Questões de Concursos Públicos: Orientador Pedagógico

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11 Q327731 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Diversos autores têm identificado basicamente três tipos de atitudes necessárias ao ensino reflexivo. Além da mentalidade aberta, temos:

12 Q321007 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Mizukami (1997) apresenta cinco concepções a respeito do ensinar e aprender. Marque a alternativa que apresenta característica da concepção sócio-cultural:

13 Q322494 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Para as afirmativas abaixo escreva V(verdadeiro) e F(falso) e em seguida marque a sequência correta:

( ) Os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais.

( ) As instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais.

( ) Os sistemas pedagógicos mudam, quando mudam as relações de poder entre os seus membros.

( ) As instituições educacionais não refletem as características do sistema social.

( ) As ações dos professores são muitas vezes influenciadas pelas correntes políticas vigentes.

A sequência correta é:

14 Q320764 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A lei determina que a jornada escolar no ensino fundamental deve ser de, no mínimo:

15 Q324048 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Qual das alternativas abaixo não pode ser considerado objetivo dos Temas Transversais:

16 Q325642 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

A Educação de Jovens e Adultos, como modalidade da educação básica, tem as funções de:

17 Q426260 | Direito Constitucional, Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

A Constituição de 1988 estabelece:

18 Q323070 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Numere cada abordagem de aprendizagem a sua característica. A seguir marque a alternativa correta:

1 – Ambientalista

2 – Inatista

3 – Interacionista

( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.

( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.

( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.

( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.

( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.

A afirmativa correta é:

19 Q324879 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o tratamento dos conteúdos em três grandes categorias, abaixo especificadas. Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª. Indique em seguida a alternativa correta:

1ª coluna

(1)Conceituais.

(2)Atitudinais.

(3)Procedimentais.

2ª coluna

( ) Aprender/responder com êxito a sua tarefa.

( ) Aprendizagem de conceitos, fatos e informações significativas.

 ( ) Expressam um saber fazer atribuindo significados as tarefas executadas.

( ) Construção ativa das capacidades intelectuais.

( ) Aprendizagem de valores, regras, normas essenciais a uma convivência saudável.

A sequência correta é:

20 Q320021 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma determinada escola da rede pública de ensino, a partir da Escala de Desempenho de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), atingiu o nível 3 de desempenho dos alunos em leitura, sendo que são 9 os níveis associados a esse índice e as provas avaliam o sistema de ensino, e não os alunos. A equipe gestora verificou quais competências estavam relacionadas ao nível atingido e interveio de modo que os professores se atentassem aos conteúdos que precisavam ser melhor desenvolvidos. Sobre o SAEB é possível afirmar que