Questões de Concursos: Orientador Pedagógico

Prepare-se para a prova com questões de Orientador Pedagógico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

141 Q320963 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma professora acaba de ingressar na rede pública municipal. A coordenadora e a orientadora pedagógica reuniram-se com ela para explicar-lhe algumas diretrizes curriculares que devem ser consideradas no desenvolvimento do trabalho em sala de aula. Por meio desta conversa, a professora ficou ciente de que o conceito de currículo envolve outros três. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta corretamente estes três conceitos.

142 Q327585 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Assinale a alternativa que não faz parte dos itens mencionados por Madalena Freire como ingredientes fundamentais no processo de formação:

143 Q321680 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A mãe de uma aluna resolveu tirar a menina da escola, pois não acredita na Educação e acha que pode ensinar em casa tudo o que a garota precisa saber para a vida. Em conversa com o orientador pedagógico da instituição, mudou de opinião. Ele explicou à mãe quais são as finalidades principais da Educação Básica, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A este respeito, assinale a alternativa que apresenta a(s) finalidade(s) da Educação Básica.

144 Q321184 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma orientadora pedagógica na rede pública. Em reunião de início de ano com os professores de uma escola para reestruturação curricular, explicitou aos presentes que o currículo deve basear-se em alguns aspectos importantes, considerando a perspectiva construtivista. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta todos os aspectos a serem ponderados na realização do projeto curricular.

145 Q898390 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O orientador pedagógico, ao realizar a supervisão e acompanhamento pedagógico, precisa considerar ações que incentivem o desenvolvimento profissional docente e a melhoria contínua das práticas pedagógicas. Em uma escola com baixo desempenho em avaliações externas, qual estratégia seria mais eficaz para promover o crescimento coletivo da equipe docente, considerando os princípios da supervisão participativa?

146 Q898382 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Segundo Émile Durkheim, qual é o principal papel da educação na sociedade?

147 Q898383 | Pedagogia, Concepções de mundo, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas abaixo que tratam sobre a Filosofia da Educação e a seguir aponte a alternativa CORRETA.

I. Sócrates acreditava na busca da verdade por meio do diálogo e da reflexão crítica.
II. John Locke considerava o ser humano como uma tábula rasa, influenciado pelas experiências.
III. Paulo Freire defendia que a educação deve ser um ato de transmissão de conhecimento, centralizado no professor.

148 Q898393 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O orientador pedagógico de uma escola observa um aumento nos conflitos entre alunos e professores, o que tem gerado um clima escolar tenso e prejudicado o processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de promover um ambiente escolar positivo e construir uma cultura de paz, qual estratégia se mostra mais alinhada aos princípios da gestão democrática e da resolução pacífica de conflitos?

149 Q898398 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A interdisciplinaridade e a transversalidade são abordagens que buscam integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão holística da educação. Qual das alternativas abaixo melhor exemplifica a aplicação dessas abordagens?

150 Q898397 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A educação para as relações de gênero e diversidade sexual desempenha um papel crucial na construção de uma escola justa, democrática e inclusiva, promovendo o respeito à diversidade e o combate a todas as formas de discriminação. Qual das seguintes ações reflete de forma mais completa e abrangente os princípios dessa educação?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.