Início

Questões de Concursos Odontologia

Resolva questões de Odontologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q59939 | Odontologia, Odontologia, EsSEx, Exército Brasileiro, 2018

Segundo LINDHE (2010), sobre a anatomia do periodonto é incorreto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q59943 | Odontologia, Odontologia, EsSEx, Exército Brasileiro, 2018

As complicações sistêmicas associadas à administração e técnicas de fármacos anestésicos locais frequentemente são evitáveis. São recomendados procedimentos para minimizar sua ocorrência como os descritos abaixo. De acordo com MALAMED (2013), assinale o item incorreto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q59942 | Odontologia, Odontologia, EsSEx, Exército Brasileiro, 2018

De acordo com BORAKS (2011), assinale a alternativa incorreta quanto ao Edema de Quincke:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q59947 | Odontologia, Odontologia, EsSEx, Exército Brasileiro, 2018

O termo síndrome do dente “rachado” pode ser definida como uma fratura incompleta de um dente posterior vital, que ocasionalmente se estende à polpa. Em geral, este quadro tem características crônicas. Os estudos epidemiológicos revelam que as fraturas dentárias constituem a terceira causa de perda de dentes nos países industrializados, depois da cárie e da doença periodontal. Segundo LOPES (2015), em relação à classificação sugerida por Williams, uma fratura vertical incompleta com envolvimento periodontal é classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q59938 | Odontologia, Odontologia, EsSEx, Exército Brasileiro, 2018

Segundo ANDRADE (2014), de acordo com a classificação atual da Academia Americana de Periodontia, as doenças periodontais agudas mais prevalentes na clínica odontológica são, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q59934 | Odontologia, Odontologia Pré Clínica, Odontologia, EsSEx, Exército Brasileiro, 2018

O óxido nitroso-oxigênio tem um excelente registro de segurança, com poucos efeitos adversos. A incidência de efeitos adversos aumenta significativamente se a concentração do gás exceder 50%, com procedimentos demorados, com rápida flutuação nas concentrações e rápida indução e reversão. Analise as alternativas, e de acordo com DEAN, AVERY E McDONALD (2011), assinale a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q59948 | Odontologia, Odontologia, EsSEx, Exército Brasileiro, 2018

Em relação ao manejo de queimaduras bucais, de acordo com DEAN, AVERY E McDONALD (2011), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, associando a sequência final ao gabarito.

( ) Como resultado do reparo secundário e da contratura cicatricial, queimaduras que envolvem tecidos peribucais e intrabucais podem causar diferentes graus de macrostomia.
( ) A injúria elétrica mais frequentemente encontrada em crianças é uma queimadura na região da boca. Tais queimaduras ocorrem mais frequentemente em crianças entre 6 meses e 3 anos de idade, e são mais comuns entre meninos.
( ) A aparência clínica de queimaduras elétricas é variável e depende de vários fatores, tais como, grau e duração do contato, fonte e magnitude da corrente elétrica, estado do aterramento, e grau relativo de resistência no ponto de contato.
( ) As queimaduras mais graves geralmente envolvem porções dos lábios superior e inferior, além da comissura.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q59945 | Odontologia, Odontologia, EsSEx, Exército Brasileiro, 2018

O deslocamento mandibular ortopédico, principalmente pelo uso contínuo de aparelhos como Herbst ou similares, refere-se à mudança do posicionamento mandibular em função de uma nova posição do côndilo mandibular, ditada pela remodelação da fossa mandibular, ou glenoide. De acordo com CONSOLARO (2014), analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q997565 | Odontologia, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 73 anos, submetida a intubação prolongada e modificações posturais relevantes, apresentou, após sua extubação, impossibilidade de fechamento da boca.
Ao exame físico, observou-se que essa impossibilidade era consequência da luxação anterior da Articulação Temporomandibular (ATM).
Assinale a opção que indica os músculos cujos ligamentos são distendidos na ocorrência da luxação anterior da ATM.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q964511 | Odontologia, Restaurações Diretas e Indiretas, Odontologia, TRF 4ª REGIÃO, FCC

Texto associado.
Paciente com 27 anos de idade, sexo masculino,
apresenta queixa de dor no dente 46 ao ingerir alimentos doces.
O exame clínico mostra fratura na restauração de amálgama
Classe II e, ao exame radiográfico, constata-se que não há
comprometimento pulpar.

