Questões de Concursos: Monitor Educacional

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12 Q891541 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

Acerca das disposições sobre a Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente e suas alterações assinale a alternativa incorreta:
Art. 54. É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

13 Q892975 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Monitor Educacional, Prefeitura de Perolândia GO, IV UFG, 2024

O papel do educador nas brincadeiras na Educação Infantil é o de


14 Q891536 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

As atividades, as experiências, as interações e os relacionamentos que a criança vivencia em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento devem ser o foco de toda a atenção e prática das Instituições e profissionais de Educação Infantil. Acerca das disposições sobre, assinale a alternativa incorreta.

15 Q891537 | Pedagogia, Jogos e suas Características: Pedagógicos, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

As experiências expressivas, entre as ______ que levam o bebê a se expressar, por exemplo de se “esconder e achar”, com a fralda, dizendo “cucu”, “achou”, “escondeu” é muito conhecida. Essa brincadeira ajuda a criança a aprender os significados dos ______, regras e a expressão da linguagem oral e dos gestos. Mas somente quando o bebê inicia a brincadeira e a conduz, escolhendo se vai esconder a si mesmo, ou seu bichinho de estimação, há ______ e desenvolvimento cognitivo.
Analise o trecho acima e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

16 Q891540 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

A Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente e suas alterações, em seu Capítulo IV Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:

I. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. direito de ser respeitado por seus educadores;
III. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
IV. direito de organização e participação em entidades estudantis.
V. acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

Estão corretas as afirmativas:

18 Q892973 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Monitor Educacional, Prefeitura de Perolândia GO, IV UFG, 2024

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a responsabilidade dos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental em relação aos maus-tratos envolvendo seus alunos é a de

19 Q891539 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Considerando esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:

I. O eu, o outro e o nós; II. Corpo, gestos e movimentos; III. Traços, sons, cores e formas; IV. Escuta, fala, pensamento e imaginação; V. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Estão corretas as afirmativas:

20 Q891542 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, Monitor Educacional, MGS, IBFC, 2024

De acordo com o Manual de Orientação Pedagógica – MEC com apoio da UNICEF, “Brinquedos e brincadeiras de creches”, no que se refere ao brinquedo sem direcionamento de gênero, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) É utilizavel por meninas e meninos;
( ) Não sugere a utilização por um dos gêneros em função da cor, como fogão rosinha e carrinhos azuis;
( ) Não tem nenhum papel determinado;
( ) Propiciam o pensamento determinado pela sociedade em que estão inseridos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
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