Questões de Concursos: Orientador Pedagógico Prepare-se para a prova com questões de Orientador Pedagógico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Orientador Pedagógico Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 121 Q325806 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusEm geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é: a) valorizar demasiadamente o espírito de competição. b) a prova é a única técnica avaliativa, porque permite verificar o nível de aprendizagem do aluno. c) prática que acompanha todo o processo de aprendizagem do aluno. d) as provas são prejudiciais ao desenvolvimento do aluno. e) privilegia os aspectos quantitativos sobre os qualitativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 122 Q326746 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETROHouve, em 1995, em Campinas, a criação e a aprovação, pela Câmara, do Conselho Municipal de Educação. A orientadora pedagógica de uma escola pública teve interesse em saber qual a composição, as atribuições e funcionamento desse Conselho. Ela pesquisou no site da Prefeitura Municipal de Campinas e notou que são órgãos do Conselho a) Plenário, Consultoria Técnica e Órgãos Auxiliares. b) Presidência e Comissões. c) Secretaria Estadual de Educação e Governo Federal. d) Plenário, Presidência, Comissões e Órgãos Auxiliares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 123 Q325285 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusA aplicação dos termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são comumente usados no meio educacional. Classifique os conceitos na ( 2ª coluna) de acordo com o termo destacado na (1ª coluna). Marque em seguida a sequência correta: 1ª Coluna 1 – Interdisciplinaridade. 2 – Transdisciplinaridade. 2ª Coluna ( ) Busca superar o conceito de disciplina. ( ) Os interesses próprios de cada disciplina são preservados. ( ) Há comunicação entre campos do saber, possibilitando a interação do conhecimento. ( ) Etapa superior de integração, não existe fronteira entre as disciplinas. ( ) Adota uma perspectiva teórica-metodológica comum para todas as disciplinas envolvidas. Está correta a sequência: a) 2, 2, 1, 1, 1. b) 1, 1, 2, 2, 2. c) 2, 1, 1, 1, 2. d) 2, 1, 2, 1, 1. e) 2, 1, 1, 2, 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 124 Q328406 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETROUma profissional atuará na rede municipal de ensino como orientadora pedagógica e sabe que, de acordo com o Estatuto do Magistério Público, há algumas distinções entre as modalidades de ensino. Cada escola municipal de Campinas conta um diretor, pode contar com vice-diretor e com a assessoria de um orientador pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que o orientador pedagógico que atuar a) na Educação Infantil e na Educação Especial poderá atender até três Unidades Educacionais. b) no 1º grau assessorará uma Unidade Educacional ou duas Unidades Educacionais, neste caso com limite total máximo de 30 classes. c) na Educação Infantil poderá assessorar apenas uma escola, com no máximo 20 turmas. d) na Educação de jovens e adultos deverá aguardar dois anos para alterar sua escola-sede, sendo proibido a ele atuar na Educação Especial, por não ter formação específica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 125 Q319891 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETROEm uma determinada escola pública, a equipe gestora sempre retoma as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica para instituir o currículo, repensá-lo e readaptá-lo, se for o caso. De acordo com a legislação vigente que trata sobre a parte comum e a parte diversificada que devem integrar a organização curricular, é correto afirmar que a) a base nacional comum e a parte diversificada são blocos distintos, com disciplinas específicas para cada uma das partes. b) o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna não constitui a parte diversificada do currículo. c) Língua Portuguesa, Matemática, conhecimentos do mundo físico, natural, da realidade social e política, especialmente do Brasil, incluindo o estudo da História e das culturas Afro-Brasileira e Indígena, Arte, Educação Física e Ensino Religioso constituem a base nacional comum. d) não há a obrigatoriedade de incluir programas e projetos interdisciplinares na escola, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 126 Q320325 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusConsiderando a necessária formação do orientador pedagógico escolar, os benefícios de sua atuação profissional torna-se imprescindível: a) obter uma visão global da escola como uma organização social, cultural e humana. b) abster-se do conhecimento das práticas administrativas. c) evitar o envolvimento com alunos e seus familiares. d) manter-se afastado Conselho Escolar. e) dificultar a articulação escola-comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 127 Q817995 | Legislação Federal, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusA afirmativa correta que melhor explica a lei nº 12.244/10 é: a) universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. b) instalação