Questões de Concursos: Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública

Prepare-se para a prova com questões de Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q846335 | Enfermagem, Diabetes Mellitus, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública, SES DF, IADES, 2020

O Decreto n° 7.508/2011 regulamenta a Lei n° 8.080/1990, para dispor acerca da organização do Sistema Único de Saúde (SUS), do planejamento da saúde, da assistência à saúde e da articulação interfederativa, e dá outras providências. Com base nesse assunto, julgue o item a seguir.

A finalidade central da Rede de Atenção à Saúde é garantir a integralidade da assistência à saúde e é composta por ações e serviços de saúde com diferentes configurações tecnológicas.

42 Q843746 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública, SES DF, IADES, 2020

  Em consequência da urbanização, da criação de um sistema universal e integral de atenção à saúde, dos avanços sociais e do envelhecimento da população, novos agravos, doenças e fatores de risco ganharam relevância como questões de saúde pública.

RIBEIRO, G. S. Problemas de saúde da população brasileira e seus determinantes. In: PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (Org.) Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014.

Tendo em vista as informações do texto, quanto a esse assunto, julgue o item a seguir.

Um dos problemas de saúde que reemergiram na década de 1990, e que se tornaram uma questão prioritária para as políticas nacionais de saúde pública, foi a febre de Chikungunya.

43 Q841410 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública, SES DF, IADES, 2020

  Os arbovírus são causadores de infecções clínicas e subclínicas, e são vírus essencialmente transmitidos por artrópodes como os mosquitos. Entre os mais importantes para a saúde pública, podem ser citados os vírus causadores da febre amarela, da dengue, da Chickungunya e da Zica.

FAÇANHA, M. C.; CALVALCANTI, L. P. G. Doenças emergentes e reemergentes. In:ROUQUAYROL, M. Z.; GURGEL, M. (Org.) Rouquayrol: epidemiologia & Saúde. 8. Ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2018, com adaptações.

Considerando esse tema no contexto brasileiro, julgue o item a seguir.

Nos casos de dengue, de doença aguda pelo vírus Zica e febre de Chikungunya, a notificação deve ser imediata (até 24 horas) e todo caso suspeito deve ser prontamente comunicado.

44 Q843221 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública, SES DF, IADES, 2020

A Lei n° 8.080/1990 dispõe acerca das condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências relacionadas ao atual sistema de saúde. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A assistência terapêutica integral à saúde inclui oferta de procedimentos terapêuticos, em regime domiciliar, ambulatorial e hospitalar, constantes de tabelas elaboradas pelo gestor federal do SUS.

45 Q841321 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública, SES DF, IADES, 2020

A Resolução n° 588/2018 do Conselho Nacional de Saúde aprova a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

A análise da situação de saúde e as ações laboratoriais são atividades transversais e essenciais no processo de trabalho da vigilância em saúde.

46 Q844016 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública, SES DF, IADES, 2020

O Sistema Único de Saúde (SUS) é pautado na promoção, na proteção e na recuperação da saúde e tem como apoio a Portaria n° 2.446/2014, que redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).

Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

No processo de efetivação da PNPS, são apresentados alguns valores fundantes, entre eles a felicidade, enquanto autopercepção de satisfação, construída nas relações entre sujeitos e coletivos.

47 Q844340 | Enfermagem, Saúde Mental, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública, SES DF, IADES, 2020

Acerca da Portaria n° 3.088/2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir.

O CAPS III atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes e os que fazem uso de crack, álcool e outras drogas.

48 Q844223 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública, SES DF, IADES, 2020

A Atenção Primária à Saúde é a base do Sistema Único de Saúde (SUS) e já foi regida por outras portarias, sendo a mais recente a Portaria n° 2.436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do SUS. No que se refere a esse tema, julgue o item a seguir.

A respeito do território previsto na PNAB, é vedado ao município definir outro parâmetro populacional de responsabilidade da equipe ou possuir um número inferior de pessoas por equipe de Atenção Básica (eAB) e equipe de Saúde da Família (eSF).

49 Q846188 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública, SES DF, IADES, 2020

  A reorganização dos serviços e a reorientação das práticas e do processo de trabalho em saúde têm sido temas centrais do debate conceitual e político no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

TEIXEIRA, C. F.; VLASBÔAS, A. L. Q. Modelos de atenção à saúde no SUS: transformação, mudança ou conservação. In:PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (Org.) Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014, com adaptações.

Considerando os modelos e as práticas de atenção à saúde, julgue o item a seguir.

A medicina familiar elege a família como foco do cuidado à saúde, resgatando a ideia da incorporação tecnológica ao cuidado individual e da tendência à especialização do atendimento.

50 Q843804 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde Saúde Pública, SES DF, IADES, 2020

Segundo o Ministério da Saúde, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) é considerada uma política de organização da atenção à saúde, no Sistema Único de Saúde (SUS). A esse respeito, julgue o item a seguir.

As práticas integrativas e complementares (PIC) envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.