. Agora, com o projeto chegando ao fim, os professores desejam avaliar o seu impacto sobre o aprendizado e a conscientização dos alunos. Em relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Avaliação das apresentações dos grupos: os professores podem avaliar as apresentações finais dos grupos de alunos, levando em consideração critérios como clareza, profundidade de pesquisa, criatividade na apresentação de soluções e capacidade de comunicar eficazmente os resultados do projeto.

II. Avaliação das pesquisas e coleta de dados: os alunos podem ser avaliados com base na qualidade de suas pesquisas, na coleta de dados e na análise crítica das informações relevantes para o projeto.

III. Avaliação das habilidades interdisciplinares: os professores podem avaliar o grau em que os alunos conseguiram aplicar conceitos de várias disciplinas no projeto. Isso pode envolver a revisão de trabalhos escritos, relatórios ou apresentações que demonstrem a conexão entre os conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas.

IV. Autoavaliação dos alunos: os alunos podem ser incentivados a realizar uma autoavaliação, refletindo sobre seu próprio aprendizado e desenvolvimento ao longo do projeto.

Está correto o que se afirma em

16 Q890363 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

As teorias de aprendizagem são estruturas conceituais que descrevem como o processo de aquisição de conhecimento ocorre, oferecendo insights sobre como os alunos assimilam informações, desenvolvem habilidades e constroem compreensão. Dessa forma, compreendê-las é fundamental para adaptar estratégias de ensino de acordo com as necessidades dos alunos e objetivos educacionais. Assim, em uma escola que valoriza abordagens pedagógicas diversificadas e busca promover uma educação mais eficaz é fundamental que os professores estudem as teorias de aprendizagem mais influentes e reflitam sobre como aplicá-las em sala de aula. Analise as afirmativas a seguir relacionadas às teorias de aprendizagem.

I. Argumenta que os alunos constroem ativamente o conhecimento por meio de sua interação com o ambiente. Ele enfatiza a construção de significados pessoais, o pensamento crítico e a resolução de problemas.

II. No cerne dessa abordagem, encontra-se a valorização do conteúdo, não apenas como matéria a ser assimilada, mas como peça fundamental que deve fazer sentido e ser relevante no contexto da experiência do aprendiz.

III. A mediação desempenha um papel central, à medida que o docente atua como um facilitador que fornece suporte e orientação adequados, conduzindo os alunos na direção do conhecimento e das habilidades mais avançadas.

IV. Esta teoria oferece uma perspectiva que considera a influência direta do ambiente na aprendizagem, enfatizando a importância do condicionamento e da gestão de estímulos para moldar o comportamento dos aprendizes.

As definições apresentadas anteriormente dizem respeito, respectivamente, as teorias:

17 Q890364 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

O projeto Piagetiano de elaboração de uma epistemologia baseada nas ciências positivas foi viabilizado em 1955 com a inauguração do Centro Internacional de Epistemologia Genética, fundado pelo próprio Piaget, com subsídios da fundação Rockefeller. Nessa mesma época, Piaget desenvolveu pesquisas sobre a lógica do pensamento infantil, no laboratório de Genebra, onde foi professor de história do pensamento científico e diretor assistente. Mais tarde, atuou como codiretor do instituto Jean-Jacques Rousseau e diretor do Departamento Internacional da Educação da mesma instituição. É sabido que sua obra não se esgota nestes feitos. Piaget é dono de uma obra considerável e nos deixou uma produção considerável, tanto em quantidade quanto em qualidade. A obra Piagetiana, comprometida fundamentalmente com a explicitação do desenvolvimento do pensamento nos ensina, dentre outros fatores, que:

18 Q890365 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica é um documento fundamental no contexto da educação brasileira, pois estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar. A BNCC busca garantir uma educação de qualidade e equitativa, alinhando os objetivos educacionais em todo o país, independentemente da região ou da instituição de ensino. As competências e habilidades propostas por este documento estão organizadas de forma a contemplar diferentes áreas do conhecimento, abrangendo a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Entre as competências mais destacadas pela BNCC, podemos mencionar, EXCETO:

19 Q890367 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Determinado professor do 5º ano do ensino fundamental percebe que seus alunos apresentam dificuldades na compreensão e resolução de problemas matemáticos envolvendo frações. Após uma análise mais aprofundada, ele observa que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para o ensino de matemática, seus alunos deveriam estar aptos a compreender e operar com frações nesse estágio. No entanto, muitos deles ainda têm dificuldades nesse tópico. O professor precisa desenvolver um plano de aula que siga as diretrizes dos PCNs e ajude os alunos a superarem essas dificuldades, tornando o aprendizado de frações mais acessível e significativo. Para responder ao desafio de como planejar uma aula que esteja alinhada com os PCNs, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode desenvolver uma série de aulas expositivas unidirecionais, pois os alunos estão dispersos em relação aos conceitos básicos que envolvem as operações matemáticas que subsidiam o conceito de frações. Isso ajudaria a tornar o conceito mais tangível para os alunos e permitir que eles visualizem a divisão de um todo ou em partes.

II. Pode incorporar situações do mundo real em seus problemas matemáticos que envolvam frações, como dividir uma pizza entre amigos, medir ingredientes em receitas ou compartilhar brinquedos com irmãos. Isso ajudaria a mostrar a relevância das frações em suas vidas cotidianas.

III. Deve utilizar estratégias de ensino de reforço, deixando a turma no contraturno e ministrando aulas extras a todos os alunos, pois reforço nunca é demais até mesmo para os que foram bem avaliados nos conceitos envolvendo frações. Esta ação reforça o conceito de equidade tão presente nos PCNs.

IV. Pode incentivar a colaboração entre os alunos, promovendo discussões e troca de ideias sobre problemas envolvendo frações. Isso não apenas desenvolveria suas habilidades matemáticas, mas também melhoraria suas habilidades de comunicação e resolução de problemas em grupo.

V. Deve avaliar o progresso dos alunos e ajustar seu planejamento de acordo com as necessidades individuais. Os PCNs enfatizam a importância da avaliação somativa para adaptar o ensino às necessidades de aprendizado de cada aluno.

As atividades que respondem ao desafio de planejar em acordo com os parâmetros curriculares nacionais estão descritas nas afirmativas

20 Q890377 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Instituto Consulplan, 2024

Considerando a meta 1 (universalizar até 2016 a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência do PNE – do Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014), assinale a afirmativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.