dos laboratórios de informática e das bibliotecas nas instituições de ensino do pais. c) somente à instalação de laboratórios de informática. d) instalação de bibliotecas em todas as escolas do sistema estadual de ensino. e) N.D.A Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 128 Q323201 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETROEm uma escola pública, o currículo está sendo revisto de modo a atender a diversidade de alunos matriculados desde o ano anterior. Há crianças com deficiências inseridas nas turmas regulares, alunos que ficaram afastados da escola por mais de um ano, alunos que vieram de outros estados brasileiros, crianças cujos pais não são alfabetizados e não têm condições de ajudá-los nas tarefas de casa, entre outros. Considerando esta situação, assinale a alternativa que apresenta as características imprescindíveis para um adequado currículo. a) Currículo multicultural que atenda a cada um, de modo particular, para que as pessoas compartilhem seus próprios saberes das diversas áreas do conhecimento. b) Currículo democrático que vise à humanização de todos e favoreça o contato com instrumentos, materiais e conhecimentos que não estejam acessíveis às pessoas. c) Currículo tradicionalmente instituído e que possa ser generalizado em diversas realidades brasileiras. d) Currículo que transmita noções de conhecimentos que serão utilizados futuramente na localidade em que o aluno vive. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 129 Q328552 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOFaz-se necessário que a tarefa do professor seja tornar o barulho, a agitação, a movimentação catalisadores do ato de conhecer. Assim: a) A indisciplina sucumbirá. b) A indisciplina pode tornar-se, paradoxalmente um movimento organizado, se estruturado em torno de determinadas idéias, conceitos, proposições formais. c) O professor poderá perceber que a indisciplina, o caos, podem ser elementos criadores. d) O professor poderá levar seus alunos a meditação e reflexão, molas propulsoras da pacificação do ambiente escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 130 Q328620 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusAs alternativas abaixo tratam das fases de desenvolvimento cognitivo do indivíduo, segundo Piaget. Indique a sequência correta destas fases: a) período sensório-motor, operações formais, operações concretas. b) pré-operatório, período sensório-motor, operações formais. c) operações formais, operações concretas, período sensório-motor. d) pré-operatório, operações concretas, sensório-motor. e) N. D. A. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
121 Q325806 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusEm geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é: a) valorizar demasiadamente o espírito de competição. b) a prova é a única técnica avaliativa, porque permite verificar o nível de aprendizagem do aluno. c) prática que acompanha todo o processo de aprendizagem do aluno. d) as provas são prejudiciais ao desenvolvimento do aluno. e) privilegia os aspectos quantitativos sobre os qualitativos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
122 Q326746 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETROHouve, em 1995, em Campinas, a criação e a aprovação, pela Câmara, do Conselho Municipal de Educação. A orientadora pedagógica de uma escola pública teve interesse em saber qual a composição, as atribuições e funcionamento desse Conselho. Ela pesquisou no site da Prefeitura Municipal de Campinas e notou que são órgãos do Conselho a) Plenário, Consultoria Técnica e Órgãos Auxiliares. b) Presidência e Comissões. c) Secretaria Estadual de Educação e Governo Federal. d) Plenário, Presidência, Comissões e Órgãos Auxiliares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
123 Q325285 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusA aplicação dos termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são comumente usados no meio educacional. Classifique os conceitos na ( 2ª coluna) de acordo com o termo destacado na (1ª coluna). Marque em seguida a sequência correta: 1ª Coluna 1 – Interdisciplinaridade. 2 – Transdisciplinaridade. 2ª Coluna ( ) Busca superar o conceito de disciplina. ( ) Os interesses próprios de cada disciplina são preservados. ( ) Há comunicação entre campos do saber, possibilitando a interação do conhecimento. ( ) Etapa superior de integração, não existe fronteira entre as disciplinas. ( ) Adota uma perspectiva teórica-metodológica comum para todas as disciplinas envolvidas. Está correta a sequência: a) 2, 2, 1, 1, 1. b) 1, 1, 2, 2, 2. c) 2, 1, 1, 1, 2. d) 2, 1, 2, 1, 1. e) 2, 1, 1, 2, 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
