Questões de Concursos: Orientador Pedagógico Prepare-se para a prova com questões de Orientador Pedagógico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Orientador Pedagógico Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q321007 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusMizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural: a) educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos, como meio de superação das contradições sociais. b) o ensino dos fatos é substituído pelo ensino de relação, pela proposição de problemas. c) o ensino é centrado na pessoa; a atitude básica do professor é a de confiança e respeito ao aluno. d) os alunos recebem uma variedade e quantidade de noções, conceitos e informações. e) os elementos a serem considerados no processo de ensino são: aluno, objetivo e um plano para alcançar o objetivo proposto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q327731 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELODiversos autores têm identificado basicamente três tipos de atitudes necessárias ao ensino reflexivo. Além da mentalidade aberta, temos: a) Sensibilidade e sensatez. b) Disciplina e alegria. c) Emotividade e seriedade. d) Responsabilidade e entusiasmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 13 Q322494 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusPara as afirmativas abaixo escreva V(verdadeiro) e F(falso) e em seguida marque a sequência correta: ( ) Os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais. ( ) As instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais. ( ) Os sistemas pedagógicos mudam, quando mudam as relações de poder entre os seus membros. ( ) As instituições educacionais não refletem as características do sistema social. ( ) As ações dos professores são muitas vezes influenciadas pelas correntes políticas vigentes. A sequência correta é: a) F. V. V. F. V. b) V. F. V. F. V. c) V. V. F. F. V. d) F. F. V. F. F. e) Todas são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q320764 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOA lei determina que a jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo: a) Três horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos duas horas semanais extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc. b) Três horas e meia de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos mais quatro horas mensais em atividades extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc. c) Quatro horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula. d) Cinco horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 15 Q426260 | Direito Constitucional, Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCEA Constituição de 1988 estabelece: a) o ensino pré-vocacional e o profissional para as classes menos favorecidas; b) o primeiro Plano Nacional de Educação idealizado pelos pioneiros da nova escola; c) a educação como um direito público subjetivo; d) a obrigatoriedade e gratuidade do ensino dos 7 aos 14 anos; e) o ensino fundamental com o mínimo de oito anos letivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q324048 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOQual das alternativas abaixo não pode ser considerado objetivo dos Temas Transversais: a) Conhecimento de fatos e situações marcantes da realidade brasileira, de informações e práticas que lhe possibilitem participar ativa e construtivamente dessa sociedade. b) Tornar os alunos capazes de eleger critérios de ação pautados na justiça. c) Criar formas de atuação, não violentas, nas diferentes situações da vida. d) Preservar o aluno de um maior aprofundamento nas questões polêmicas e urgentes da vida social, a fim de preservá-lo enquanto ele vai solidificando seu senso crítico na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 17 Q325642 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCEA Educação de Jovens e Adultos, como modalidade da educação básica, tem as funções de: a) equalizar, finalizar e qualificar; b) reparar, equalizar e qualificar; c) continuar, qualificar e equalizar; d) continuar, terminar e qualificar; e) reparar, qualificar e continuar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q323070 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusNumere cada abordagem de aprendizagem a sua característica. A seguir marque a alternativa correta: 1 – Ambientalista 2 – Inatista 3 – Interacionista ( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente. ( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas. ( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam. ( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana. ( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos. A afirmativa correta é: a) 1, 1, 2, 2, 3. b) 3, 3, 1, 1, 2. c) 1, 2, 1, 3, 1. d) 2, 3, 2, 1, 3. e) 3, 2, 3, 1, 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 19 Q324879 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusOs Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o tratamento dos conteúdos em três grandes categorias, abaixo especificadas. Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª. Indique em seguida a alternativa correta: 1ª coluna (1)Conceituais. (2)Atitudinais. (3)Procedimentais. 2ª coluna ( ) Aprender/responder com êxito a sua tarefa. ( ) Aprendizagem de conceitos, fatos e informações significativas. ( ) Expressam um saber fazer atribuindo significados as tarefas executadas. ( ) Construção ativa das capacidades intelectuais. ( ) Aprendizagem de valores, regras, normas essenciais a uma convivência saudável. A sequência correta é: a) 1,2,3,1,2. b) 2,3,1,2,1. c) 1,1,2,2,3 d) 3,1,3,1,2. e) 2,2,3,3,1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 20 Q320021 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETROUma determinada escola da rede pública de ensino, a partir da Escala de Desempenho de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), atingiu o nível 3 de desempenho dos alunos em leitura, sendo que são 9 os níveis associados a esse índice e as provas avaliam o sistema de ensino, e não os alunos. A equipe gestora verificou quais competências estavam relacionadas ao nível atingido e interveio de modo que os professores se atentassem aos conteúdos que precisavam ser melhor desenvolvidos. Sobre o SAEB é possível afirmar que a) é composto por duas avaliações complementares: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), realizadas a cada dois anos; a primeira envolve alunos matriculados no 5º e no 9º anos do Ensino Fundamental, e no 3º ano do Ensino Médio. A segunda, a ANRESC, envolve apenas o Ensino Fundamental (5º e 9º anos). b) avalia a qualidade da Educação da rede pública do País, não sendo atrelado às escolas privadas. c) não inclui as escolas realizadas na área rural devido à longa distância e também não envolve o Ensino Médio. d) envolve apenas a área de Língua Portuguesa e está relacionado às escolas que possuem ao menos 200 alunos matriculados em cada uma das séries avaliadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
11 Q321007 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusMizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural: a) educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos, como meio de superação das contradições sociais. b) o ensino dos fatos é substituído pelo ensino de relação, pela proposição de problemas. c) o ensino é centrado na pessoa; a atitude básica do professor é a de confiança e respeito ao aluno. d) os alunos recebem uma variedade e quantidade de noções, conceitos e informações. e) os elementos a serem considerados no processo de ensino são: aluno, objetivo e um plano para alcançar o objetivo proposto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q327731 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELODiversos autores têm identificado basicamente três tipos de atitudes necessárias ao ensino reflexivo. Além da mentalidade aberta, temos: a) Sensibilidade e sensatez. b) Disciplina e alegria. c) Emotividade e seriedade. d) Responsabilidade e entusiasmo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
13 Q322494 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusPara as afirmativas abaixo escreva V(verdadeiro) e F(falso) e em seguida marque a sequência correta: ( ) Os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais. ( ) As instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais. ( ) Os sistemas pedagógicos mudam, quando mudam as relações de poder entre os seus membros. ( ) As instituições educacionais não refletem as características do sistema social. ( ) As ações dos professores são muitas vezes influenciadas pelas correntes políticas vigentes. A sequência correta é: a) F. V. V. F. V. b) V. F. V. F. V. c) V. V. F. F. V. d) F. F. V. F. F. e) Todas são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q320764 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOA lei determina que a jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo: a) Três horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos duas horas semanais extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc. b) Três horas e meia de trabalho efetivo em sala de aula e pelo menos mais quatro horas mensais em atividades extras fora da sala de aula, como projetos, excursões educativas etc. c) Quatro horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula. d) Cinco horas diárias de trabalho efetivo em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
15 Q426260 | Direito Constitucional, Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCEA Constituição de 1988 estabelece: a) o ensino pré-vocacional e o profissional para as classes menos favorecidas; b) o primeiro Plano Nacional de Educação idealizado pelos pioneiros da nova escola; c) a educação como um direito público subjetivo; d) a obrigatoriedade e gratuidade do ensino dos 7 aos 14 anos; e) o ensino fundamental com o mínimo de oito anos letivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q324048 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOQual das alternativas abaixo não pode ser considerado objetivo dos Temas Transversais: a) Conhecimento de fatos e situações marcantes da realidade brasileira, de informações e práticas que lhe possibilitem participar ativa e construtivamente dessa sociedade. b) Tornar os alunos capazes de eleger critérios de ação pautados na justiça. c) Criar formas de atuação, não violentas, nas diferentes situações da vida. d) Preservar o aluno de um maior aprofundamento nas questões polêmicas e urgentes da vida social, a fim de preservá-lo enquanto ele vai solidificando seu senso crítico na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
17 Q325642 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCEA Educação de Jovens e Adultos, como modalidade da educação básica, tem as funções de: a) equalizar, finalizar e qualificar; b) reparar, equalizar e qualificar; c) continuar, qualificar e equalizar; d) continuar, terminar e qualificar; e) reparar, qualificar e continuar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q323070 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusNumere cada abordagem de aprendizagem a sua característica. A seguir marque a alternativa correta: 1 – Ambientalista 2 – Inatista 3 – Interacionista ( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente. ( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas. ( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam. ( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana. ( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos. A afirmativa correta é: a) 1, 1, 2, 2, 3. b) 3, 3, 1, 1, 2. c) 1, 2, 1, 3, 1. d) 2, 3, 2, 1, 3. e) 3, 2, 3, 1, 2. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
19 Q324879 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusOs Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o tratamento dos conteúdos em três grandes categorias, abaixo especificadas. Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª. Indique em seguida a alternativa correta: 1ª coluna (1)Conceituais. (2)Atitudinais. (3)Procedimentais. 2ª coluna ( ) Aprender/responder com êxito a sua tarefa. ( ) Aprendizagem de conceitos, fatos e informações significativas. ( ) Expressam um saber fazer atribuindo significados as tarefas executadas. ( ) Construção ativa das capacidades intelectuais. ( ) Aprendizagem de valores, regras, normas essenciais a uma convivência saudável. A sequência correta é: a) 1,2,3,1,2. b) 2,3,1,2,1. c) 1,1,2,2,3 d) 3,1,3,1,2. e) 2,2,3,3,1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
20 Q320021 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETROUma determinada escola da rede pública de ensino, a partir da Escala de Desempenho de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), atingiu o nível 3 de desempenho dos alunos em leitura, sendo que são 9 os níveis associados a esse índice e as provas avaliam o sistema de ensino, e não os alunos. A equipe gestora verificou quais competências estavam relacionadas ao nível atingido e interveio de modo que os professores se atentassem aos conteúdos que precisavam ser melhor desenvolvidos. Sobre o SAEB é possível afirmar que a) é composto por duas avaliações complementares: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), realizadas a cada dois anos; a primeira envolve alunos matriculados no 5º e no 9º anos do Ensino Fundamental, e no 3º ano do Ensino Médio. A segunda, a ANRESC, envolve apenas o Ensino Fundamental (5º e 9º anos). b) avalia a qualidade da Educação da rede pública do País, não sendo atrelado às escolas privadas. c) não inclui as escolas realizadas na área rural devido à longa distância e também não envolve o Ensino Médio. d) envolve apenas a área de Língua Portuguesa e está relacionado às escolas que possuem ao menos 200 alunos matriculados em cada uma das séries avaliadas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro