Questões de Concursos: Orientador Pedagógico

Prepare-se para a prova com questões de Orientador Pedagógico de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q326153 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A mãe de uma aluna é bastante atuante na escola em que sua filha estuda. Procura saber de tudo o que ocorre na escola, sugere em que aplicar a verba recebida, acompanha as parcerias estabelecidas com os governos Federal e Estadual e com empresas particulares e, mais do que isso, lê as leis municipais para compreender melhor a realidade educacional. Esta mãe leu recentemente que antes havia uma determinada quantia de pais que compunha o Conselho das Escolas Municipais e, a partir de alteração legal, o número de pais participantes foi modificado. Assinale a alternativa que aponta a quantidade correta de pais participantes do Conselho das Escolas Municipais, em 1992, e após a modificação da Lei realizada em 2004, respectivamente.

54 Q323980 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Hernandez e Ventura afirmam que a metodologia de projetos muito usada numa escola moderna deve apresentar os seguintes elementos:

55 Q324803 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O orientador escolar precisa entender aspectos teóricos que influenciam a educação brasileira. Neste sentido é correta a afirmativa:

56 Q324471 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

Uma das práticas pedagógicas modernas é o desenvolvimento da metodologia de projetos. Sobre este tema é correto afirmar:

57 Q320943 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Segundo os PCNs, qual a alternativa que não corresponde a um critério usado para definir os temas transversais:

58 Q327101 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Existe uma dicotomia estrutural instalada em muitas instituições escolares em relação ao enfrentamento do problema da indisciplina. Essa dicotomia consiste em:

59 Q322400 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Podemos estabelecer diferentes níveis e categorias quanto ao tipo de necessidades de formação assinaladas pelos professores. As necessidades relativas ao currículo dizem respeito:

60 Q326039 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na escola onde uma orientadora pedagógica atua, a maioria dos professores limita-se a transmitir informações, como se fosse o único detentor do conhecimento, e a corrigir atividades dos alunos. Por meio de conversas com o grupo de professores, a orientadora já mencionou que avaliar é mais do que realizar uma atividade burocrática ou mecânica, é acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos nas diversas áreas de aprendizagem. Sob esta perspectiva, para avaliar bem, é preciso partir da

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.