Questões de Concursos Públicos: Motorista

Encontre aqui questões Motorista de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Três motoristas estão completando 12 me-ses com suas respectivas Permissões para Diri-gir. Durante esse primeiro ano, o histórico de infrações de trânsito de cada um foi o seguinte:

Motorista 1: cometeu duas infrações, uma por falta de combustível e outra por usar buzina em local e horário proibidos pela sinalização.

Motorista 2: cometeu uma infração por a-vanço de sinal vermelho.

Motorista 3: cometeu uma infração por não usar o cinto de segurança.


A Carteira Nacional de Habilitação - CNH será conferida apenas:

O infrator será submetido a curso de reciclagem, EXCETO:

Os veículos automotores que compõem a frota brasileira são movidos por vários tipos de combustíveis. A respeito desses tipos de combustíveis, analise as afirmações a seguir.

I No Brasil, graças às campanhas para prote-ger o meio ambiente, os combustíveis alternativos já são utilizados em larga escala, ou seja, em mais de 90% da frota brasileira.

II O GNV (gás veicular natural) é considerado um combustível alternativo, apesar de ser renovável, causa bastante poluição ambiental.

III O diesel e a gasolina são os maiores agentes poluidores do ar atmosférico, principalmente nas cidades mais populosas.

IV O metanol adicionado ao álcool aumenta o teor de poluição do ar atmosférico.

V Está constatado que existe agressão ao meio ambiente quando há interferência no equilíbrio da natureza, como é o caso dos gases e da fumaça emitidos pelos veículos que se misturam ao ar atmosférico.

Todas as afirmações corretas estão em:

Temos, em uma planilha, o número 7 na célula B2 e na célula C3 o número 2. Na célula D4 temos a seguinte fórmula: =C3-B2+C3*B2/C3 que apresentará como resultado:
Responda a questão considerando o tema do texto abaixo:

A Guerra Civil da Síria é considerada pela ONU como a maior crise humanitária do século XXI. É estimado que o conflito tenha vitimado ao menos 250 (duzentos e cinquenta) mil pessoas, sendo que mais de 4,5 milhões tenham saído do país na forma de refugiados e que outros 6,5 milhões tenham sido obrigadas a se deslocar dentro do país. 
Protestos a favor da democracia surgiram em março de 2011 após a prisão e tortura de adolescentes que picharam frases revolucionárias em críticas ao governo nos muros de uma escola.
Inconformadas com tal acontecimento, várias outras pessoas saíram às ruas para protestar contra restrições à liberdade impostas pelo governo ditador. 
Em meio a isso, a guerra foi intensificada por grupos armados que, aproveitando a situação de conflito entre o governo e rebeldes, busca a conquista de territórios.
Do lado externo, temos os países simpatizantes aos rebeldes e países a favor do governo ditador, os quais, externamente, enviam forças para fomentar e intensificar o conflito interno do país.

Assinale a alternativa correta a respeito do país que se opõe ao governo sírio.

Considerando os procedimentos de Direção Defensiva, analise as afirmações a seguir.

I Para cruzar um trecho alagado de uma rua, o condutor de um veículo deverá engatar a segunda marcha e acelerar forte quando entrar no trecho alagado.

II Todo condutor, numa rodovia, ao perceber que outro veículo no sentido contrário iniciou a manobra de ultrapassagem e não tem dis-tância suficiente para realizar a manobra, deverá reduzir a velocidade e, se necessário, manobrar o veículo em direção ao acostamento, a fim de que o outro veículo conclua a manobra de ultrapassagem.

III Um condutor está viajando numa rodovia de pista única à noite e depara-se com um veículo que vem em sentido contrário com os faróis altos acesos. Nessa situação, o condutor deve manter os faróis altos do seu veículo até que o outro abaixe os dele.

IV Segundo diversos estudos realizados, em muitos dos acidentes de trânsito registrados ocorre falha humana por desrespeito à legislação de trânsito ou condutas em desacordo com os preceitos da Direção Defensiva.

V Indica imperícia do condutor de veículo, aci-dente causado pela falta de habilidade.

Todas as afirmações corretas estão em:

Texto associado.
Texto para a questão a seguir.

Formação 

Têm sido propostos vários mecanismos para explicar a formação da Lua, a qual ocorreu há 4,527 bilhões de anos e entre 30 e 50 milhões de anos após a origem do Sistema Solar. Uma pesquisa recente propõe uma idade ligeiramente mais jovem, entre 4,4 e 4,45 bilhões de anos. Entre os mecanismos propostos estão a fissão da Lua a partir da crosta terrestre através de força centrífuga (o que exigiria uma imensa força de rotação da Terra), a captura gravitacional de uma lua pré-formada (o que exigiria uma improvável atmosfera alargada da Terra capaz de dissipar a energia da passagem da Lua) e a formação simultânea da Terra e da Lua no disco de acreção primordial (que não explica o esgotamento de ferro metálico na Lua). Estas hipóteses também não conseguem explicar o elevado momento angular do sistema Terra-Lua.
A hipótese que hoje em dia prevalece é a de que o sistema Terra-Lua se formou em resultado de um gigantesco impacto, durante qual um corpo do tamanho de Marte, denominado Theia, colidiu com a recém-formada protoTerra, projetando material para a sua órbita que se aglutinou até formar a Lua. Dezoito meses antes de uma conferência sobre a possível origem da Lua em outubro de 1984, Bill Hartmann, Roger Phillips e Jeff Taylor desafiaram os colegas cientistas ao dizer: “Vocês têm 18 meses. Voltem para os dados da Apollo, voltem para os computadores, façam o que tiverem que fazer, mas decidam-se. Não venham para a conferência a menos que tenham algo a dizer sobre o nascimento da Lua”. Na conferência de 1984 em Kona, no Havaí, a hipótese do grande impacto emergiu como a mais popular. “Antes da conferência havia partidários das três teorias ‘tradicionais’, além de algumas pessoas que estavam começando a considerar o impacto gigante como uma possibilidade séria e havia um enorme grupo apático que achava que o debate jamais seria resolvido. Posteriormente, havia essencialmente apenas dois grupos: os defensores do grande impacto e os agnósticos”.
Pensa-se que os impactos gigantes tenham sido comuns nos primórdios do Sistema Solar. As simulações em computador do modelo do grande impacto são consistentes com as medições do momento angular do sistema Terra-Lua e com o pequeno tamanho do núcleo lunar. Estas simulações mostram também que a maior parte da Lua tem origem no corpo que embateu, e não na proto-Terra. No entanto, há testes mais recentes que sugerem que a maior parte da Lua se formou a partir da Terra, e não do impacto. 
Os meteoritos mostram que os outros corpos do Sistema Solar interior, como Marte e Vesta, têm composições isotópicas de oxigênio e tungstênio muito diferentes das encontradas na Terra, enquanto a Terra e a Lua têm composições isotópicas praticamente idênticas. A mistura de material vaporizado entre a Terra e a Lua em formação após o impacto poderia ter equilibrado as suas composições isotópicas, embora isto ainda seja debatido.

(Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em 29 out. 2016.)
Era meio-dia e ____ quando chegamos ____ observatório. Assinale a alternativa que completa esse enunciado de acordo com a norma culta.

João deseja convidar colegas de trabalho que fazem aniversário em abril para uma comemoração conjunta. Para que João tenha certeza de que ao menos dois desses aniversariantes de abril fazem anos numa mesma data, a firma onde trabalha deve ter no mínimo o seguinte número de aniversariantes de abril:

O dobro da soma de um número com 3 é igual a 10 e equivale à sentença