Início

Questões de Concursos Mestre de Edificações e Infraestrutura

Resolva questões de Mestre de Edificações e Infraestrutura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q686121 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Em relação às instalações elétricas de baixa tensão, segundo a norma NBR 5410:2004, as tomadas de uso específico são aquelas destinadas à ligação de equipamentos fixos ou estacionários, dentre eles: chuveiros elétricos, fornos de microondas, lavadora de louças, aparelhos de ar condicionado, com corrente nominal acima de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q683034 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Segundo GOMIDE et al, a primeira inspeção predial de um edifício requer maior atenção e abrangência, pois é necessário separar as anomalias construtivas originais daquelas funcionais, decorrentes da degradação e, também, das falhas de manutenção. Nesse sentido, deve-se ter conhecimento da distinção e classificação das anomalias e falhas, para bem direcionar os reparos e serviços de manutenção predial. A anomalia proveniente de vícios de projeto, materiais e execução é classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q694132 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Um mestre de obras deseja dimensionar uma equipe de operários para executar um serviço de montagem de 10 toneladas de estrutura metálica numa obra. O índice de produtividade para o serviço é de 135h/T e cada operário trabalha 9h por dia. Sabendo-se que o serviço deverá ser executado em 15 dias, será necessário que o número de operários para execução do serviço seja igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q691250 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Segundo a Lei 8666/93, o tipo de licitação utilizado exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual, em especial, na elaboração de projetos, cálculos, estudos técnicos, fiscalização, supervisão, gerenciamento e de engenharia consultiva, em geral, deverá ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q533988 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFFS, FEPESE

Como é denominada a planta onde são representados todos os elementos necessários para situar o terreno onde a edificação será construída, na área que o cerca?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q683597 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Em relação ao uso do aço estrutural, está correto destacar como vantagem a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q538937 | Engenharia Civil, Topografia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFFS, FEPESE

A locação dos pontos que irão definir a obra no terreno é feita a partir de um referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q685711 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Com relação à questão anterior, os percentuais da mão de obra e do material, respectivamente, em números redondos, correspondem a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

21Q690291 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Considere um prédio padrão galpão industrial, cujas dimensões são: 30,00m de largura x 70,00m de profundidade, a ser construído em um município “X”, cujo CUB (Custo Unitário Básico), em dezembro/2018 era de R$ 826,67/m². O custo estimado em reais, com base nesse CUB, para a construção do mesmo será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q682855 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Segundo GOMIDE et al, no que diz respeito à conceituação de falhas e anomalias existentes, relacionadas à manutenção, falha é incorrer em erro, relacionado ao desvio de uma previsão técnica, ou ainda, ligado à interrupção de um processo operacional. As falhas decorrentes da falta de controle de qualidade dos serviços de manutenção, bem como da falta de acompanhamento de custos da mesma, denominam-se falhas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q682387 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Com relação à escolha do terreno, para a implantação da futura edificação, vários aspectos, características e documentos devem ser analisados. Dentre os documentos, aquele que descreve o terreno com exatidão, e nele são anotadas todas as medidas planas, os ângulos e as inclinações, que visam obter com precisão os elementos que permitam a elaboração das plantas topográficas com número suficiente de coordenadas de pontos da superfície do terreno, denomina-se levantamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q691638 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Com relação ao projeto e execução de instalações prediais de água quente, que contempla o conjunto de equipamentos, fontes energéticas e materiais que permitem ao usuário dessas instalações obter água artificialmente aquecida, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as fontes de energia descritas nas afirmativas a seguir:
I O aquecimento por uso de energia elétrica é o sistema mais simples e utilizado, mas tem o inconveniente do alto custo.
II O aquecimento por uso do calor, proveniente do GLP (gás liquefeito de petróleo), ou por queima de gás natural, tende a ser o sistema mais barato de uso. No entanto exige cuidados com o uso do gás, ou seja, sua queima tem de ser em local de ventilação permanente.
III Quando o GLP é fornecido em cilindros (chamado gás engarrafado), os mesmos devem ficar em local confinado, ou seja, em local interno, evitando vazamento de gás, e que a explosão, caso venha a ocorrer fora do ambiente, cause perigos a terceiros.
IV O aquecimento por combustão de óleo diesel em caldeiras gera vapor, por meio de trocador de calor, aquecendo a água do sistema predial.
V O aquecimento solar, quando em épocas de pouca insolação, não necessitam o uso associado de outros sistemas de aquecimento, pois nessas épocas a demanda de aquecimento é menor, não havendo necessidade de outra fonte energética.
As afirmativas acima são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q537708 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFFS, FEPESE

Assinale a alternativa que corresponde a uma vantagem de se trabalhar com bloco de concreto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q691095 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Segundo GOMIDE et al, no que diz respeito à terminologia básica aplicável à inspeção predial, “o desgaste dos componentes e sistemas das edificações em decorrência do efeito do transcurso do tempo, uso e interferências do meio” define-se como: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q692557 | Engenharia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFF, COSEAC, 2019

Uma determinada edificação será reformada. Dentre os itens contemplados na mesma, a esquadria de um cômodo destinado à “curta permanência” será substituída. Esse, tem dimensões de 3,60m de largura por 3,00m de profundidade e, de acordo com o código de obras local, a área mínima do vão de iluminação e ventilação corresponde a 1/5 da área desse cômodo. Considerando que a altura disponível para instalação da esquadria é de 1,20m, a área mínima necessária para o vão de iluminação e ventilação do cômodo, e a largura do vão, respectivamente, serão: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q532079 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFFS, FEPESE

Assinale a alternativa que indica um critério para verificação de um bom assentamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q532200 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFFS, FEPESE

O projeto que representa a rede condutora de águas servidas, desde o ponto de saída dos aparelhos sanitários até a rede coletora de esgotos, é chamado projeto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q527259 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Mestre de Edificações e Infraestrutura, UFFS, FEPESE

Segundo as normas brasileiras da ABNT, devem ser previstos circuitos independentes, exclusivos para cada equipamento com corrente nominal, superior a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.