124 Q328406 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETROUma profissional atuará na rede municipal de ensino como orientadora pedagógica e sabe que, de acordo com o Estatuto do Magistério Público, há algumas distinções entre as modalidades de ensino. Cada escola municipal de Campinas conta um diretor, pode contar com vice-diretor e com a assessoria de um orientador pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que o orientador pedagógico que atuar a) na Educação Infantil e na Educação Especial poderá atender até três Unidades Educacionais. b) no 1º grau assessorará uma Unidade Educacional ou duas Unidades Educacionais, neste caso com limite total máximo de 30 classes. c) na Educação Infantil poderá assessorar apenas uma escola, com no máximo 20 turmas. d) na Educação de jovens e adultos deverá aguardar dois anos para alterar sua escola-sede, sendo proibido a ele atuar na Educação Especial, por não ter formação específica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
125 Q319891 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETROEm uma determinada escola pública, a equipe gestora sempre retoma as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica para instituir o currículo, repensá-lo e readaptá-lo, se for o caso. De acordo com a legislação vigente que trata sobre a parte comum e a parte diversificada que devem integrar a organização curricular, é correto afirmar que a) a base nacional comum e a parte diversificada são blocos distintos, com disciplinas específicas para cada uma das partes. b) o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna não constitui a parte diversificada do currículo. c) Língua Portuguesa, Matemática, conhecimentos do mundo físico, natural, da realidade social e política, especialmente do Brasil, incluindo o estudo da História e das culturas Afro-Brasileira e Indígena, Arte, Educação Física e Ensino Religioso constituem a base nacional comum. d) não há a obrigatoriedade de incluir programas e projetos interdisciplinares na escola, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
126 Q320325 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusConsiderando a necessária formação do orientador pedagógico escolar, os benefícios de sua atuação profissional torna-se imprescindível: a) obter uma visão global da escola como uma organização social, cultural e humana. b) abster-se do conhecimento das práticas administrativas. c) evitar o envolvimento com alunos e seus familiares. d) manter-se afastado Conselho Escolar. e) dificultar a articulação escola-comunidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
127 Q817995 | Legislação Federal, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusA afirmativa correta que melhor explica a lei nº 12.244/10 é: a) universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. b) instalação dos laboratórios de informática e das bibliotecas nas instituições de ensino do pais. c) somente à instalação de laboratórios de informática. d) instalação de bibliotecas em todas as escolas do sistema estadual de ensino. e) N.D.A Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
128 Q323201 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETROEm uma escola pública, o currículo está sendo revisto de modo a atender a diversidade de alunos matriculados desde o ano anterior. Há crianças com deficiências inseridas nas turmas regulares, alunos que ficaram afastados da escola por mais de um ano, alunos que vieram de outros estados brasileiros, crianças cujos pais não são alfabetizados e não têm condições de ajudá-los nas tarefas de casa, entre outros. Considerando esta situação, assinale a alternativa que apresenta as características imprescindíveis para um adequado currículo. a) Currículo multicultural que atenda a cada um, de modo particular, para que as pessoas compartilhem seus próprios saberes das diversas áreas do conhecimento. b) Currículo democrático que vise à humanização de todos e favoreça o contato com instrumentos, materiais e conhecimentos que não estejam acessíveis às pessoas. c) Currículo tradicionalmente instituído e que possa ser generalizado em diversas realidades brasileiras. d) Currículo que transmita noções de conhecimentos que serão utilizados futuramente na localidade em que o aluno vive. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
129 Q328552 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELOFaz-se necessário que a tarefa do professor seja tornar o barulho, a agitação, a movimentação catalisadores do ato de conhecer. Assim: a) A indisciplina sucumbirá. b) A indisciplina pode tornar-se, paradoxalmente um movimento organizado, se estruturado em torno de determinadas idéias, conceitos, proposições formais. c) O professor poderá perceber que a indisciplina, o caos, podem ser elementos criadores. d) O professor poderá levar seus alunos a meditação e reflexão, molas propulsoras da pacificação do ambiente escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro
130 Q328620 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto LudusAs alternativas abaixo tratam das fases de desenvolvimento cognitivo do indivíduo, segundo Piaget. Indique a sequência correta destas fases: a) período sensório-motor, operações formais, operações concretas. b) pré-operatório, período sensório-motor, operações formais. c) operações formais, operações concretas, período sensório-motor. d) pré-operatório, operações concretas, sensório-motor. e) N. D. A. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro