Questões de Concursos: Oficial do Ministério Público

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11 Q703959 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 4
Assim que toca o sinal indicando o fim das aulas, um grupo de
alunos sai correndo das salas. Eles não estão com pressa de ir
embora, como seria de se esperar após nove horas e meia de
atividade escolar, mas para ir ao pátio, onde vão ensaiar para a
fanfarra ou treinar handebol.
Em um colégio onde 30% dos alunos repetiam ou abandonavam
os estudos, houve um receio inicial em aumentar o tempo de
classe, com o período integral. A solução surpreendeu, fez
aumentar o interesse dos jovens pelos estudos e melhorou os
indicadores educacionais da unidade.
O segundo parágrafo do texto 4 desempenha um conjunto de papéis; o que é inadequado ao texto é: 

12 Q705841 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Em todas as palavras abaixo há elementos formais sublinhados que são de enorme uso em nossa língua; o valor semântico desses elementos está corretamente exemplificado em:

13 Q704928 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Ler não é natural. Mesmo falar e conversar não são atos naturais, são culturais. Portanto, ninguém nasce sabendo falar, conversar, ler ou escrever. Nem aprende sozinho. São habilidades e conhecimentos que precisam ser transmitidos e ensinados. A linguagem articulada não é um fenômeno da natureza, é da cultura. Vem do grupo social, ou seja, se ninguém ensinar, não se aprende. 
A frase abaixo que NÃO mostra ligação temática com esse segmento textual da escritora Ana Maria Machado é: 

14 Q703793 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 2
O professor tenta exaustivamente explicar o conteúdo seguidas
vezes, muda o ponto de vista, muda o esquema exposto na lousa,
exemplifica de duas, três, quatro formas diferentes. A cada pausa,
chama atenção de diferentes grupos de alunos, que insistem em
não prestar atenção. (....) Já transpirando e quase rouco de tanto
aumentar o tom de voz, o professor chama a atenção de um
aluno que ri alto.
—Fica de boa, profe. Depois eu vejo isso aí no YouTube. 
— Fica de boa, profe. Depois eu vejo isso aí no YouTube. A característica que NÃO está presente nessa frase dita pelo aluno do texto 2 é:

15 Q703316 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 4
Assim que toca o sinal indicando o fim das aulas, um grupo de
alunos sai correndo das salas. Eles não estão com pressa de ir
embora, como seria de se esperar após nove horas e meia de
atividade escolar, mas para ir ao pátio, onde vão ensaiar para a
fanfarra ou treinar handebol.
Em um colégio onde 30% dos alunos repetiam ou abandonavam
os estudos, houve um receio inicial em aumentar o tempo de
classe, com o período integral. A solução surpreendeu, fez
aumentar o interesse dos jovens pelos estudos e melhorou os
indicadores educacionais da unidade.
No texto 4, o segundo período do primeiro parágrafo, em relação ao período anterior, mostra: 

16 Q704005 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Todo cidadão, numa sociedade democrática, tem o direito às mesmas oportunidades. Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado no baile. (Ana Maria Machado) Nesse fragmento textual, critica-se sobretudo: 

17 Q705245 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

No terreno da educação, são muito comuns as figuras de linguagem que envolvem alimentação; a frase abaixo em que isso NÃO ocorre é: 

18 Q706368 | Direito Processual Civil, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

No que se refere às regras de competência adotadas pelo CPC/15, é correto afirmar que:

19 Q704892 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

O norte-americano Alvin Toffler escreveu certa vez: O analfabeto do século XXI não será aquele que não conseguiu ler ou escrever, mas aquele que não puder aprender, desaprender e, por fim, aprender de novo. Sobre a estruturação e significação desse pequeno texto, é correto afirmar que: 

20 Q700492 | Português, Interpretação Textual, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Texto associado.
Texto 5
“No Paquistão, quando sou proibida de ir à escola, compreendo o
quão importante é a educação. A educação é o poder das
mulheres. (....) Nós percebemos a importância de nossa voz
quando somos silenciados”. É assim que a pequena notável
enxerga o horizonte e – por meio das novas tecnologias – pôde
fazer ecoar sua voz.
Educação é um ato político, e se é na sociedade (seja física ou
digital) o nascedouro de faíscas de perspectivas para um mundo
mais igualitário, a escola deve ser o seu maior berçário.
Empoderamento educacional, Ivan Aguirra
No texto 5 são utilizados alguns meios linguísticos com função específica; o item abaixo em que os exemplos citados NÃO correspondem ao elemento destacado é:
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