Tendo por objetivo evitar novas fraturas nesta restauração, recomenda-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

21Q959830 | Odontologia, Oclusão, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

Paciente com 56 anos de idade, sexo masculino, mostra ausência dos dentes 16, 17, 18, 25, 26, 27, 28, 37, 38, 46, 47 e 48. Este paciente apresenta um colapso posterior da mordida, que

I. causa distalização dos caninos superiores.

II. ocasiona uma abertura em leque dos dentes anteriores superiores.

III. resulta em contatos oclusais excessivos sobre os dentes anteriores durante o fechamento.

IV. decorre do deslocamento vestibular dos dentes anteriores inferiores.

É correto o que consta APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1002612 | Odontologia, Odontologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

A mordida aberta é uma condição de maloclusão que pode afetar a função mastigatória e a estética facial. Ela pode ser classificada em diferentes tipos, dependendo da região da boca afetada e da sua gravidade. Com base nesse contexto, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A mordida aberta é caracterizada pelo contato excessivo entre os dentes superiores e inferiores, resultando em um encaixe profundo entre as arcadas dentárias.

II. A mordida aberta lateral é uma maloclusão mais comum que a mordida aberta anterior, comumente relacionada ao posicionamento incorreto da língua durante a deglutição.

III. A mordida aberta pode ser classificada como anterior ou lateral, sendo a anterior caracterizada pela ausência de contato entre os dentes superiores e inferiores na região dos incisivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1008409 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 54 anos, não tabagista, foi examinada pela equipe de Odontologia em uma campanha de prevenção ao câncer bucal.
Ao exame intraoral, foram observadas múltiplas lesões brancas, difusas e corrugadas na mucosa jugal e na língua, além de um espessamento extenso e alterações fissuradas na língua.
Assinale a opção que apresenta a leucoplasia cujo aspecto condiz mais especificamente com o das características clínicas das lesões citadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q908445 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Odontologia, TCEPA, FGV, 2024

De acordo com a Lei no 8.080/90, a telessaúde abrange a prestação remota de serviços relacionados a todas as profissões da área da saúde regulamentadas pelos órgãos competentes do Poder Executivo federal
Os princípios aos quais a telessaúde deve obedecer incluem os elencados nas opções a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q968782 | Odontologia, Patologias Endodônticas Diagnóstico e Tratamento, Odontologia, TRERR, FCC

O cirurgião-dentista de uma unidade de saúde recebeu um usuário que, referiu sensação de dente crescido, com dor localizada e permanente. Ao teste de palpação apical no referido dente, o usuário relatou sensibilidade. Os testes térmicos indicaram ausência de resposta ao frio e ao calor. Tais sintomas são compatíveis com a hipótese diagnóstica de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q960971 | Odontologia, Microbiologia na Odontologia PréClínica, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A agressão aos tecidos perirradiculares pode resultar de uma ação direta ou indireta dos micro-organismos. O dano aos tecidos causados diretamente por bactérias é dependente de seus fatores de virulência. Esses fatores incluem enzimas, produtos metabólicos e exotoxinas. Qual dos fatores de virulência relacionados é uma enzima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1008418 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Os tumores odontogênicos são neoplasias que se desenvolvem exclusivamente nos ossos gnáticos, originando-se dos tecidos odontogênicos por proliferação de tecido epitelial, mesenquimal ou ambos.
As opções a seguir apresentam, de acordo com a classificação da OMS (2017), exemplos de tumores odontogênicos benignos de origem epitelial, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1006115 | Odontologia, Traumatismos Dentários, Odontologia, TRT 7 Região CE, CESPE CEBRASPE, 2017

Adolescente de quinze anos de idade compareceu à clínica odontológica após levar uma cotovelada na boca em um jogo de basquete queixando-se de que o dente da frente estava mole. No exame clínico, constatou-se que o dente apresentava sensibilidade ao toque, mobilidade aumentada, sem deslocamento e resposta negativa ao teste de vitalidade pulpar. Observou-se um pequeno sangramento no sulco gengival. No exame radiográfico não foi encontrada nenhuma alteração.

Nesse caso clínico, os sinais e sintomas descritos caracterizam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q960964 | Odontologia, Manifestação Oral das Doenças Sistêmicas, Odontologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

As hepatites virais são doenças hepáticas infecciosas relativamente comuns, sendo de risco elevado para profissionais de saúde. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O vírus da hepatite A é um vírus DNA da família Picornaviridae.

II. O período de incubação da hepatite B varia entre 30 e 180 dias.

III. A cronificação da hepatite C ocorre em apenas 15% dos casos.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1008410 | Odontologia, Lesões da Mucosa Oral, Odontologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente com 55 anos, surfista, procura o serviço de Odontologia com queixa de lesão em lábio inferior que não cicatriza. Paciente apresenta pele clara e relata exposição prolongada ao sol, diariamente.
Ao exame clínico, nota-se o apagamento da interface entre a mucosa do vermelhão e a pele do lábio e uma pequena ulceração. Ao exame histopatológico, observa-se hiperceratose e atrofia epitelial com marcante elastose solar subjacente.
Assinale a opção que indica o nome da desordem oral potencialmente maligna descrita no caso clínico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.