Questões de Concursos: Oficial Administrativo de Patrimônio

Prepare-se para a prova com questões de Oficial Administrativo de Patrimônio de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q917854 | Administração de Materiais, Classificação dos Bens Patrimoniais, Oficial Administrativo de Patrimônio, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

No que tange ao patrimônio público, em relação aos bens móveis e imóveis é correto afirmar, exceto:

22 Q917862 | Administração de Materiais, Inventários, Oficial Administrativo de Patrimônio, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

No que tange à periodicidade e à organização do inventário anual, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.

I – É preciso realizar um planejamento, ou seja, definir um cronograma, especificando as datas para cada etapa do inventário, como inspeção física, análise documental e ajustes no sistema.
II – A realização do inventário anual é geralmente obrigatória em órgãos públicos, conforme regulamentações e legislações aplicáveis.
III – A desvantagem da organização do inventário anual refere-se ao fato de não prevenir perdas, uma vez que não se identifica bens ociosos ou inservíveis, por exemplo.

23 Q917865 | Administração de Materiais, Baixa e Alienação, Oficial Administrativo de Patrimônio, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

No que tange ao encaminhamento de bens ao Poder Executivo para alienação ou descarte é correto afirmar, exceto:

25 Q917872 | Administração de Materiais, Administração dos Almoxarifados, Oficial Administrativo de Patrimônio, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

Acerca das estratégias de manutenção preventiva e corretiva dos bens patrimoniais, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) A manutenção corretiva é proativa e programada.
( ) Manter os bens em bom estado de conservação é fundamental para prolongar sua vida útil e evitar depreciações desnecessárias.
( ) A vantagem das estratégias na manutenção corretiva é que se tem aumento da vida útil dos bens, redução de falhas inesperadas e custos com reparos.
( ) A manutenção preventiva tem como objetivo evitar falhas antes que elas ocorram, realizando inspeções periódicas e ações planejadas.

26 Q917849 | Noções de Informática, Windows, Oficial Administrativo de Patrimônio, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

No sistema operacional Windows, há restrições específicas quanto ao uso de certos caracteres ao nomear pastas. Com base nisso, assinale a alternativa que indica o caractere que não pode ser utilizado para nomear uma pasta:

27 Q917857 | Administração de Materiais, Transferência, Oficial Administrativo de Patrimônio, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

O processo que visa assegurar a correta alocação e rastreamento dos bens dentro de uma organização, mantendo a integridade e a transparência na gestão patrimonial é definido como:

28 Q917870 | Direito Administrativo, Princípios, Oficial Administrativo de Patrimônio, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

No que tange ao princípio da eficiência é correto afirmar que:

29 Q917835 | Português, Coesão e coerência, Oficial Administrativo de Patrimônio, Câmara de Santana de Parnaíba SP, Avança SP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder à questão.



Paris acorda



O homem se rende ao cansaço dos seus excessos, deita às sete da noite e dorme como um lago ou como uma criança. Havia o que andar pela noite, mas os seus olhos pisados lhe fazem o grande apoio da fadiga. Como estão envelhecendo depressa, estes olhos! E como já foram ávidos e ansiosos! Agora, uma pálpebra caiu sobre a outra e, sob a sombra dos cílios, vieram sonhos feitos de saudade e pequenos cuidados. Não é possível uma evasão e um esquecimento, porque o que antes foi feito jamais deixará de ser, ao longo do sono, uma preocupação de amor e de medo.


E esse homem se desperta, às seis da manhã, com o dia frio entrando pela janela. Não tem cigarros e seria esplêndido tomar uma xícara de café com leite. A rua está mais ou menos vazia, com a exceção dos pombos que beliscam o asfalto e das mulheres encapotadas que saem dos subterrâneos. Note-se a grande tranquilidade dos pombos e o certo ar de saciedade nos olhos das mulheres. É assim que Paris acorda: pombos serenos e mulheres nem sempre.


O homem simplesmente passa. Num café da rua Marbeuf, quase esquina dos Champs-Élysées, uma moça de olhos e nariz parecidos com os de outra o espia de enviés. Primeiro, com alguma curiosidade. Depois, com um pouco de inesperada ternura. Para esse tímido, que mastiga o seu croissant, seria bom falar-lhe, dizer uma palavra qualquer de gratidão e agrado. Sairiam os dois, talvez, pelas calçadas dos Champs-Élysées e talvez fosse belo o que eles se dissessem. Mas aqueles olhos e aquele nariz se pareciam tanto com os da outra que, como a outra, talvez ela fosse natural de coração frio.


O homem, então, pesou o mal e o bem que lhe podiam vir e, como era um rebelde, preferiu ficar sozinho, com a sua dor e o seu café au lait. Paris acordava e nada tinha a ver com isso.



MARIA, A. Paris acorda. In: TAUIL, G. (Org.) Vento vadio: as crônicas de Antônio Maria. Todavia, 2021, p.141-142. Disponível em

<https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/16319/paris-acorda>.

A referenciação anafórica ocorre por meio de um pronome demonstrativo apenas em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.