Questões de Concursos: Orientador Pedagógico

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81 Q321126 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Para conhecer mais acerca do currículo ao longo da história, a orientadora pedagógica de uma escola fez pesquisas a fim de aprender um pouco mais sobre o assunto e transmiti-lo aos professores, com a coordenadora pedagógica, durante uma reunião. Assim, sobre as transformações históricas do currículo no Brasil e no mundo, é correto afirmar que,

82 Q329073 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Carlos Nascimento Garcia, destaca Donald Schon como um dos autores que teve maior peso na difusão do conceito de reflexão. Seus livros contribuíram para popularizar e estender ao campo da formação de professores as teorias sobre a epistemologia da prática. Essa nova perspectiva de análise da profissão docente tem vindo a destacar a importância do estudo do:

83 Q321401 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

Sobre as ações do Orientador Pedagógico na escola, analise as afirmativas a seguir:

I - coordenar e controlar as ações educativas no âmbito da escola;
II - obedecer a uma estrutura vertical de poder;
III - ter uma prática articuladora, dinâmica e consciente de seu papel no processo educativo;
IV - manter um controle sistemático do que foi planejado pela direção da escola.

Estão corretas as afirmativas:

84 Q324436 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma garota de 9 anos era aluna em uma escola pública localizada na região Centro-Oeste do Brasil. Ela foi com a família para o interior de São Paulo e ficou 10 meses sem estudar, pois os pais dela não a matricularam em nenhuma escola. Além disso, a menina ajuda os pais na agricultura familiar, plantando, colhendo e comercializando hortifrutigranjeiros por cerca de 10 horas diárias, retornando exausta para casa, sem tempo para brincar. De acordo com a Constituição Federal do Brasil, assinale a alternativa que apresenta os diretos feridos neste caso.

85 Q328823 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

A primeira atitude necessária para um ensino reflexivo é a mentalidade aberta que pode ser definida como:

86 Q327598 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Na LDB não consta o termo "dependência", como possibilidade do aluno avançar na série realizando curso de dependência em disciplina em que não obteve êxito. A explicação para isso é:

87 Q325107 | Pedagogia, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Uma escola está desenvolvendo um projeto interdisciplinar com os alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental, proposto pela Orientadora Pedagógica, relacionado à dependência física e ao consumo de drogas. Os professores conversaram com os alunos e esclareceram a ele que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), vender, fornecer, ministrar ou entregar produtos às crianças ou aos adolescentes que causem dependência física ou psíquica é crime e pode levar à

88 Q806717 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

O art. 13, da LDB 9394/96, estabelece as atribuições do docente; uma das mais significativas é:

89 Q815201 | Legislação Federal, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Presidente Dutra MA, Instituto Ludus

A Lei nº 11.692/08, trata do PROJOVEM. Este programa destina-se:

90 Q724614 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Orientador Pedagógico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Na semana passada, a Universidade de Brasília iniciou processo para preenchimento de 20% de vagas para estudantes negros. A polêmica com relação aos critérios para o sistema de cotas iniciou-se desde que a primeira universidade do país adotou o sistema. Foi ela:

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