Questões de Concursos Públicos: Multiprofissional em Saúde da Criança Terapia Ocupacional

Encontre aqui questões Multiprofissional em Saúde da Criança Terapia Ocupacional de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Uma criança de 4 anos de idade, com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo diplégica espástica, utiliza andador como principal meio de locomoção e órteses em membros inferiores. Tem dificuldade em manter equilíbrio de tronco e insegurança gravitacional que a impede de explorar o setting terapêutico e ampliar repertório de brincadeiras. Levando em consideração o texto exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.

O brincar devolve à criança a própria condição da infância, além de permitir e valorizar a troca de saberes com base na instauração de um espaço mais democrático.

Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.

Uma criança ter dificuldade em graduar a força necessária para pegar um lápis com o propósito de escrever é um indício de uma discriminação proprioceptiva deficitária, e essa criança deve ser encaminhada para terapia de integração sensorial com terapeuta ocupacional habilitado.

Uma criança de 2 anos e 6 meses de idade nasceu prematura (29 semanas) e com 695 g e permaneceu durante 7 meses e 10 dias na unidade de tratamento intensivo neonatal (UTIN) em razão de episódios recorrentes de convulsão. Foi encaminhada para terapia ocupacional em virtude de deficit cognitivo e motor. 

Considerando o texto motivador e a respeito da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.

A coordenação motora fina é o suficiente para o desenvolvimento do processo da escrita.

Uma criança de 2 anos e 6 meses de idade nasceu prematura (29 semanas) e com 695 g e permaneceu durante 7 meses e 10 dias na unidade de tratamento intensivo neonatal (UTIN) em razão de episódios recorrentes de convulsão. Foi encaminhada para terapia ocupacional em virtude de deficit cognitivo e motor. 

Considerando o texto motivador e a respeito da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.

O Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II, a Escala Bayley de Desenvolvimento Infantil e os Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDIs) são instrumentos que podem auxiliar o terapeuta ocupacional na avaliação do desenvolvimento de bebês, orientando o planejamento de ações pontuais com crianças e os respectivos cuidadores.

Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.

O terapeuta ocupacional, no ambiente escolar, promove várias brincadeiras como estratégia para alcançar os objetivos traçados na intervenção, com o intuito de integrar nas respectivas ações a área de ocupação mais importante e significativa no desenvolvimento infantil, o brincar.

Uma criança de 2 anos e 6 meses de idade nasceu prematura (29 semanas) e com 695 g e permaneceu durante 7 meses e 10 dias na unidade de tratamento intensivo neonatal (UTIN) em razão de episódios recorrentes de convulsão. Foi encaminhada para terapia ocupacional em virtude de deficit cognitivo e motor. 

Considerando o texto motivador e a respeito da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.

O perfil familiar não tem ligação direta com os hábitos alimentares desenvolvidos pela criança, pois as preferências alimentares são escolhas individuais que se iniciam ainda na infância.

Uma criança de 4 anos de idade, com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo diplégica espástica, utiliza andador como principal meio de locomoção e órteses em membros inferiores. Tem dificuldade em manter equilíbrio de tronco e insegurança gravitacional que a impede de explorar o setting terapêutico e ampliar repertório de brincadeiras. Levando em consideração o texto exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.

Na intervenção com crianças com deficiência visual, o terapeuta ocupacional pode utilizar técnicas de remediação, entre elas: treinamento sensorial para estimular a sensibilidade tátil; estabelecimento de rotinas; e desenvolvimento de auxílios de memória e de comportamento.

Uma criança de 2 anos e 6 meses de idade nasceu prematura (29 semanas) e com 695 g e permaneceu durante 7 meses e 10 dias na unidade de tratamento intensivo neonatal (UTIN) em razão de episódios recorrentes de convulsão. Foi encaminhada para terapia ocupacional em virtude de deficit cognitivo e motor. 

Considerando o texto motivador e a respeito da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.

O terapeuta ocupacional deve intervir no ambiente domiciliar para que este seja enriquecido com objetos estimulantes, além de fornecer orientação aos pais e (ou) cuidadores, assim beneficiando o desenvolvimento da criança com atraso no desenvolvimento.

Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.

A Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e a Medida da Função Motora Grossa (GMFM) são instrumentos utilizados por terapeutas ocupacionais para mensurar as habilidades motoras funcionais de crianças portadoras de paralisia cerebral e contemplam os critérios de confiabilidade e validade no que se refere à responsividade a mudanças.

Uma criança de 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, hipotonia global e atraso na linguagem, foi encaminhada para terapia ocupacional. A queixa principal estava relacionada à sensibilidade oral, pois a criança não tocava em nenhum alimento com as mãos e só comia arroz e macarrão. Para que ela comesse frutas, a genitora precisava processar muito bem pois os pedaços a incomodavam. 

Considerando o caso de caráter motivador e acerca da atuação da terapia ocupacional na saúde da criança, julgue o item a seguir.

O transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) pode causar comprometimentos ao desempenho motor, escolar, emocional e social da criança, sendo o Movement Assessment Battery for Children (MABC) a avaliação mais utilizada para detectar crianças com desordem motora.