Questões de Concursos: Metereologista

Prepare-se para a prova com questões de Metereologista de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q483806 | Geografia, Meteorologia, Metereologista, MI, ESAF

Apenas uma das razões abaixo não justifi ca o fato das previsões numéricas terem imperfeições.

22 Q485263 | Geografia, Meteorologia, Metereologista, MI, ESAF

Assinale a opção que indica o diagrama circular no qual são plotadas a velocidade e a direção do vento com a altura.

23 Q483721 | Geografia, Metereologista, CREA RJ, CONSULPLAN

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Tropopausa: parte superior da troposfera caracterizada pelas condições de inversão de temperatura que efetivamente limitam a convecção e outras atividades do tempo atmosférico. A altura da tropopausa não é constante, variando no tempo e no espaço. Contudo, sua altitude é mais elevada no Equador (16 km), onde existe aquecimento e turbulência convectiva vertical, e é mais baixa nos polos, onde tem apenas 8 km.

( ) Troposfera: camada mais baixa da atmosfera que contém cerca de 75% da massa gasosa total da atmosfera, e virtualmente a totalidade do vapor d’água e dos aerossóis. Portanto, é nela onde os fenômenos do tempo atmosférico e a turbulência são mais marcantes, e tem sido descrita como a camada da atmosfera que estabelece as condições do tempo. Por essas razões, torna-se de importância direta para o homem. Na troposfera, a temperatura diminui a uma taxa de 6,50ºC por quilômetro e pode ser dividida em três camadas, tendo como por base o mecanismo dominante para as trocas de energia. Essas camadas são a camada laminar, a friccional e a atmosfera livre.

( ) Trovão: ruído resultante do súbito aquecimento e da repentina expansão do ar ao longo da trajetória de um raio.

( ) Trovoada multi-célula: trovoada formada quando uma corrente de ar frio descendente de uma célula atinge a superfície, forçando o ar úmido e quente para cima. O ar em elevação condensa e gradualmente forma uma nova trovoada. Sendo assim, é possível que um grupo de trovoadas cresça em estágios diferentes de desenvolvimento.

A sequência está correta em:

24 Q485110 | Geografia, Metereologista, CREA RJ, CONSULPLAN

O fluxo total de energia solar no topo da atmosfera é de aproximadamente 1400 Wm–2, entretanto, quando a radiação solar penetra na atmosfera terrestre, sofre atenuações, fazendo com que a radiação global que chega na superfície terrestre esteja fortemente atenuada. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada à redução da energia até atingir a superfície da terra:

25 Q483433 | Geografia, Meteorologia, Metereologista, MI, ESAF

Sobre a frente oclusa, é incorreto afirmar:

26 Q484824 | Geografia, Metereologista, CREA RJ, CONSULPLAN

Associe os fenômenos ópticos às suas respectivas definições:

1. Miragem.

2. Aurora polar.

3. Arco-íris.

4. Halo.

( ) A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva; dentro da gota ela é refletida (reflexão interna total) e, finalmente, volta a sofrer refração ao sair da gota.

( ) Trata-se de uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto que se encontra numa superfície em que há uma grande variação de temperatura nas camadas de ar próximas ao mesmo.

( ) É um anel luminoso, no qual a luz é refletida e refratada por cristais de gelo e pode dividir em cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta) por causa da dispersão.

( ) Faixa brilhante de luz colorida que surge nos céus das regiões de maiores latitudes produzidas na ionosfera e são provocadas pela radiação ultravioleta e por partículas carregadas de eletricidade resultantes da interação entre a radiação solar e a atmosfera terrestre.

A sequência está correta em:

27 Q483762 | Geografia, Metereologista, CREA RJ, CONSULPLAN

Descrição do comportamento natural da água em volta do globo terrestre.” A afirmativa trata-se de:

28 Q483573 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Metereologista, MI, ESAF

Uma grande região que se caracteriza por pouca precipitação e em cujo interior o vento gira no sentido anti-horário é denominada de

29 Q483153 | Geografia, Meteorologia, Metereologista, MI, ESAF

A temperatura potencial equivalente é também conhecida como

30 Q484972 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Metereologista, MI, ESAF

Uma grande região com condições homogêneas de temperatura e umidade é chamada de

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.