Questões de Concursos: Orientador Pedagógico

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161 Q898387 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), quais são os principais objetivos da educação básica?

162 Q898391 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Considerando as práticas que contribuem para o desenvolvimento profissional docente e a criação de uma cultura de aprendizado contínuo, qual das alternativas abaixo melhor representa uma abordagem colaborativa para a formação continuada?

163 Q898395 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A adaptação curricular é uma prática essencial para garantir a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas. Analise as assertivas a seguir que tratam sobre adaptção curricular e em seguida aponte a alternativa CORRETA.

I. A adaptação curricular pode incluir mudanças nos objetivos de aprendizagem, estratégias de ensino e instrumentos de avaliação.

II. A adaptação deve ser feita de forma individualizada, respeitando as características e potencialidades de cada aluno.

III. A adaptação curricular é opcional e depende da autonomia do professor, não sendo obrigatória para todos os alunos com deficiência.

164 Q898385 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Analise as assertivas abaixo que tratam sobre o impacto do Renascimento na Educação e a seguir aponte a alternativa CORRETA.
I. Houve maior valorização das artes e das ciências em oposição ao ensino estritamente religioso.
II. O Renascimento marcou o início da universalização da educação para todas as classes sociais.
III. A educação renascentista buscava o desenvolvimento integral do ser humano, abrangendo corpo e mente, valorizando a educação física, artística e intelectual.
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