Questões de Concursos: Monitor Pedagógico Prepare-se para a prova com questões de Monitor Pedagógico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Monitor Pedagógico Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q892134 | Pedagogia, Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024Menegolla e Sant’Anna (2014) afirmam que a metodologia de projetos proporciona aos alunos: I. Lidar de forma inteligente com materiais à sua disposição. II. Reproduzir com exatidão grandes quantidades de informações. III. Expressar ideias, valores e atitudes de forma responsável. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q892136 | Pedagogia, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024De acordo com Sant’Anna (2014), a função diagnóstica objetiva da avaliação almeja: I. Obter informações sobre o rendimento do aluno. II. Comprovar as hipóteses sobre as quais se baseia o currículo. III. Verificar se o aluno apresenta ou não determinados conhecimentos ou habilidades necessárias para aprender algo novo. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 13 Q892137 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024Sobre os cursos e programas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) O programa abrangerá a formação inicial e continuada de trabalhadores, assim como a educação profissional técnica de nível médio. ( ) Poderá ser articulado ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores. ( ) O PROEJA poderá ser adotado pelas instituições públicas dos sistemas de ensino estaduais e municipais e pelas entidades privadas nacionais de serviço social, aprendizagem e formação profissional vinculadas ao sistema sindical (“Sistema S”). A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) V – V – V. b) V – F – F. c) F – F – F. d) V – V – F. e) F – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q892139 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024“Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional”. Esse desafio do Plano Nacional de Educação (PNE) corresponde à meta: a) Três – Ensino Médio. b) Seis – Educação Integral. c) Oito – Elevação da Escolaridade/Diversidade. d) Nove – Alfabetização de Jovens e Adultos. e) Dez – EJA Integrada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q892132 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024Segundo Antunes (2014), os projetos possibilitam superar uma série de problemas da aula expositiva convencional, tais como: I. A motivação é extrínseca, o aluno é motivado somente se o professor o desperta e o anima. II. A construção da aprendizagem significativa do aluno é sugerida pelo professor, mas é fundamentada dentro do grupo. III. A avaliação é globalizada e o aluno sente que o sucesso de sua experiência vale não apenas para a tarefa que cumpre, mas para seu uso em outros níveis de aprendizagem. Quais estão corretos? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q892133 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024Em um processo de aprendizagem por competência, aluno é entendido como um(a): a) Ouvinte. b) Tábula rasa. c) Protagonista. d) Espectador. e) Mente a ser preenchida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q892138 | Pedagogia, Lei nº 9131 de 1995, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024A Resolução CNE/CP nº 02/2015, entre outras disposições, define a estrutura e o currículo para os cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, em cursos de licenciatura, organizados em áreas especializadas, por componente curricular ou por campo de conhecimento e/ou interdisciplinar. Considerando esse tema, os referidos cursos deverão, EXCETO: a) Preponderar no curso de Pedagogia, em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, os tempos dedicados à constituição de conhecimento sobre os objetos de ensino. b) Garantir, ao longo do processo, a concomitante relação entre teoria e prática, fornecendo elementos básicos para o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades necessários à docência. c) Garantir, nos cursos de licenciaturas, que o tempo dedicado às dimensões pedagógicas não será inferior à quinta parte da carga horária total. d) Articular o estágio curricular supervisionado com as demais atividades de trabalho acadêmico, sendo esta atividade um componente obrigatório da organização curricular das licenciaturas. e) Garantir em seus currículos somente os conteúdos específicos da respectiva área de conhecimento ou interdisciplinares, seus fundamentos e metodologias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q892140 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei nº 9.394/1996),constituem princípios da educação brasileira: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, _____________ da experiência extraescolar, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, _____________ diversidade étnico-racial, entre outros. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. a) valorização – consideração da b) valorização – respeito à c) consideração – respeito à d) consideração – valorização da e) desvalorização – consideração da Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q892141 | Pedagogia, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024A Meta 7 do PNED propõe fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir médias nacionais mais elevadas de forma gradativa ao longo da vigência do PNE. O órgão responsável pela aferição desses índices é o: a) Pisa. b) PNAD. c) IBGE. d) Unesco. e) Inep. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 20 Q892142 | Pedagogia, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024“Avaliar é localizar necessidades e se comprometer com sua superação. Em qualquer situação de vida, a questão básica da avaliação é: o que eu estou avaliando? No sentido escolar, ela só deve acontecer para haver intervenção no processo de ensino e aprendizagem” (Vasconcellos, 2008). De acordo com o autor, a prática de avaliar pode ser dividida em quatro categorias. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das categorias elencadas por Vasconcellos. a) O conteúdo, na qual se percebe o conteúdo cognitivo do aluno. b) O desempenho, de forma a preparar e classificar o aluno para avaliações externas à escola. c) A forma de avaliar, definindo períodos, tipos de avaliações e sistemas avaliativos. d) As relações entre a avaliação e a prática pedagógica. e) A intencionalidade, ou seja, motivo pelo qual é realizada a avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q892134 | Pedagogia, Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024Menegolla e Sant’Anna (2014) afirmam que a metodologia de projetos proporciona aos alunos: I. Lidar de forma inteligente com materiais à sua disposição. II. Reproduzir com exatidão grandes quantidades de informações. III. Expressar ideias, valores e atitudes de forma responsável. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q892136 | Pedagogia, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024De acordo com Sant’Anna (2014), a função diagnóstica objetiva da avaliação almeja: I. Obter informações sobre o rendimento do aluno. II. Comprovar as hipóteses sobre as quais se baseia o currículo. III. Verificar se o aluno apresenta ou não determinados conhecimentos ou habilidades necessárias para aprender algo novo. Quais estão corretas? a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
13 Q892137 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos – ENCEJA E PROEJA – Decretos e portarias, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024Sobre os cursos e programas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) O programa abrangerá a formação inicial e continuada de trabalhadores, assim como a educação profissional técnica de nível médio. ( ) Poderá ser articulado ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores. ( ) O PROEJA poderá ser adotado pelas instituições públicas dos sistemas de ensino estaduais e municipais e pelas entidades privadas nacionais de serviço social, aprendizagem e formação profissional vinculadas ao sistema sindical (“Sistema S”). A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: a) V – V – V. b) V – F – F. c) F – F – F. d) V – V – F. e) F – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q892139 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024“Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional”. Esse desafio do Plano Nacional de Educação (PNE) corresponde à meta: a) Três – Ensino Médio. b) Seis – Educação Integral. c) Oito – Elevação da Escolaridade/Diversidade. d) Nove – Alfabetização de Jovens e Adultos. e) Dez – EJA Integrada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q892132 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024Segundo Antunes (2014), os projetos possibilitam superar uma série de problemas da aula expositiva convencional, tais como: I. A motivação é extrínseca, o aluno é motivado somente se o professor o desperta e o anima. II. A construção da aprendizagem significativa do aluno é sugerida pelo professor, mas é fundamentada dentro do grupo. III. A avaliação é globalizada e o aluno sente que o sucesso de sua experiência vale não apenas para a tarefa que cumpre, mas para seu uso em outros níveis de aprendizagem. Quais estão corretos? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q892133 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024Em um processo de aprendizagem por competência, aluno é entendido como um(a): a) Ouvinte. b) Tábula rasa. c) Protagonista. d) Espectador. e) Mente a ser preenchida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q892138 | Pedagogia, Lei nº 9131 de 1995, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024A Resolução CNE/CP nº 02/2015, entre outras disposições, define a estrutura e o currículo para os cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, em cursos de licenciatura, organizados em áreas especializadas, por componente curricular ou por campo de conhecimento e/ou interdisciplinar. Considerando esse tema, os referidos cursos deverão, EXCETO: a) Preponderar no curso de Pedagogia, em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, os tempos dedicados à constituição de conhecimento sobre os objetos de ensino. b) Garantir, ao longo do processo, a concomitante relação entre teoria e prática, fornecendo elementos básicos para o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades necessários à docência. c) Garantir, nos cursos de licenciaturas, que o tempo dedicado às dimensões pedagógicas não será inferior à quinta parte da carga horária total. d) Articular o estágio curricular supervisionado com as demais atividades de trabalho acadêmico, sendo esta atividade um componente obrigatório da organização curricular das licenciaturas. e) Garantir em seus currículos somente os conteúdos específicos da respectiva área de conhecimento ou interdisciplinares, seus fundamentos e metodologias. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q892140 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei nº 9.394/1996),constituem princípios da educação brasileira: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, _____________ da experiência extraescolar, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, _____________ diversidade étnico-racial, entre outros. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. a) valorização – consideração da b) valorização – respeito à c) consideração – respeito à d) consideração – valorização da e) desvalorização – consideração da Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q892141 | Pedagogia, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024A Meta 7 do PNED propõe fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir médias nacionais mais elevadas de forma gradativa ao longo da vigência do PNE. O órgão responsável pela aferição desses índices é o: a) Pisa. b) PNAD. c) IBGE. d) Unesco. e) Inep. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
20 Q892142 | Pedagogia, Monitor Pedagógico, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024“Avaliar é localizar necessidades e se comprometer com sua superação. Em qualquer situação de vida, a questão básica da avaliação é: o que eu estou avaliando? No sentido escolar, ela só deve acontecer para haver intervenção no processo de ensino e aprendizagem” (Vasconcellos, 2008). De acordo com o autor, a prática de avaliar pode ser dividida em quatro categorias. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das categorias elencadas por Vasconcellos. a) O conteúdo, na qual se percebe o conteúdo cognitivo do aluno. b) O desempenho, de forma a preparar e classificar o aluno para avaliações externas à escola. c) A forma de avaliar, definindo períodos, tipos de avaliações e sistemas avaliativos. d) As relações entre a avaliação e a prática pedagógica. e) A intencionalidade, ou seja, motivo pelo qual é realizada a avaliação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro